Projeto ‘Lusco Fusco’ encerra suas atividades, no dia 29 de dezembro, na Funarte MG | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página Inicial › Funarte › Todas as notíciasProjeto ‘Lusco Fusco’ encerra suas atividades, no dia 29 de dezembro, na Funarte MG

Projeto ‘Lusco Fusco’ encerra suas atividades, no dia 29 de dezembro, na Funarte MG

Palestra e curso sobre empreendedorismo cultural, além de palco aberto para crianças e jovens, estão na agenda

Relacionado a: Dança, Música, Teatro
Publicado em 26 de dezembro de 2017 Imprimir Aumentar fonte
Lusco Fusco – Sétima semana
Lusco Fusco - Sétima semana

O projeto de ocupação Lusco Fusco encerra suas atividades na Funarte MG, no Centro de Belo Horizonte, na próxima sexta-feira, dia 29 de dezembro. Foram sete semanas de intensa programação que reuniu palestras, oficinas, cursos, apresentações e mostras, sempre com foco no protagonismo juvenil.

O jovem artista Kdu dos Anjos vai ministrar a palestra Empreendedorismo Cultural e Social, no dia 27 de dezembro, quarta-feira, às 14h. A atividade tem o objetivo de motivar e demonstrar, através da sua própria experiência de vida como empreendedor, que é possível  elaborar produtos culturais e definir estratégias adequadas para produção e promoção da arte.

Já no dia 28 de dezembro, quinta-feira, das 14h às 17h30, serão aplicados dois módulos: Comunicação na Carreira Artística e Plano de Carreira na Cultura e na Arte, do Curso de Formação Artística e Empreendedorismo Cultural. Na sexta-feira, dia 29 de dezembro, às 19h, a ocupação promove sua última atividade no espaço mineiro da Funarte: o Ocupa com a gente!. Trata-se de um espaço livre para o público apresentar a sua arte. Uma espécie de mostra independente: é chegar e se apresentar. Todas as atividades são gratuitas e destinadas a crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos.

A palestra Empreendedorismo Cultural e Social, com Kdu dos Anjos, parte de conceitos sobre empreendedorismo cultural, experiências obtidas por oportunidades geradas através de iniciativas independentes ou políticas públicas, e do protagonismo artístico juvenil. O palestrante procura ensinar ao jovem artista que ele não deve ter medo de  abrir uma empresa diferenciada e gerir sua carreira ou empreendimento desejado. “A força do empreendedorismo, no Brasil, está na juventude. E pode ser medida pela capacidade de renovação. O jovem tem a favor de si uma disposição para o trabalho maior, além de estar naturalmente ligado a novas tendências do mercado, devido a pouca idade”, ressalta Kdu.

Os alunos do Curso de Formação Artística e Empreendedorismo Cultural vão receber orientações sobre o módulo 13, Comunicação na Carreira Artística, e o módulo 14, Plano de Carreira na Cultura e na Arte. Já o Ocupa com a gente! traz a liberdade aos jovens artistas de expor sua arte. Segundo os organizadores, o palco será aberto a quem quiser, sem horário marcado ou maiores complicações. O que vale é toda a arte que a pessoa quiser mostrar. Do solo de guitarra ao poema de amor; do passinho do funk à rima de rap: da performance de dança aos esquetes teatrais, da roda de capoeira à poesia marginal.

Sobre o projeto Lusco Fusco

A Ocupação Lusco Fusco se caracteriza por ser um palco aberto para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos de idade. Até o dia 29 de dezembro, a Funarte MG será palco de reflexões e ações sobre a cultura da criança e do adolescente. As ações – todas gratuitas e abertas à população, sempre de quarta a domingo – reúnem palestras, oficinas, cursos, apresentações e mostras com foco no protagonismo juvenil.

A proposta do projeto Lusco Fusco é ser um espaço aberto e democrático. Para a expressão livre de crianças e adolescentes, onde eles não sejam apenas meros espectadores passivos, mas que mostrem e compartilhem suas habilidades. A ideia é refletir sobre o protagonismo juvenil, trocar experiências e descobrir caminhos para promover a inclusão e a valorização das crianças e adolescentes.

Para o coordenador geral da ocupação, Samir Caetano Amim Jorge, “essa é uma rica oportunidade de formação, reflexão, aprendizado e divertimento, tanto para crianças como adolescentes; mas também é aberta ao público adulto.” A realização é da ONG Encantosfera, criada em 2007, que trabalha na área de direitos humanos, educação e cultura.

Serviço:

Lusco Fusco – Ocupação Artística e Educativa

Programação:

Palestra Empreendedorismo Cultural e Social, com Kdu dos Anjos
Dia 27 de dezembro, quarta-feira, às 14h

Curso de Formação Artística e Empreendedorismo Cultural
Dia 28 de Dezembro, quinta-feira, das 14h às 17h30

Ocupa com a gente!
Dia 29 de Dezembro, sexta-feira, às 19h

Local: Funarte MG
Rua Januária, nº 68, Centro
Belo Horizonte, Minas Gerais (MG)

Informações: www.encantosfera.com/programacao