Sala Renée Gumiel recebe ensaio aberto da Cia Artesãos do Corpo | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página Inicial › Funarte › Todas as notíciasSala Renée Gumiel recebe ensaio aberto da Cia Artesãos do Corpo

Sala Renée Gumiel recebe ensaio aberto da Cia Artesãos do Corpo

Montagem dá continuidade à pesquisa da companhia sobre a busca e a perda de um lugar

Relacionado a: Dança, Teatro
Publicado em 10 de janeiro de 2019 Imprimir Aumentar fonte
Artesaos do corpo Foto divulgacao
Artesãos do corpo. Foto: divulgação.

No dia 18 de janeiro, sexta, às 16h, a Cia Artesãos do Corpo apresenta, na Sala Renée Gumiel do Complexo Cultural Funarte SP, o ensaio aberto de sua nova criação em dança-teatro, ainda sem título. A entrada é franca.

A companhia dá continuidade à sua pesquisa sobre a busca e a perda de um lugar, já empreendida em trabalhos anteriores. A montagem também aborda a espacialidade “Ma”, um elemento da cultura japonesa que remete ao intervalo espaço-tempo. Segundo a pesquisadora Michiko Okano, o termo ficou conhecido no Ocidente a partir de uma exposição realizada, em 1978, em Paris, pelo arquiteto Arata Isozaki, complementada por apresentações de teatro, cinema e dança. “Ma” pode ser compreendido como uma possibilidade que, ao se manifestar no mundo da existência, torna-se um fenômeno visível. Em relação ao corpo, o termo “Ma” também sugere a fronteira entre o movimento e o não-movimento, ou seja, um intervalo entre ações.

A Cia Artesãos do Corpo inspira-se, ainda, nas animações japonesas Ghost in the Shell e Innocence, do diretor Mamoru Oshii, e no universo da ficção cientifica, questionando os binarismos “humano-máquina”, “vida-morte” e “realidade-ficção”. A criação reflete sobre a suspensão do futuro e a extinção de horizontes possíveis em uma sociedade regida pelo controle, poder econômico, medo e excesso de trabalho. As cenas – que transitam entre dança, teatro e performance – buscam um retorno ao corpo sensível como um contraponto ao programado, serial e previsível, expandindo o conceito de redes para a dança e o movimento e levando ao palco possibilidades visíveis e invisíveis de conexão entre os intérpretes.

Sala Renée Gumiel – Complexo Cultural Funarte SP
(Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos)

Ensaio aberto: nova criação da Cia Artesãos do Corpo
Dia 18 de janeiro. Sexta, às 16h.
Entrada franca.
A bilheteria abre uma hora antes do espetáculo.
Duração: 65 minutos. Classificação etária: 16 anos.

Ficha técnica:
Direção: Mirtes Calheiros | Intérpretes: Dawn Fleming, Ederson Lopes, Elder Sereni, Fany Froberville, Gisele Ross, Hiro Okita, Leandro Antônio, Maira Yuri, Mirtes Calheiros e Rodrigo Caffer | Professora/orientadora: Michiko Okano | Artista Gráfico: Bruno Pucci | Design de luz: Carlos Gaucho | Pesquisa Musical: Marcelo Catelan | Registro em vídeo: Irmãos Guerra | Registro em Fotos: Fabio Pazzini | Produção e administração: Ederson Lopes

Mais informações:
(11) 3662-5177
(11) 3822-5671 (bilheteria – abre uma hora antes dos espetáculos)
funartesp@gmail.com