Funarte participa da reunião de diretrizes para o Iberescena | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialDançaTodas as notíciasFunarte participa da reunião de diretrizes para o Iberescena

Funarte participa da reunião de diretrizes para o Iberescena

Com 14 países, Conselho Intergovernamental do programa reuniu-se na Boívia para definir estratégias e ações para intercâmbio e integração das artes cênicas ibero-americanas

Publicado em 17 de abril de 2018 Imprimir Aumentar fonte

Representantes de 14 países realizaram a XXIV reunião do Conselho Intergovernamental do Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas (Iberescena), no Hotel Camino Plaza, em Cochabamba, Bolívia, no período de 10 a 14 de abril. Delegada oficial do Brasil, a Fundação Nacional de Artes – Funarte foi representada no encontro pelo coordenador de dança da entidade, Fabiano Carneiro.

Além do brasileiro, mandatários da Argentina, Colômbia, Equador, Chile, Costa Rica, El Salvador, Panamá, Peru, México, Paraguai, Uruguai, Espanha e da nação-sede compuseram o Conselho, que definiu as principais diretrizes das convocatórias do Iberescena 2018. As reuniões foram realizadas durante o dia e, à noite, várias atividades culturais propiciaram um encontro mais próximo dos mandatários com artistas.

Conforme o jornal boliviano Opinión (link abaixo), na abertura da reunião, o diretor de Culturas e Turismo de Cochabamba expressou, em nome do governador Ivan Canelas, a alegria que sentiu em receber a delegação – pela primeira vez reunida na Bolívia. Segundo o periódico, o vice-ministro boliviano da Interculturalidade, Feliciano Vegamonte, destacou a importância deste tipo de encontros internacionais: “A cultura tem o poder de unir os povos e os Estados para trabalhar por ela”.

Sobre o Iberescena

O fundo Iberescena tem por objetivo promover o circo, a dança e o teatro ibero-americanos, através do incentivo a trocas de informações e conhecimentos e outros intercâmbios artísticos entre os países-membros. A Secretaria Geral Ibero-americana e Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento também fazem parte do programa.

Acesse a reportagem do jornal Opinión aqui

Leia mais sobre o Iberescena aqui.