Início do conteúdo
Notícias Outras Danças 2012 realiza residências com bailarinos, coreógrafos, criadores e intérpretes

Funarte Notícias

Publicado em 20 de agosto de 2012

Outras Danças 2012 realiza residências com bailarinos, coreógrafos, criadores e intérpretes

Projeto realizado pela Funarte e pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul vai reunir artistas, técnicos e produtores para debater os rumos da dança

Outras Danças 2012 realiza residências com bailarinos, coreógrafos, criadores e intérpretes Gerson Moreno, em “A Cadeirinha” (edição 2011). Foto Alex Hermes

O Outras Danças: Brasil ǀ Uruguai ǀ Argentina vai reunir, em Porto Alegre (RS), produtores, artistas, gestores e programadores de eventos do Brasil, do Uruguai e da Argentina, para debater novos caminhos para a dança na América Latina, entre os dias 1º de outubro e 11 de novembro. Duas residências artísticas serão oferecidas aos profissionais de dança, pelos coreógrafos Luis Garay (Argentina) e Adriana Belbussi Figueroa (Uruguai).

Composto de atividades artísticas e pedagógicas relacionadas à área de dança, o projeto Outras Danças é realizado pela Fundação Nacional de Artes – Funarte/MinC e pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através de sua Secretaria de Cultura. Com programação gratuita e diversificada, o projeto tem o propósito de reunir ações de importância estrutural para a dança, tais como circuitos de espetáculos, mostras e ações de reflexão, debate político, e de geração de conhecimento – de forma colaborativa. Em 2012, além das duas residências, estão programados a Mostra Solos e Duos (com trabalhos dos três países envolvidos) e o II Seminário Novos Caminhos e Outras Danças na América Latina: Criação, Produção e Gestão.

As residências vão reunir 26 artistas brasileiros, por 30 dias, em um processo de criação coletiva. Os participantes vão exercitar, em conjunto, a experimentação e a investigação artísticas e compor trabalhos, em solo e em duo. Além disso, vão lançar reflexões e propostas para novas estratégias de articulação, dirigidas à dança. Cada um dos dois coreógrafos desenvolverá um trabalho, com uma turma de 13 artistas, a serem selecionados através de convocatória e seleção pública – os organizadores chamam a atenção para o caráter democrático deste processo. Os selecionados vão ser responsáveis por acompanhar todo o processo criativo e, ao final, desenvolverão um trabalho, para ser apresentado na Mostra Solos e Duos. Todos os participantes receberão certificado de participação, chancelado pela Funarte. Os artistas selecionados que não morem em Porto Alegre terão hospedagem e alimentação, durante todo o período das residências e da mostra.

No Outras Danças, há sempre a preocupação de que as atividades se complementem. O objetivo do projeto é aproximar países da América Latina, através da produção artística, a partir da reflexão e proposição acerca de estratégias relevantes e contundentes de estímulo à criação e sua circulação pelo continente. Além disso, a proposta é trazer novas perspectivas artísticas, tanto no Brasil quanto no exterior, gerando novos modos de ver, pensar e fazer dança e novos caminhos para a atividade. Outra proposta é fortalecer a troca de conhecimento e as relações culturais entre nações. O alvo principal é, a partir do Brasil, desencadear processos culturais, que permitam novos movimentos e criações, em diversos países.

A marca da edição 2012 do evento é o comprometimento com a aproximação entre artistas, produtores, críticos, programadores, gestores e governos de diferentes países da América Latina. O objetivo é estabelecer novas possibilidades para a dança através da criação de estratégias de diálogo entre as pessoas ligadas à área, em seus vários segmentos.

Em 2011, o evento foi realizado em Fortaleza (CE). Ele reuniu interessados do Brasil, Chile e Colômbia, envolvendo, ao todo, 120 profissionais, dentre artistas, técnicos, produtores, palestrantes e gestores. Segundo os organizadores, grande público se envolveu com as atividades.

O Outras Danças 2012 tem o apoio da Casa de Cultura Mario Quintana e do Instituto Estadual de Artes Cênicas (Iacen), e realização da Quitanda das Artes – Agência e Produtora Cultural e da Ânima Cia. de Dança.

Outras Danças: Brasil | Uruguai | Argentina – Territórios e Movimentos

Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte e Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Secretaria de Estado de Cultura
Produção: Quitanda das Artes

Acesse aqui informações, como a programação das oficinas e das demais atividades

Mais informações
www. outrasdancas.com.br

E-mail: contato@outrasdancas.com.br