Início do conteúdo
Notícias Funarte lança projeto com curadoria de Ana Botafogo e Cecília Kerche

Funarte Notícias

Publicado em 14 de agosto de 2017

Funarte lança projeto com curadoria de Ana Botafogo e Cecília Kerche

'Dança às 12h30', com apresentações gratuitas de bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, estreia dia 16, no Teatro Cacilda Becker

Funarte lança projeto com curadoria de Ana Botafogo e Cecília Kerche ​Corpo de Ballet do Theatro Municipal. Foto: Site da Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro

A dança clássica ganha programação especial no Rio, em agosto e setembro, no Teatro Cacilda Becker. Na quarta, 16 de agosto, a Fundação Nacional de Artes – Funarte estreia o Dança às 12h30, projeto que vai oferecer ao público espetáculos que reúnem trechos de balés clássicos, com entrada franca. Sempre as quartas, quintas e sextas, será possível assistir um pouco de obras como O Corsário (Adolphe Adam) e Sheherazade (Nicolai Rimsky-Korsakov), além de outras, interpretadas por bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A duração será de 50 minutos. Os trabalhos são assinados por coreógrafos que integram o Corpo de Baile do TMRJ, e a curadoria é de Ana Botafogo e Cecília Kerche, ambas diretoras do Corpo de Baile do tradicional teatro do Rio. A ação é realizada através do Centro de Artes Cênicas da Funarte.

O programa de estreia, no dia 16 de agosto, às 12h30, traz trechos de Novos Ventos (Eric Satie), O Corsário (Adolphe Adam), Sheherazade (Nicolai Rimsky-Korsakov), Czatdas (P. I. Tchaikovsky) e Grand Finale (CesarePugni). O mesmo roteiro será apresentado nas próximas quartas, quintas e sextas de agosto. Entre os solistas estão: Deborah Ribeiro, Edifranc Alves, Ivan Franco, Juliana Valdão, Paulo Muniz e Rachel Ribeiro. O público deverá retirar as senhas para a entrada na bilheteria do teatro, uma hora antes dos espetáculos.

O objetivo da iniciativa é democratizar o acesso às artes, contemplando o público que circula no entorno do teatro, no Largo do Machado, Zona Sul, no horário do almoço. O Teatro Cacilda Becker está localizado na Rua do Catete, nº338, e é dedicado a espetáculos, oficinas e outras atividades ligadas à dança.

“O objetivo deste projeto no Teatro Cacilda Becker é trazer as obras de balé do repertório clássico para bem perto do público”, comenta Ana Botafogo. “A iniciativa visa a beneficiar os amantes da dança clássica e aos futuros bailarinos. Assistir balé em horário alternativo é sempre uma alegria renovada”, complementa a bailarina.

Sobre Ana Botafogo
Diretora do Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro – função que divide com Cecília Kerche –, a bailarina carioca Ana Botafogo começou a estudar aos sete anos de idade. Aos onze anos, já dançava no palco do TMRJ nas apresentações de final de ano da academia que frequentava. Começou sua carreira profissional na França, no Ballet de Marselha. Também frequentou a Academia Goubé na Sala Pleyel, em Paris (França), a Academia Internacional de Dança Rosella Hightower, em Cannes (França), e o Dance Center-Covent Garden, em Londres (Inglaterra). Sua estreia no Municipal com o balé Coppélia lhe valeu convites internacionais. Como primeira-bailarina do TMRJ, dançou, entre os clássicos do balé, A Bela Adormecida, O Quebra Nozes, Giselle, Romeu e Julieta, La Sylphide, Dom Quixote, La Bayadéré, O Lago dos Cisnes Onegin. Como convidada de outras companhias do exterior, já dançou com a Saddler’s Wells Royal Ballet, de Londres, o Ballet Nacional de Cuba, o Ballet Nacional de Venezuela e o Ballet del’Opera – Roma (Itália), entre outras. Entre os principais partners de Ana Botafogo estão Fernando Bujones, Jean Yves Lormeau, Julio Bocca, Stephen Jefferies, Lazaro Carreño, Alexander Godunov e Richard Cragun. Além de suas atividades à frente do Corpo de Baile do Theatro Municipal, Ana Botafogo desenvolve outros projetos pelo país. Também participa em atrações na televisão, veículo no qual estreou como atriz em 2006, em Páginas da Vida, novela de Manoel Carlos, na Rede Globo, interpretando uma ex-bailarina.

Sobre Cecilia Kerche
A bailarina paulista Cecilia Kerche iniciou seus estudos em dança aos oito anos, na Escola Municipal de Ballet de Osasco (SP). Aos 14 anos, recebeu bolsa de estudos para o Centro Internacional de Danças Halinda Biernacka, em São Paulo. Em 1982, ingressou no Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, do qual passou a ser a principal bailarina em 1986. Seu vasto repertório inclui versões dos mais importantes clássicos, tendo sido aclamada por Nathalia Makarova como a melhor intérprete de Odette/Odile em O Lago dos Cisnes. Cecília Kerche já se apresentou no Ballet Nacional Chileno, Ballet Nacional de Cuba,Teatro Colón (Argentina), assim como em companhias na Rússia e Estados Unidos. No English National Ballet, atuou como Senior Principal Resident Guest Artist, dançando em turnês pela Coréia e Inglaterra. Entre seus partners estão importantes nomes da dança, como Igor Zelensky (Kirov Ballet), Jorge Veja (Cuba), Maximiliano Guerra (Argentina), Marcelo Misailidis (Brasil), Yuri Kleutsov (Bolshoi), Julio Bocca (American Ballet), entre tantos outros. Recebeu o título de Embaixatriz da Dança, concedido pelo Conselho Brasileiro de Dança. Em 2006, foi convidada pela Unesco para integrar o Conseil International de La Danse (CID) por toda sua trajetória Internacional. Atualmente, Cecília Kerche é diretora do Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, juntamente com Ana Botafogo.

A Fundação Nacional de Artes – Funarte apresenta

Dança às 12h30
Espetáculos de dança clássica
Curadoria e apresentação: Ana Botafogo e Cecília Kerche

De 16 de agosto a 8 de setembro
Quartas, quintas e sextas, às 12h30

Ficha técnica
Curadoria e apresentação: Ana Botafogo e Cecília Kerche
Coreografia: Roseli Rodrigues, Martius Petipa, Michel Fokine, Ana Botafogo e Cecília Kerche
Bailarinos: solistas do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Programação de Agosto

Novos Ventos
Música: Eric Satie
Coreografia: Roseli Rodrigues
Solistas: Deborah Ribeiro, Edifranc Alves, Ivan Franco

O Corsário
Música: Adolphe Adam
Coreografia: MartiusPetipa
Solistas: Juliana Valdão e Paulo Muniz

Sheherazade
Música: Nicolai Rimsky-Korsakov
Coreografia: Michel Fokine
Solistas: Rachel Ribeiro e Edifranc Alves
Inserção poética de Manoel Francisco: Poema e/ou canções

Czatdas
Música: P. I. Tchaikovsky
Coreografia: Martius Petipa
Solistas: Deborah Ribeiro e Ivan Franco

Grand Finale
Música:CesarePugni
Coreografia: Ana Botafogo e Cecília Kerche
Todos os solistas

*O programa de setembro será divulgado oportunamente.

Duração: 50 minutos
Entrada franca
*Distribuição de senhas uma hora antes.

Local: Teatro Cacilda Becker
Rua do Catete, 338, Largo do Machado – Rio de Janeiro (RJ)
(21) 2265-9933

Mais informações
Funarte – Centro de Artes Cênicas (Ceacen) – Coordenação de Dança
danca@funarte.gov.br