Projeto Outras Danças: Brasil ǀ Uruguai ǀ Argentina | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialDançaTodas as notíciasProjeto Outras Danças: Brasil ǀ Uruguai ǀ Argentina

Projeto Outras Danças: Brasil ǀ Uruguai ǀ Argentina

Evento no Rio Grande do Sul, em novembro de 2012, incluiu residências artísticas, mostra de espetáculos e seminário

Publicado em 5 de novembro de 2012 Imprimir Aumentar fonte
Outras Dancas_Espetaculo_Alivio 2. Foto GUTO MUNIZ
Espetáculo "Alívio", com Aretha Maciel e André Rosa (MG) Foto: Guto Muniz

O projeto Outras Danças: Brasil ǀ Uruguai ǀ Argentina – Territórios e Movimentos iniciou suas atividades no dia 6 de novembro de 2012, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre (RS). Idealizada pela Fundação Nacional de Artes – Funarte/ MinC, através de sua Coordenação de Dança, a iniciativa consiste na realização de atividades artísticas e pedagógicas na área de dança, durante o segundo semestre de 2012. Esta edição traz como marca ações comprometidas com a aproximação entre artistas, produtores, críticos, programadores, gestores e governos de diferentes países da América Latina, visando a estabelecer novas possibilidades para a dança, através da formação e da criação de estratégias para diálogo entre os diferentes sujeitos ligados à dança – como artistas, gestores, produtores e técnicos, entre outros.

O Outras Danças tem uma programação diversificada e sempre gratuita. O evento reúne ações que se complementam, a partir de processos criativos e colaborativos, tais como uma mostra, circulação de espetáculos, eventos de discussão políticas, reflexão e geração de conhecimento. São as seguintes as ações desta edição: duas residências artísticas, de 30 dias cada; a Mostra de Solos e Duos; e o II Seminário “Novos Caminhos e Outras Danças na América Latina: Criação, Produção e Gestão”.

O Outras Danças é uma realização da Funarte e da Quitanda das Artes – Agência e Produtora Cultural, com apoio cultural do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio de sua Secretaria do Estado da Cultura; e apoio da Casa de Cultura Mario Quintana e do Instituto Estadual de Artes Cênicas (IEACEN). A iniciativa atende uma demanda específica de aproximar países da América Latina através da sua produção artística – em especial, de dança – a partir da reflexão e proposição de estratégias de estímulo à criação e sua circulação pelo continente. O projeto tem, ainda, como objetivo o fluxo e o desencadeamento de processos culturais, que permitem novos movimentos e novas criações em diversos países. O projeto tem como objetivo trazer novas perspectivas para o cenário artístico nacional e gerar outras maneiras de pensar e fazer dança, fortalecendo os intercâmbios e as relações culturais entre as nações.

Em 2011, o projeto foi realizado em Fortaleza, no Ceará, reunindo interessados do Brasil, Chile e Colômbia, envolvendo, ao todo, 120 profissionais, dentre artistas, técnicos, produtores, palestrantes e gestores, além de ter mobilizado um grande público presente nas atividades.

Outras Danças: Brasil ǀ Uruguai ǀ Argentina
Territórios e Movimentos
1º de outubro a 6 de novembro de 2012
Porto Alegre (RS)

Projeto realizado com o apoio da Funarte

Abaixo, leia mais sobre a programação

Fonte: assessoria de imprensa do Outras Danças

RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS – período: 01/10 a 04/11

As Residências Artísticas do Outras Danças consistem num processo criativo voltado para intérpretes-criadores, bailarinos e coreógrafos que vem proporcionando desde 1º de outubro (até 4 de novembro) o encontro entre diversos criadores do Brasil, acompanhados por criadores do Uruguai e da Argentina. Juntos estreitarem o convívio dentro e fora da dança, pensando e experimentando como a dança e seus discursos podem interferir no corpo, na forma e no resultado de cada criação. Ao todo foram duas residências de 30 dias cada (carga horária de 05 horas diárias), que envolveram 26 artistas brasileiros; uma coordenada pela coreógrafa uruguaia Adriana Belbussi Figueroa e outra pelo coreógrafo argentino Luis Garay.

Ambas as residências despertaram criativos processos para a investigação e o desenvolvimento de trabalhos solos e duos, além de dispararem reflexões e proposições de novas estratégias de articulação voltadas à dança. As inscrições para participação nas residências ficaram abertas para interessados de todo o país e os brasileiros envolvidos foram selecionados a partir de um processo democrático de convocatória e seleção pública.

Entre os meses de agosto e setembro, houve o processo de inscrição e seleção de artistas com atuação em todos os estados brasileiros, convocando-os para as residências artísticas que compõem o Outras Danças. Ao todo, foram 135 inscrições de artistas de 21 estados brasileiros. Para as duas residências, foram selecionados artistas de 11 cidades brasileiras, representando 09 estados da federação (GO, RS, BA, CE, RJ, SC, SP, MG e MS).

Os artistas participantes apresentam na MOSTRA DE SOLOS E DUOS, a partir de 07/11, os trabalhos que foram aprimorados durante a intensa convivência nas residências. Nem todos os trabalhos foram criados nas residências (muitos já vieram no repertório do residente), mas durante o processo receberam contribuições e provocações de todos os participantes. É justamente essa a proposta de colaboração artística presente no cerne das residências do Outras Danças.

MOSTRA DE SOLOS E DUOS – período: 06 a 11/11

Espaço para apresentação, difusão e circulação de espetáculos solos e duos, que partem de temáticas e técnicas variadas para inscrever outras formas de atuação no ambiente da dança. Será o espaço para demonstrações dos aprimoramentos gerados nas residências artísticas coordenadas pelos coreógrafos Luis Garay (Argentina) e Adriana Belbussi Figueroa (Uruguai) e estimulará, assim, processos colaborativos na criação de solos e duos. Além dos artistas participantes nas residências, a Mostra também receberá artistas convidados brasileiros, uruguaios e argentinos, aproximando as nações através da dança e anunciando possíveis desdobramentos futuros entre os artistas dos países envolvidos.

PONTO DE ENCONTRO - de 6 a 11 de novembro, a partir das 22h

Ao final da programação diária, bailarinos, residentes, coreógrafos e criadores se reúnem para compartilhar e relatar suas experiências e impressões, além de celebrar a convivência através do Outras Danças.
Festa de confraternização – dia 10/11 (sábado), a partir das 23h
Local: Casa de Teatro (Rua Garibaldi, 853 – Bairro Independência)

PAPO CAFÉ COM CRIADORES – de 07 a 11/11, das 16h às 18h no Café do Cinema/Usina do Gasômetro (3º andar)

Espaço dedicado aos criadores, para que falem sobre suas obras e processos artísticos, interagindo com artistas e público interessado.  Dia 07/11, às 18h, haverá o lançamento do livro “Arte em Questões”, de Fábio Brazil.

Mais informações, programação completa e programação da Mostra de Solos e Duos, no site do evento:
http://www.outrasdancas.com.br/