Você está em: Página InicialDançaTodas as notíciasFestival Vivadança: atividades gratuitas em Salvador

Festival Vivadança: atividades gratuitas em Salvador

Bailarinos e coreógrafos de dez países da Europa, da Ásia e das duas américas oferecem espetáculos e oficinas

Publicado em 31 de março de 2011 Imprimir Aumentar fonte
Logo
Logo

Ao completar cinco anos, o Vivadança Festival Internacional ocupa oito espaços culturais da capital baiana com todas as atividades gratuitas, de 1º a 30 de abril. São mais de 30 apresentações de grupos estrangeiros e nacionais, oficinas, palestras, mesas-redondas, shows, exibição de filmes e mostras. O evento é realizado em parceria com Ministério da Cultura, através do Fundo Nacional de Cultura e, entre os patrocinadores, conta com o Fondo Iberoamericano de Ayuda Iberescena – um programa de apoio, promoção e intercâmbio das artes cênicas iberoamericanas. O Fundo, que tem convênio com o MinC (representado pela Funarte), pela primeira vez contempla o Brasil.

Entre as atrações internacionais estão a Cie. Ladainha/Armando Pekeno (França), Tadashi Endo (Japão) e as companhias Cortocineses (Colômbia), La Intrusa (Espanha), Luis Arrieta (Argentina/Brasil), além dos solistas de Israel, Estados Unidos, Espanha e Alemanha, vencedores do prêmio Solo-Tanz-Theatre Festival in Stuttgart. Entre os artistas brasileiros estão Antonio Nóbrega (SP), as companhias TeatroDança Ivaldo Bertazzo (SP), a Druw (SP) e a Virtual (SP), além do Grupo de Dança Primero Ato (MG) e do Núcleo Viladança/Cristina Castro (BA), criador do Festival. Já tradicional no calendário brasileiro de dança, o Vivadança é voltado para a diversidade das linguagens. Sua proposta é levar ao público artistas com diferentes estilos, linhas de formação, métodos e origens, além de incluir Salvador na rota mundial de eventos que promovem a dança. Também voltado para a democratização do acesso à arte e para a formação de plateia, o evento promove a articulação com organizações comunitárias, artistas de periferias e a rede escolar.

Tadashi Endo - Japão. Espetáculo Ikiru. Foto Labfoto

Tadashi Endo - Japão. Espetáculo Ikiru. Foto Labfoto

As principais atividades paralelas são as seguintes : mesa redonda “Encontro com os Mestres”, com três grandes nomes: o japonês Tadashi Endo, o argentino Luis Arrieta e o brasileiro Antonio Nóbrega; 2° Prêmio Vivadança, que estimula a pesquisa e a produção espetáculos baianos inéditos; Mostra Casa Aberta, que leva ao palco cerca de 400 artistas; Mostra Hip Hop, com várias atividades de difusão do estilo, e o Circuito Infantil.

O Vivadança Festival Internacional também foi contemplado com o patrocíno da Oi (através do programa Fazcultura do Governo do Estado da Bahia) e da Caixa, ambos por edital. O evento nasceu no Teatro Vila Velha, em Salvador, no Núcleo Viladança, em 2007. Batizado inicialmente como “Mês da Dança no Vila”, a iniciativa surgiu a partir de uma articulação do Núcleo com grupos que já vinham para a Bahia e queriam apresentar-se no Teatro. Posteriormente, foram incorporadas as apresentações de grupos locais e as demais atividades.

Vivadança Festival internacional
Ano 5
Salvador (BA)
De 1º a 30 de abril

Entrada franca em todas as atividades

Locais
Teatro Vila Velha, Passeio Público, Teatro Castro Alves, Teatro Molière (Aliança Francesa), Teatro do ICBA, Cine-Teatro Solar Boa Vista, Teatro do Irdeb e no Centro Cultural Plataforma.

Companhias e artistas participantes
Internacionais - Cie. Ladainha (França), Cia. Cortocineses (Colômbia), La Intrusa (Espanha)
Solistas: Tanz -Theater Festival (Alemanha, Espanha, Estados Unidos, Israel), Tadashi Endo (Japão), Luis Arrieta (Argentina/Brasil)
Nacionais – Antonio Nóbrega (SP), Cia. TeatroDança Ivaldo Bertazzo (SP), Cia Druw (SP), Cia Virtual (SP), Grupo de Dança 1º Ato (MG), Núcleo Viladança/Cristina Castro (BA)

Direção Artística : Cristina Castro
Patrocínio: Oi; Governo do Estado da Bahia / Secretaria da Fazenda e da Cultura – Programa Fazcultura; Caixa – Governo Federal
Convênio: Fundo Nacional de Cultura – Ministério da Cultura – Governo Federal
Contemplado com o edital do Fondo Iberoamericano de Ayuda Iberescena
Realização: Baobá Produções Artísticas e Teatro Vila Velha

Veja a programação completa e mais informações aqui

Saiba mais
Sobre o Brasil no Fundo Iberescena
Site oficial do Iberescena: http://www.iberescena.org/es