Espetáculo de jazz contemporâneo ‘Weltanschauungen’ estreia na Funarte SP | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialDançaTodas as notíciasEspetáculo de jazz contemporâneo ‘Weltanschauungen’ estreia na Funarte SP

Espetáculo de jazz contemporâneo ‘Weltanschauungen’ estreia na Funarte SP

Coreografia inspirada na obra do filósofo alemão Wilhelm Dilthey aborda a consciência de si mesmo e do mundo

Publicado em 9 de agosto de 2017 Imprimir Aumentar fonte
Grupo Gente Renato Hatsushi
Espetáculo ‘Weltanschauungen’. Foto: Renato Hatsushi.

No dia 18 de agosto, sexta-feira, o espetáculo de jazz contemporâneo Weltanschauungen estreia na Sala Renée Gumiel do Complexo Cultural Funarte SP. A coreografia fica em cartaz até o dia 3 de setembro, sextas e sábados, às 20h, e domingos, às 19h. Os ingressos têm preços populares.

O termo weltanschauungen, criado pelo filósofo alemão Wilhelm Dilthey (1833-1911), remete ao processo psíquico por meio do qual o sujeito ascende à consciência de si mesmo e do mundo. É a cosmovisão, a maneira subjetiva de cada indivíduo ver e entender o mundo, as relações humanas e seu papel na sociedade. O que sustenta nossa percepção é a existência individual, que se afirma – ora pelo pensamento, ora pela ação – em um universo arbitrário e contraditório. A dança é uma das possibilidades de ação e pensamento, guiados não tanto pelo real, exterior e concreto, mas por sua representação subjetiva. Por isso, a cosmovisão de cada bailarino afeta diretamente seu estilo de movimentação.

Concebido, coreografado e dirigido por Tati Sanchis, Weltanschauungen parte da necessidade de estudar pontos de vista diversos, instigada pela intensa convivência com várias pessoas e seus diferentes modos de agir, interagir e reagir. Segundo a coreógrafa: “O desejo de compreender a particularidade de cada ser humano, como ferramenta para facilitar a comunicação e o relacionamento interpessoal, transbordou para a dança e tornou-se mote do espetáculo”. Algumas perguntas conduzem a narrativa: “Por que enxergamos o mundo desta maneira?” “Quais são nossas certezas?” Por que temos tantas certezas?” “Quando deixamos o pensamento a cargo de outros?” “O quanto somos influenciáveis?” “E se, porventura, enxergássemos por um outro viés, por outro ângulo ou de cabeça para baixo?”.

Sala Renée Gumiel – Complexo Cultural Funarte SP
(Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos)

Espetáculo: Weltanschauungen
De 18 de agosto a 3 de setembro. Sextas e sábados, às 20h. Domingos, às 19h.
Ingressos: R$ 30 (meia-entrada: R$ 15) – Cartões não são aceitos
A bilheteria abre uma hora antes do espetáculo e é fornecido um ingresso por pessoa
Duração: 55 minutos
Classificação etária: livre

Ficha técnica:
Concepção, coreografia e direção: Tati Sanchis | Figurinos: Tati Sanchis e Flavio Franzosi | Cenário: Tati Sanchis e Matheus Chaves | Design de luz: Ciça Veronese e Matheus Chaves | Elenco: Giovanna Bertolucci, Jonatan Vasconcelos, Fabiana de Souza, Suelen Pizon, Clara Hornis, Rubens Silva, Daru Liberato e Carolina Baptista | Fotografia: Renato Hatsushi | Apoio: Casa da Dança

Mais informações:
(11) 3662-5177
funartesp@gmail.com