Funarte MG recebe a oficina gratuita ‘Do objeto à composição da cena’ | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página Inicial › Funarte › Todas as notíciasFunarte MG recebe a oficina gratuita ‘Do objeto à composição da cena’

Funarte MG recebe a oficina gratuita ‘Do objeto à composição da cena’

O curso é ministrado pelo ator Dê Jota, da Nenhuma Cia. de Teatro

Relacionado a: Dança, Teatro
Publicado em 13 de novembro de 2018 Imprimir Aumentar fonte
Oficina “Do objeto à composição da cena” – Divulgação
Oficina "Do objeto à composição da cena" - Divulgação

Nos dias 14 e 16 de novembro, a Funarte MG, no Centro de Belo Horizonte (MG), recebe a oficina Do objeto à composição da cena, das 19h às 22h. O curso, ministrado pelo ator e bailarino Dê Jota, se propõe a despertar no participante a consciência de utilização e manipulação de um objeto cênico como extensão do próprio corpo. A oficina permite explorar a relação do indivíduo com o acaso, o espaço e o tempo. A inscrição gratuita é gratuita e somente pela internet, no link disponibilizado no portal da Fundação Nacional de Artes — Funarte. Os interessados devem ter a idade mínima de 16 anos para se inscrever. São oferecidas 20 vagas.

Sobre a oficina

Do objeto à composição da cena se utiliza de diversos objetos aleatórios e um objeto pessoal do participante, que deverá ser escolhido pelo próprio. A intenção é usar esses objetos na composição de uma cena. Os integrantes são convidados a explorar as possibilidades de um corpo-objeto através de partituras e experimentações físicas que podem levá-lo a conhecer ainda mais o próprio corpo. Segundo Dê Jota, o corpo humano carrega a sua história de vida desde o nascimento, sendo capaz de armazenar e transformar as vivências em memória. “O corpo é a memória viva”, resume o ministrante.

A oficina é dividida em três partes. Na primeira, são realizadas atividades de condicionamento físico com ações que buscam preparar e fornecer recursos para a própria segurança e preservação do corpo do participante. Na segunda fase, os integrantes são convidados a trabalhar com o objeto pessoal trazido de casa, aliado a jogos de rítmica corporal, no improviso e na criação de partituras físicas.

A última etapa pretende fazer com o que o participante chegue, ao fim do processo, consciente de que o corpo humano pode ter infinitas possibilidades  a partir de um jogo criado com um determinado objeto. O processo será encaminhado da forma mais natural e despretensiosa possível, de modo que os integrantes não se sintam intimidados pela responsabilidade da atuação.

Sobre o ministrante Dê Jota

Ator, locutor, ilustrador, bailarino e pesquisador. Formado pelas escolas de teatro da ZAP18 (2013) e Teatro Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais — UFMG (2017). Atua como pesquisador e locutor do projeto de extensão da UFMG ‘Teatro no ar”, transmitido pela Rádio UFMG Educativa. Atualmente, faz graduação em Artes Cênicas pela UFMG e exerce a função de estagiário da Fundação Municipal de Cultura da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte – Arena da Cultura (MG). Como ator, participou do Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau — FITUB (2018); Festival de Cenas Curtas – Ceníssimas (2017) e 3º Festival de Teatro Universitário — FESTU, no Rio de Janeiro, com o espetáculo Os Negros (2018). É integrante da Nenhuma Cia. de Teatro, desde 2016, e do grupo Vertente Corpo Es’passo.

Serviço:

Oficina Do objeto à composição da cena, com o ator Dê Jota

Dias e horários: 14 e 16 de novembro, das 19h às 22h

Entrada gratuita

Vagas: 20

Inscrições aqui

Mais informações: nenhumaciadeteatro@gmail.com

Local: Funarte MG
Rua Januária, 68, Centro – Belo Horizonte (MG)
Telefone: (31) 3213- 3084

Oficina na Funarte MG - Divulgação