Funarte MG promove oficina ‘Por um corpo sensível’, da artista Renata Mara | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialDançaTodas as notíciasFunarte MG promove oficina ‘Por um corpo sensível’, da artista Renata Mara

Funarte MG promove oficina ‘Por um corpo sensível’, da artista Renata Mara

Os encontros acontecem entre os meses de outubro e novembro e têm entrada gratuita

Publicado em 19 de outubro de 2017 Imprimir Aumentar fonte
Artista Renata Mara – Foto: Divulgação
Artista Renata Mara - Foto: Divulgação

A partir desta sexta-feira, dia 20 de outubro, a Funarte MG, no Centro de Belo Horizonte, recebe a artista de dança contemporânea Renata Mara. A professora vai ministrar a oficina Por um corpo sensível, nos dias 20 e 27 de outubro e 3, 10, 17 e 18 de novembro. Trata-se de um laboratório de pesquisa em dança com ênfase no potencial sensível do corpo. Os participantes vão investigar o olhar, o ouvir, o cheirar, o degustar e o tocar. Um dos objetivos é ativar os estados corporais para uma presença criativa. Os encontros têm a duração de 4 horas e a entrada é gratuita. Essa oficina também faz parte do compartilhamento do programa Laboratório da Cena 2017 – Funarte MG.

O público-alvo da oficina são artistas de qualquer área, profissionais ou estudantes maiores de 18 anos e que possuam alguma prática corporal. Segundo Renata Mara, o  ideal é que os interessados frequentem o laboratório integralmente, mas o público também pode participar de forma aleatória. “O reconhecimento da dimensão do corpo interior abre caminhos para a criação no fazer artístico e na vida cotidiana. Serão seis encontros, de modo que, no último, haverá um compartilhamento do processo aberto ao público”, ressalta a ministrante. Os interessados devem fazer sua inscrição através do endereço eletrônico remaradanca@gmail.com (mais informações no serviço da matéria).

Saiba mais sobre a ministrante
Renata Mara é artista da dança, docente e pesquisadora em dança contemporânea. Doutoranda em Teatro pela UDESC, em Florianópolis (SC). Apresentou-se na cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Participou da residência artística E/merge 2016, da Earth Dance Creative, Massachucets EUA. Docente no curso de graduação em Artes Cênicas UFOP (2013-2015).  Ganhou o título de mestre em Artes pela EBA – UFMG (2012) e deu origem ao projeto Singular, do qual nasceu o espetáculo Desassossego em branco. Ambas as criações relacionadas à pesquisa acerca da relação entre dança e deficiência visual (artista tem baixa visão devido a doença degenerativa da retina). Recebeu o Prêmio Cena Minas (de circulação de espetáculos). Ministrou cursos e oficinas em escolas livres de dança, projetos sociais, instituições de ensino básico e superior, tais como cursos de graduação em Dança UFMG, UFV, Programa Arena da Cultura da PBH e Ong Corpo Cidadão. É, ainda, professora certificada pelo método DanceAbility – Dança para Todos pela DanceAbility pela DanceAbility Internacional Fundation.

Serviço:

Oficina de dança Por um corpo sensível, da artista Renata Mara
Dias e horários: 20 e 27 de outubro / 3,10 e 17 de novembro (sextas-feiras) / 18 de novembro (sábado), das 14h às 18h.

Entrada gratuita e vagas limitadas

Informações sobre inscrições:

Enviar e-mail para remaradanca@gmail.com, com o assunto Inscrição (nome) Laboratório Corpo Sensível. No corpo do e-mail: nome completo, idade, breve apresentação profissional e o interesse em fazer parte do laboratório.
Obs.: enviar o e-mail com antecedência de um dia em relação ao encontro que gostaria de participar.

Público-alvo: Artistas de qualquer área, profissionais ou estudantes maiores de 18 anos e que possuam alguma prática corporal.

Local: Funarte MG – Rua Januária, nº 68, Centro, Belo Horizonte (MG)