Início do conteúdo
Notícias Funarte realiza oficina gratuita de ‘Ballet Clássico com Liana Vasconcelos’, no Teatro Cacilda Becker, no Rio

Funarte Notícias

Publicado em 4 de julho de 2019

Funarte realiza oficina gratuita de ‘Ballet Clássico com Liana Vasconcelos’, no Teatro Cacilda Becker, no Rio

A atividade faz parte do Programa Funarte de Capacitação Artística e Técnica em Artes Cênicas 2019. Vagas limitadas

Funarte realiza oficina gratuita de ‘Ballet Clássico com Liana Vasconcelos’, no Teatro Cacilda Becker, no Rio Liana Vasconcelos – Foto Javier Gamboa

Inscrições: até o dia 11 de julho de 2019

A bailarina Liana Vasconcelos ministra oficina gratuita de ballet clássico no Teatro Cacilda Becker, Zona Sul do Rio, entre os dias 15 e 31 de julho. As aulas de ballet clássico, técnica de ponta, variação de repertório e pas de deux são voltadas para bailarinos de nível intermediário e avançado. O curso tem a duração de 30h e será realizado às segundas, terças e quarta-feiras. De 15 a 17 e de 22 a 24 de julho, as aulas são das 9h às 12h. De 29 a 31, são das 9h às 13h.

Os interessados devem enviar breve currículo e foto de corpo inteiro (dançando) para o e-mail lianavasconcelos@yahoo.com. As inscrições se encerram no dia 11 de julho. As vagas para o Workshop de Ballet Clássico com Liana Vasconcelos são limitadas. Os selecionados serão comunicados por e-mail. A oficina é realizada através do Programa Funarte de Capacitação Artística e Técnica em Artes Cênicas 2019.

Conteúdo da oficina:  Trabalhar com alunos o desenvolvimento técnico do ballet clássico, técnicas de ponta e de pas de deux, e exercitar o desenvolvimento artístico com aulas de repertório de grandes ballets clássicos.
Atividades: Aulas de técnica de ponta às segundas-feiras / Variações de repertório às terças-feiras/ Técnicas de Pas de Deux às quartas-feiras.

Sobre Liana Vasconcelos 
Bailarina formada pela Escola Estadual de Dança Maria Olenewa (Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro) e pela Royal Academy of Dance, de Londres. É bacharel em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com a monografia Memória da Dança: Importância, Registro, Preservação e Legado. Atualmente, cursa o Mestrado em Memória e Acervo da Fundação Casa de Rui Barbosa, com o projeto de Criação do Museu da Dança no Brasil.

É bailarina contratada do Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro desde 2014, dançando grandes balés, como O Quebra-Nozes, O Lago dos Cisnes, La Bayadère, Coppélia, entre outros.

Ganhou, em 2009, o prêmio de melhor bailarina no Seminário de Dança de Brasília e foi agraciada com uma bolsa de estudos para o Conservatório de Dança de Viena.

Integrou a Cia. Jovem de Ballet do Rio de Janeiro e a São Paulo Companhia de Dança. Fez parte do elenco da novela Gabriela, da Rede Globo de Televisão, como bailarina/atriz. Foi contratada pela São Paulo Companhia de Dança, como pesquisadora, para elaborar duzentos verbetes relativos à dança no Rio de Janeiro, para a enciclopédia on-line Dança em Rede.

Foi bailarina-intérprete e produtora, juntamente com o diretor Thiago Saldanha e a coreógrafa Regina Miranda, do projeto Corpo da Cidade, uma experimentação em videodança que busca dialogar o corpo dançante da bailarina clássica com as transformações urbanas que a cidade do Rio de Janeiro vem sofrendo.

Recebeu o Troféu Fendafor de Responsabilidade Cultural em 2014, em Fortaleza.
É bailarina e produtora do Duo Cello e Movimento, em parceria com o violoncelista Mateus Ceccato. A ideia do duo é apresentar como o corpo da bailarina se movimenta em interação com os movimentos do músico e a sonoridade do instrumento, já tendo se apresentado em diversos festivais de dança e música pelo país. 

Serviço:

Workshop de Ballet Clássico com Liana Vasconcelos
De 15 a 17, 22 a 24 e 29 a 31 de julho – segundas, terças e quartas-feiras
De 15 a 17 e de 22 a 24 de julho – das 9h às 12h
De 29 a 31 – das 9h às 13h

Duração: 30h
Público-alvo: bailarinos/Ballet Clássico nível intermediário e avançado
Vagas:  30
E-mail para inscrição:  lianavasconcelos@yahoo.com
(Enviar breve currículo e foto de corpo inteiro/dançando)

Inscrições: até 11 de julho de 2019

Local: Teatro  Cacilda Becker
Rua do Catete, 338 – Catete – Rio de Janeiro (RJ)
Telefone: (21) 2265-9933

Programa Funarte de Capacitação Artística e Técnica em Artes Cênicas 2019