Núcleo Entre Tanto faz curta temporada na Funarte SP | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialDançaTodas as notíciasNúcleo Entre Tanto faz curta temporada na Funarte SP

Núcleo Entre Tanto faz curta temporada na Funarte SP

Espetáculo de dança, na Sala Renée Gumiel, resulta de pesquisa estética inspirada em Samuel Beckett

Publicado em 12 de junho de 2018 Imprimir Aumentar fonte
entre tanto
Núcleo Entre Tanto. Foto: divulgação

De 16 a 24 de junho, a Sala Renée Gumiel do Complexo Cultural Funarte SP recebe o espetáculo de dança SitUações coreOgráFicas#varIAção em bAndo, do Núcleo Entre Tanto. As apresentações ocorrem aos sábados, às 19h, e domingos, às 18h. Os ingressos têm preços populares.

SitUações coreOgráFicas#varIAção em bAndo faz parte de um ciclo de estudos do Núcleo Entre Tanto, sob coordenação de Wellington Duarte, que se iniciou em 2013 com a finalidade de investigar procedimentos técnico-corporais como meios de construção de uma escrita do e no corpo. Esse ciclo de estudos tem como pontes de referência estrutural o pensamento e a escrita de Samuel Beckett e deu origem aos espetáculos Ocorrências (2013), Lâmina (2014) e Onde Agora? Quando Agora? Quem Agora? (2015).

A influência de Beckett sobre a pesquisa do grupo não se dá no plano temático, mas como referência estrutural de linguagem. Uma questão que tem motivado o trabalho do Núcleo Entre Tanto é a investigação dos limites da própria linguagem – algo que Beckett levou às últimas consequências em suas obras, estabelecendo uma tensão permanente entre o que é dito e o que é silenciado. Um dos focos da pesquisa do núcleo é a busca de formas de manifestação desse limite tenso no âmbito da linguagem do corpo.

Para o grupo, os caminhos da pesquisa levam a desdobramentos da relação entre arte e política: “Nesta peça o binômio dança-política é pensado através de uma evocação direta do corpo e suas capacidades, do corpo e suas potências a fim de perturbar nossa formatação cega de gestos, hábitos e percepções.” Ao questionar as visões estereotipadas do corpo e o consenso geral sobre os seus limites, a coreografia contraria os hábitos e a tendência à repetição cega de gestos, sugerindo a reativação da sua potência vital e criadora.

Sala Renée Gumiel – Complexo Cultural Funarte SP

(Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo, SP)

Espetáculo: SitUações coreOgráFicas#varIAção em bAndo

De 16 a 24 de junho.  Sábado, às 19h, e domingo, às 18h.

Ingressos: R$ 20 (meia-entrada: R$ 10) – Cartões não são aceitos

A bilheteria abre uma hora antes do espetáculo.

Duração: 60 minutos

Classificação etária: 14 anos.

Ficha técnica:

Coordenação: Wellington Duarte | Interlocução Conceitual: Suiá Ferlauto | Bailarinos: Aline Brasil, Pedro Galiza, Maria Basulto e Wellington Duarte | Desenho de Luz: Maria Basulto | Sonoridades: Daniel Fagundes | Fotos: Keiny Andrade | Produção: MoviCena Produções (Jota Rafaelli) |Realização: Núcleo EntreTanto, da Cooperativa Paulista de Teatro | Classificação: 14 anos | Duração: 60 minutos | Produção: MoviCena Produções (Jota Rafaelli) | Realização: Núcleo EntreTanto, da Cooperativa Paulista de Teatro

Mais informações:

(11) 3662-5177

(11) 3822-5671 (bilheteria – abre uma hora antes do espetáculo)

funartesp@gmail.com