Início do conteúdo
Notícias Funarte MG abre inscrições para a oficina gratuita ‘O Corpo na Dança Flamenca’

Funarte Notícias

Publicado em 30 de novembro de 2018

Funarte MG abre inscrições para a oficina gratuita ‘O Corpo na Dança Flamenca’

Atividade faz parte das ações de compartilhamento do Laboratório da Cena Funarte

Funarte MG abre inscrições para a oficina gratuita ‘O Corpo na Dança Flamenca’ Oficina com inscrições abertas na Funarte MG – Divulgação

A oficina O Corpo na Dança Flamenca, ministrada pelas bailarinas e educadoras Bárbara Veronez e Mariana Razzi, será realizada no dia 9 de dezembro, domingo, das 13h30 às 16h30, na Funarte MG, no Centro de Belo Horizonte. A atividade faz parte das ações de compartilhamento do Laboratório da Cena Funarte 2018. A inscrição para a oficina é feita exclusivamente pela internet no link disponibilizado no portal da Funarte até o dia 5 de dezembro. A entrada é gratuita e são oferecidas 15 vagas para o público.

No trabalho, as artistas Bárbara Veronez e Mariana Razzi unem suas experiências artísticas, exercitam o aprimoramento técnico, a composição cênica, a pesquisa histórica e a improvisação, disponibilizando seus saberes, experiências e conteúdos trabalhados, a partir do estudo da dança flamenca. As experimentações deram origem às cenas Bethary e Conchabana, frutos da pesquisa contínua por qualidades corporais que potencializem esse estilo de dança.

A segunda edição da oficina O Corpo na Dança Flamenca se revela como mais um desdobramento do processo criativo das artistas e, a partir desse ponto, auxilia no compartilhamento da inteligência da dança como subsídio para a expressão pessoal e corporal dos participantes. Durante a atividade, serão apresentadas algumas técnicas corporais baseadas em fundamentos e contextos estruturantes da dança flamenca. A ideia é oferecer ao público um primeiro contato e depois ampliar possibilidades para o desenvolvimento de uma dança singular.

Sobre as ministrantes

Bárbara Veronez é bailarina, arquiteta e educadora. Possui formação em Dança desde 1993. Graduada em Dança Clássica, passou por diversos estilos e técnicas, como: Dança Moderna, Dança Contemporânea, Danças Populares e Dança Flamenca. Dedica-se a prática da dança como criadora, intérprete, pesquisadora e professora. Desde 2016, é bolsista do programa de Residência em Pesquisas Artísticas da Fundação Clóvis Salgado e segue com sua pesquisa-ação “Corpo Ritmado e uma Geografia do Gesto Dançado”, além de complementar seus estudos através de cursos e de aulas com referências nas artes cênicas e na música. Participa de coletivos de mulheres artistas e atua como professora de dança em escolas de Belo Horizonte (MG).

Mariana Razzi é bailarina, professora, graduanda em Dança pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi bolsista do programa de Residência em Pesquisas Artísticas da Fundação Clóvis Salgado, em 2017. Tem experiência em Dança do Ventre, Dança de Salão, Dança Contemporânea e Dança Flamenca. Sua formação profissional teve início em 2011, no Soleá Tablao Flamenco, uma das escolas pioneiras no ensino de Dança Flamenca em Minas Gerais. Desde então, dedica-se à pesquisa dessa arte e complementa seus estudos através de cursos e oficinas com grandes mestres nacionais e internacionais.

Serviço:

Oficina O Corpo na Dança Flamenca, com Bárbara Veronez e Mariana Razzi

Dia e horário: 9 de dezembro, das 13h30 às 16h30

Entrada gratuita

Vagas: 15
Classificação indicativa: livre

Inscrições até o dia 5 de dezembro

Inscrição (clique aqui)

Local: Funarte MG
Rua Januária, 68 – Centro
Belo Horizonte (MG)
Tel.: (21) 3213- 3084

Atividade faz parte das ações de compartilhamento do Laboratório da Cena Funarte 2018