“Vazio das Partes” no Teatro Cacilda Becker (RJ) | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialDançaTodas as notícias“Vazio das Partes” no Teatro Cacilda Becker (RJ)

“Vazio das Partes” no Teatro Cacilda Becker (RJ)

Espetáculo que associa dança a vídeo encerra turnê

Publicado em 25 de junho de 2011 Imprimir Aumentar fonte
Vazio das Partes. Foto: Chan
Vazio das Partes. Foto: Chan

O espetáculo de dança contemporânea “Vazio das partes” encerra sua turnê de circulação nacional no Rio de Janeiro, nos dias 24, 25 e 26/06, no Teatro Cacilda Becker, da Funarte. O projeto da Companhia de Dança GpoEx/SCAR, de Santa Catarina, foi contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Viana 2010. Estão previstos debates após os espetáculos.

As cenas da montagem conectam ideias relacionadas ao tema “o vazio”. Elas associam o movimento de quatro bailarinos a vídeos projetados no palco, que complementam a coreografia – uma das características dos projetos da Companhia. Também são utilizados objetos cênicos, como caixas, com diversos sentidos abstratos e lúdicos, aproveitadas de várias formas, e pantufas nos pés dos bailarinos. “O espetáculo pretende mostrar a imensidão do ser humano; sua busca pela perfeição; sua preocupação com o ‘ter’; sua sensação de vazio ao chegar a um objetivo; e suas frustrações, medos e ansiedades. Também procuramos retratar cenas do cotidiano de pessoas comuns”, define Lisa Jaworski, diretora do grupo.

A base da coreografia foi elaborada por Elke Siedler, professora de dança contemporânea residente da Companhia, a partir de um trabalho de improvisação de solos, duos e conjuntos dos bailarinos do grupo. “A pesquisa do tema ‘vazio’ foi coletiva, em cada ensaio, e através de debates, com a apresentação de textos, e incluiu a seleção criteriosa das cenas e da trilha sonora”, relata Lisa. Ela explica que é característica da linha de trabalho do grupo utilizar cenas, vezes objetivas, outras simbólicas e de apelo sensorial; e que seus bailarinos buscam “transmitir uma sensação de inquietude para o público, para que ele se veja no espetáculo e reflita”.

A Companhia GpoEx/SCAR (Sociedade de Cultura Artística) foi criada no município de Jaraguá do Sul (SC), em 2003, e conta com 12 bailarinos selecionados. O projeto “Vazio das Partes” começou, em 2007, com apresentações em escolas públicas; no ano seguinte, fez parte do projeto Aldeia Sesc do município; em 2009, recebeu o Prêmio Elisabete Anderle, da Fundação Catarinense de Cultura; e, em 2010, com recursos do Fundo Municipal de Cultura de Jaraguá do Sul, circulou por cinco cidades de Santa Catarina. A turnê 2011 passou por Sorocaba e Itu e Piracicaba (SP), Belo Horizonte (MG) e Goiânia (GO). Mais de quatro mil pessoas já assistiram ao espetáculo.

“Vazio das Partes”
Encerramento da turnê de circulação nacional
Rio de Janeiro (RJ)
Com a Companhia de Dança GpoEx/SCAR
Projeto contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2010
24 e 25/06, sexta-feira e sábado, às 20h
26/06, domingo, às 19 horas

Teatro Cacilda Becker (Funarte)
Rua do Catete, 338 – Largo do Machado – Rio de Janeiro (RJ)
Ingressos: R$10. Meia-entrada R$ 5
Telefone: (21) 2265-9933
Realização: Sesi, Sesc Sorocaba, Lisa Jaworski Produções, Companhia De Dança Gpoex e Sociedade de Cultura Artística (SCAR) – SC
Composição Coreográfica: Elke Siedler, Lisa Jaworski e a Cia. GpoEx/SCAR
Direção Artística: Lisa Jaworski
Criação vídeo/imagens: Gilmar A. Moretti
Classificação etária: 10 anos
Duração: 45 minutos
Debates no final dos espetáculos – duração: de 15 a 30 minutos
Mais informações: www.lisajaworski.com.br