As receitas e dúvidas da arte contemporânea coreografadas | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialDançaTodas as notíciasAs receitas e dúvidas da arte contemporânea coreografadas

As receitas e dúvidas da arte contemporânea coreografadas

Espetáculo de dança que estreia em Curitiba (PR) reúne artistas que vivem no Brasil, na França e no Líbano

Publicado em 15 de junho de 2012 Imprimir Aumentar fonte
"Receitas e dúvidas". Foto: Leco de Souza
"Receitas e dúvidas". Foto: Leco de Souza

O espetáculo “Receitas e Dúvidas”, contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2011, estreia em 15 de junho, sexta-feira, no Teatro José Maria Santos, em Curitiba, em uma temporada de nove dias.

Os criadores são Gustavo Bitencourt, que mora em Curitiba, Sheila Ribeiro, que vive entre Florianópolis, São Paulo e Beirute, capital do Líbano e Wagner Schwartz, cuja residência é ora no Brasil, ora na França. Eles apostam em questões provocadoras, começando pelo título. Isto é feito para que a obra atinja não somente o público habitual de dança contemporânea, mas um grupo maior de pessoas. Afinal, o principal propósito da peça é intensificar o relacionamento com o público. “A palavra receita pode significar receita de cozinha, receita nas finanças, receita de um remédio… “Receita” é método, padrão, procedimento e energia potencial”, explica Sheila. Apesar disso, o foco do trabalho não está na ideia de “receita”, nem tampouco na de “dúvida”, mas sim na relação entre elas. Este caminho levou os artistas a temas diversos. “Falamos sobre cinema; entramos a fundo em questões humanas, atingidas, pelo teatro, artes visuais, moda e, também, em questões ordinárias que podem ser discutidas em festas, bares, boates”, conta Wagner.

Os autores dizem que, ao idealizar a obra, partiram da ideia sincera de que ela não seria apenas projeto elaborado para ganhar um edital, mas sim um espetáculo que eles gostariam muito de criar, de fato, por questões pessoais e artísticas. Gustavo, Sheila e Wagner crêem que, foi isso mesmo que rendeu a eles o Prêmio Funarte Klauss Vianna. “Procuramos novos jeitos de produzir e compartilhar arte, que façam diferença e contribuam para pesquisas de outros artistas” diz Gustavo. Wagner completa: “Queremos propor uma forma de diálogo com esse ‘outro’ que está próximo, sem sermos simplistas – mas convencidos de que esse ‘outro’ é inteligente e quer cultura”. Segundo o artista, o diálogo com a figura do “outro” esteve presente em todo o processo de trabalho do grupo. “Logo, esperamos que, no mínimo, ele consiga estar conosco em cena”. completa Wagner.

Mesmo vivendo em cidades distantes umas das outras, o projeto fez com que os artistas convivessem intensamente. “O trabalho exigiu de cada um mais do que ideias originais” diz o grupo. Sheila e Wagner tiveram que se mudar para Curitiba, onde vive Gustavo, e alugar, na cidade, um apartamento, por temporada, para essa criação. “Com isso, concluímos o plano de fazer algo que proponha outras formas de vida para os próprios artistas envolvidos e para o público”. A estadia serve, ainda, de fonte de inspiração para o espetáculo.

“Receitas e Dúvidas”

Projeto contemplado com o Prêmio Funarte Klauss Vianna 2011

Criação e atuação: Gustavo Bitencourt, Sheila Ribeiro e Wagner Schwartz

Local: Teatro José Maria Santos
Endereço: Rua 13 de Maio, 655, Curitiba/PR)

Datas: 15 de junho a 1 de julho (sexta a domingo, 20h)
Ingressos: R$10 e R$5 (meia entrada)

Mais informações: www.facebook.com/receitaseduvidas
Tel. – produção: (41) 8854-7672