‘Com Passo Sincopado’: Antonio Nóbrega apresenta aula-espetáculo sobre a dança brasileira | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialDançaTodas as notícias‘Com Passo Sincopado’: Antonio Nóbrega apresenta aula-espetáculo sobre a dança brasileira

‘Com Passo Sincopado’: Antonio Nóbrega apresenta aula-espetáculo sobre a dança brasileira

Artista fala sobre o processo de produção da obra, no Instituto Brincante, neste sábado, dia 25

Publicado em 22 de novembro de 2017 Imprimir Aumentar fonte
Antonio Nobrega. Foto: Sílvia Machado
Antonio Nobrega. Foto: Sílvia Machado

O artista e pesquisador Antonio Nóbrega apresenta, neste sábado (25), no Instituto Brincante, em São Paulo, a aula-espetáculo Com Passo Sincopado – Em busca de uma linguagem brasileira de dança. O projeto, contemplado pela Fundação Nacional de Artes – Funarte/ Ministério da Cultura no Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna/2014, relata o processo de assimilação das danças populares brasileiras e das práticas formais de dança. A proposta da aula-espetáculo é apresentar ao público reflexões elaboradas ao longo de vários anos de dedicação e estudo da dança. O evento será realizado no Instituto Brincante, Vila Madalena, em São Paulo, às 17h.

Misto de narrativa biográfica, cartilha pedagógica, história e interpretação cultural, Com Passo Sincopado – Em busca de uma linguagem brasileira de dança traz a gênese das danças e manifestações cênicas de expressiva presença corporal e realiza uma viagem de apresentação pelas principais linguagens de dança codificadas existentes no ocidente e no oriente.

O livro, que deve ser lançado no próximo ano, será ilustrado por um CD e um DVD. Na aula-espetáculo, Nóbrega terá a companhia dos bailarinos e amigos Alisson Lima, Antônio Meira e Letícia Doretto e apresentará passos, movimentos, vídeos, fotos e músicas. “O que denomino de dança brasileira se situa numa espécie de linha imaginária que procura equilibrar, de modo complementar e não conflituoso, o que de melhor teriam a cultura ocidental e a popular”, esclarece Nóbrega.

Sobre Antonio Nóbrega – Nascido em Recife, começou a estudar violino aos 8 anos. Em 1971, Ariano Suassuna convidou-o para integrar o Quinteto Armorial. A partir daí, passou a estudar o universo da cultura popular e a criar espetáculos de teatro, dança e música nela referenciados. Entre eles: Brincante, Segundas Histórias, O Marco do Meio Dia, Figural, Na Pancada do Ganzá, Madeira Que Cupim Não Rói, Pernambuco Falando para o Mundo, Lunário Perpétuo, Nove de Frevereiro, Naturalmente, Húmus, entre outros. Recebeu diversos prêmios, entre eles o Shell de Teatro, o Tim de Música, APCA, Mambembe, Conrado Wessel, Governador do Estado de São Paulo.

Com seus espetáculos, o artista tem viajado pelo Brasil e outros países. Recebeu duas vezes a Comenda do Mérito Cultural. Tem doze CDs gravados e três DVDs. Em novembro de 1992, fundou com Rosane Almeida – atriz, bailarina e sua esposa – o Instituto Brincante, em São Paulo. Em 2014, o cineasta Walter Carvalho realizou o longa-metragem Brincante, dedicado à sua trajetória artística.

Serviço:

Aula-espetáculo: Com Passo Sincopado – Em busca de uma linguagem brasileira de dança

Data: 25 de novembro de 2017, sábado
Horário: 17h
Local: Instituto Brincante
R. Purpurina, 412 – Vila Madalena, São Paulo – SP

Duração: 180 minutos
Faixa etária: livre
Entrada gratuita: distribuição de senhas com uma hora de antecedência
Informações: (11) 3816-0575