Início do conteúdo
Notícias Brasil, Bélgica e República Tcheca em coproduções, no Cacilda Becker

Funarte Notícias

Publicado em 31 de janeiro de 2019

Brasil, Bélgica e República Tcheca em coproduções, no Cacilda Becker

Teatro da Funarte recebe 'Remonta', do luso-brasileiro Renan Martins, até dia 3 de fevereiro

Brasil, Bélgica e República Tcheca em coproduções, no Cacilda Becker Esqu.: “Replay”. Dir.: “Glory”.

A Fundação Nacional de Artes – Funarte apresenta, em seu Teatro Cacilda Becker, a coreografia Remonta, do luso-brasileiro Renan Martins. A peça reúne as novas versões das peças Glory e Replay. A temporada é de quarta-feira a domingo, às 19h30, até dia 3 de fevereiro.

Os trabalhos foram desenvolvidos em coproduções internacionais do Brasil com a República Tcheca e com a Bélgica. Glory é um duo com trilha de Gasper Piano (Bélgica). Já Replay foi desenvolvido agora em versão brasileira, foi originalmente criado para o Teatro Ponec, em Praga (República Tcheca). Para o autor, criar essas novas versões representou uma oportunidade de o revisitar o processo criativo das duas obras.

O Teatro Cacilda Becker é dedicado às diversas expressões da dança.

Sobre Glory

Glory foi concebido em parceria com Gasper Piano, compositor e instrumentista do Artesis – Conservatório Real de Antuérpia e do deSingel – Campus Internacional de Artes, na Bélgica. Na versão Remonta, as bailarinas Rafaela Sahyoun e Daniela de Moraes se entregam a um “ritual” de movimento constante. Ao longo da experiência, as intérpretes expressam a intensificação de suas necessidades de “pertencer, de apoiar e de ser apoiado. Assim, revelam “formatos mais primais de interação humana”. Segundo Piano, “Glory propõe conexão como a razão do existir.

Ficha técnica
Coreografia – Renan Martins/Intérpretes: Daniela de Moraes e Rafaela Sahyoun/ Ensaiadora – Luana Bezerra/ Trilha Original – Gasper Piano/ Figurino – Widke Storkan/ Designer de Luz – Dominique Pollet/ Produção – Sekola Artes Performativas (Portugal) Luana Bezerra e Iolanda SInatra (São Paulo e Rio de Janeiro)/ Apoio – Artesis Conservatory of Antwerp, deSIngel, Warande, Teatro de Conteiner Mungunzá, Tentáculo de Dança, Central da Dança, Saia pra Santa

Sobre Replay

O tema de Replay é “a potencialidade da expectativa; o abismo entre ação e reação – o gerador de decepção e de satisfação”. Na obra, os intérpretes se movem como se seus corpos carregassem múltiplas histórias, mistérios e traumas. “Juntos, eles criam um espaço que é igualmente trágico e cômico, romântico e sexual, absurdo e narrativo”, descreve a produção. Originalmente criado em parceria com companhias da República Tcheca ME-SA, danceWatch e Alta,  e Alemanha – Lofft, Replay estreou em 2017, nos palcos do prestigiado teatro Ponec, na capital Praga.

Ficha técnica
Coreografia – Renan Martins/ Interpretes (Versão Brasileira) Artur Hiroyuki, Daniela de Moraes, Fernanda Verardo, Rafaela Sahyoun

Remonta | Glory & Replay
de Renan Martins

De 30 de janeiro a 3 de fevereiro de 2019
De quarta-feira a domingo, às 19h30
Ingressos: R$ 30. R$15 meia-entrada

Teatro Cacilda Becker
Rua do Catete, 338 – Largo do Machado , Rio de Janeiro (RJ)
(21) 2265-9933
Espaço da Fundação Nacional de Artes – Funarte
Mais informações: danca@funarte.gov.br