Projeto ‘Lusco Fusco’ tem atividades gratuitas para crianças e jovens de BH | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página Inicial › Funarte › Todas as notíciasProjeto ‘Lusco Fusco’ tem atividades gratuitas para crianças e jovens de BH

Projeto ‘Lusco Fusco’ tem atividades gratuitas para crianças e jovens de BH

Ocupação na Funarte MG oferece palestras, oficinas, cursos, apresentações e mostras, abrindo espaço ao protagonismo juvenil. O funk é o ritmo da vez

Relacionado a: Dança, Teatro
Publicado em 19 de dezembro de 2017 Imprimir Aumentar fonte
Disputa Nervosinha – Foto Mariana Rodrigues
Disputa Nervosinha – Foto Mariana Rodrigues

O projeto Lusco Fusco, que ocupa a Funarte MG até 29 de dezembro, alcança sua 6ª semana, com uma programação que inclui palestra, curso e uma apresentação que tem no funk o ritmo que vai comandar a competição de passinho entre dançarinos mirins. De quarta, 20 a sexta 21, as ações gratuitas abertas à população têm foco no protagonismo juvenil.

Na quarta, dia 20 de dezembro, às 16h, a palestra Arte-educomunicação: caminhos para a cidadania, ministrada por Edson Francisco, vai mostrar como a arte-educomunicação tem contribuído para os processos de cidadania de crianças e adolescentes em suas comunidades. Edson Francisco é artista, educador, produtor de culturas populares e ações socioambientais em Cumuruxatiba, distrito do município de Prado, na Bahia.

Na quinta, 21, das 14h às 17h30, será realizado o Curso de Carreira Artística e Empreendedorismo Cultural, dividido em dois módulos: Módulo 10 – Ferramentas Práticas para Empreendedores Culturais e Módulo 11 – Desenvolvendo um Empreendimento Cultural.

Também na quinta, dia 21, às 20h, a apresentação cultural Disputa Nervosinha vai reunir crianças na competição pelo título de melhor passista da noite. A Disputa Nervosinha é a versão para crianças da tradicional Disputa Nervosa, evento que mobiliza centenas de jovens através do funk. Nesta edição, o destaque entre os pequenos é o grupo Passistas Mirins, de Belo Horizonte. Através do passinho, versão oriunda do Rio de Janeiro que já ganhou adeptos de todas as idades em várias partes do país, os meninos, com muita atitude, se desafiam em um duelo amistoso de dança. Entre rabiscadas, espaguetes e cruzadas, o público terá um verdadeiro show de simpatia e irreverência com dançarinos que são pequenos no tamanho, mas gigantes no talento.

Na sexta, dia 22, às 19h, é a vez de Ocupa com a gente!, um chamamento às crianças e aos adolescentes para que apresentem sua arte. Na mostra livre, o palco será aberto aos jovens artistas, sem horário marcado, sem enrolação, sem complicação. Na performance, vale tudo: do solo de guitarra ao poema de amor, do passinho do funk à rima de rap, da performance de dança ao esquete teatral, da roda de capoeira à poesia marginal.

O projeto

A ocupação Lusco Fusco se caracteriza por ser um palco aberto para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos de idade. Até 29 de dezembro, a Funarte MG será palco de reflexões e ações sobre a cultura da criança e do adolescente. As ações, todas gratuitas e abertas à população, sempre de quarta a domingo, reúnem palestras, oficinas, cursos, apresentações e mostras, sempre com foco no protagonismo juvenil.

A proposta do projeto Lusco Fusco é ser um espaço aberto e democrático para a expressão livre de crianças e adolescentes, onde eles não sejam apenas meros espectadores passivos, mas que mostrem, dialoguem, compartilhem, sintam e absorvam suas habilidades. A ideia é refletir sobre o protagonismo juvenil, compartilhar experiências e descobrir caminhos para promover a inclusão e valorização das crianças e adolescentes. Para o coordenador geral da ocupação, Samir Caetano Amim Jorge, “essa é uma rica oportunidade de formação, reflexão, aprendizado e divertimento tanto para crianças e adolescentes, mas também é aberta ao público adulto.” A realização é da ONG Encantosfera, criada em 2007, que trabalha na área de Direitos Humanos, Educação e Cultura.

Serviço:

Lusco Fusco – Ocupação Artística e Educativa

Programação:

Quarta, 20 de dezembro, às 16h – Arte-educomunicação: caminhos para a cidadania, palestra ministrada por Edson Francisco.

Quinta, 21 de dezembro, das 14h às 17h30 – Curso de Carreira Artística e Empreendedorismo Cultural

Quinta, 21 de dezembro, às 20h – Disputa Nervosinha, apresentação cultural com crianças, na competição pelo título de melhor passista.

Sexta, 22 de dezembro, às 19h – Ocupa com a gente!, espaço aberto para a expressão artística livre de crianças e adolescentes.

Local: Funarte MG
Rua Januária, n 68, Centro – Belo Horizonte (BH)

Informações: www.encantosfera.com/programacao