Você está em: Página InicialDançaTodas as notíciasOficina de Composição Coreográfica seleciona bailarinos e atores para a ópera ‘P-U-N-C-H’

Oficina de Composição Coreográfica seleciona bailarinos e atores para a ópera ‘P-U-N-C-H’

Espetáculo que estreia em 2014, em Porto Alegre, integra projeto contemplado com o Prêmio Funarte Petrobras de Dança Klauss Vianna 2012

Publicado em 16 de outubro de 2013 Imprimir Aumentar fonte
Oficina de Composicao Coreografica
Oficina de Composicao Coreografica

Nos dias 19, 20, 26 e 27 de outubro, das 9h às 14h, será realizada a oficina de composição coreográfica, no Ballet Concerto Escola de Dança, em Porto Alegre (RS). As aulas serão ministradas pela bailarina e coreógrafa Silvia Wolff, pelo diretor, ator e dramaturgo Alexandre Vargas e pelo compositor Christian Benvenuti. A atividade marca a primeira etapa do projeto cultural contemplado com o Prêmio Funarte Petrobras de Dança Klauss Vianna 2012. Durante a oficina, serão selecionados bailarinos e atores para o elenco da ópera P-U-N-C-H, de Christian Benvenuti.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo endereço eletrônico cbenvenuti@gmail.com, mediante apresentação de carta de intenção e de breve currículo. O foco da atividade será o ato de criar em dança e a sua relação com temas como segregação, homofobia, racismo, terrorismo e controle social. Serão tratados aspectos como direção e dramaturgia, bem como possibilidades sublimes e grotescas de criação a partir de textos, imagens, conceitos e experiências.

A oficina terá a duração de 20 horas. Cada dia será dividido entre a realização de exercícios corporais advindos da dança contemporânea e de diferentes métodos de educação somática ― como Feldenkrais e Ideokinesis ― e de propostas de improvisação e composição. A turma será incentivada a criar materiais coreográficos e cênicos de forma livre e autônoma. No final, todos apresentarão suas produções e receberão apreciação crítica por parte da equipe do projeto e do grupo.

O espetáculo P-U-N-C-H será apresentado em 2014 em Porto Alegre, com data e local ainda a serem definidos. P-U-N-C-H se propõe a ser a primeira obra de arte baseada na colaboração entre uma grande empresa de tecnologia e o regime nazista de Adolf Hitler (1939 a 1945), que resultou na organização em massa do Holocausto. P-U-N-C-H questiona abertamente o uso da informação por parte de organizações, sejam elas governamentais ou não, tema cuja contemporaneidade é evidente em manipulações de estatísticas em meios de comunicação, censos tendenciosos, violações de direitos individuais na internet e a filtragem da informação através de mecanismos de busca bloqueados ou personalizados sem consentimento. P-U-N-C-H discute estas questões através de referências simbólicas à automação da máquina de guerra do Eixo – proporcionada pela tecnologia patenteada de empresa de um país membro dos aliados – e à propaganda nazista.

O autor do projeto, Christian Benvenuti, possui graduação em Música com ênfase em Composição pela UFRGS (2002), mestrado em Composição Musical pela UFRGS (2005) e doutorado (PhD) em Composição Musical pela University of Surrey, Inglaterra (2010). Benvenuti recebeu o prêmio David Lovatt, concedido pela Universidade de Surrey, por sua obra Yellow Eagle on Red Sky, um comentário satírico sobre as políticas de emprego da McDonald’s. Sua obra Mnesterophonia, inspirada na Odisséia de Homero, ganhou o Prêmio Funarte de Composição Clássica/2010, tendo sido apresentada na XIX Bienal de Música Contemporânea Brasileira, além de apresentações no Brasil, Inglaterra, Alemanha, China, Grécia, Estados Unidos e Japão.

A coreógrafa e bailarina Silvia Wolff, com uma extensa e premiada experiência profissional na dança clássica, é doutora em artes pela Unicamp e mestre em dança pela New York University/Tisch School of the Arts e vem se dedicando à exploração das relações entre a dança e a reabilitação neurológica. Aprofundou conhecimentos nesta área em Baltimore, nos Estados Unidos, e em Zurique, na Suíça. Após ter vivido em Nova York e São Paulo, é atualmente professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria (RS). Em 2012, Wolff dirigiu e estreou seu espetáculo Em meio a este luto eu luto, em Porto Alegre.

O diretor, ator e dramaturgo Alexandre Vargas é fundador do CPTA – Centro de Pesquisa Teatral do Ator e do grupo Falos & Stercus e autor do livro Jantar às margens do Rio Cocito pela Editora Bestiário. Vargas escreveu o Caderno de Teatro (2007) para a Revista ARTESESC, onde realiza entrevistas com expoentes da cena teatral mundial, e idealizou e coordenou diversos festivais de teatro, incluindo o Festival de Teatro de Rua de Porto Alegre (2009-2011), além de ter produzido, dirigido e atuado em inúmeros espetáculos. Em 2012, foi curador do Festival de Teatro Brasileiro – Edição Rua em Brasília.

Oficina de composição coreográfica

Dias 19, 20, 26 e 27 de outubro, das 9h às 14h

Ministrantes: Silvia Wolff, Alexandre Vargas e Christian Benvenuti
Local: Ballet Concerto Escola de Dança
Av. Independência, 831 s. 5001 – Porto Alegre (RS)

Inscrições: enviar carta de intenção e currículo resumido para cbenvenuti@gmail.com

Grátis