Início do conteúdo
Notícias Artistas do Brasil e de outros três países vão participar da residência ‘A Reinvenção do Cabaré’

Funarte Notícias

Publicado em 17 de maio de 2018

Artistas do Brasil e de outros três países vão participar da residência ‘A Reinvenção do Cabaré’

Projeto do coletivo curitibano Selvática Ações Artísticas foi contemplado pelo Iberescena, programa de apoio às artes cênicas ibero-americanas formado pelo Brasil e outros treze países

Artistas do Brasil e de outros três países vão participar da residência ‘A Reinvenção do Cabaré’

Nove artistas do Brasil, Argentina, Colômbia e México foram selecionados para participar da residência A Reinvenção do Cabaré, que será realizada de 30 de julho a 19 de agosto, em Curitiba (PR). O projeto idealizado pelo coletivo Selvática Ações Artísticas, com sede na capital paranaense, foi contemplado pelo Programa Iberescena na categoria Apoio a Centros Ibero-Americanos de Criação Cênica em Residência. A Fundação Nacional de Artes – Funarte é a instituição que representa o Brasil no programa, composto por outros 13 países: Argentina, Bolívia,Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, México, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai.

Uma das principais referências do estudo do cabaré como linguagem no Brasil, a Casa Selvática decidiu abrir espaço para que outros artistas tivessem a oportunidade de aprofundar as questões que envolvem a “Reinvenção do Cabaré”. A proposta é que tais artistas dividam o mesmo espaço de residência e desenvolvam projetos individuais e coletivos através do intercâmbio e troca efetiva entre as diferentes linguagens das variedades.

A convocatória contou com mais de 50 inscritos de nove países diferentes – Brasil, Espanha, Argentina, México, Colômbia, Peru, Equador, Chile e El Salvador. Os nove artistas selecionados pesquisam e fomentam o cabaret pelo mundo. São eles: Nadia Granados, de Bogotá, Colômbia; Montserrat Ángeles Peralta, da Cidade do México, México; Patricio Ruiz, de Buenos Aires, Argentina; e os brasileiros Maria Tuti Luisão, de Salvador (BA); Elisa Nunes, de Belo Horizonte (MG); Cesar Almeida, Rubia Romani e Vinicius Sopes, os três de Curitiba (PR).

Saiba aqui quem são os artistas selecionados

Como mostra final do projeto de residência será realizada uma edição do Cabaré Voltei – versão brasileira, traduzida, antropófaga, queer, latino-americana e contemporânea daquele que foi um dos mais importantes espaços das vanguardas modernas, o Cabaret Voltaire – evento que o coletivo realiza desde 2015.

A seguir, a carta divulgada pelo coletivo sobre o resultado da convocatória:

Carta da Comissão

O cabaré se reinventa sempre que é feito porque hackeia aquilo que toca, transforma, brinca e burla. Filho bastardo das vanguardas históricas, associado à boemia e à precariedade, é hoje um dos formatos que propicia uma arte de resistência em diferentes contextos ibero-americanos.

Recebemos um total de 57 inscritos de nove países diferentes (Brasil, Espanha, Argentina, México, Colômbia, Peru, Equador, Chile e El Salvador) e ficamos muito felizes em poder conhecer tantos artistas interessados na pesquisa do Cabaré e suas interfaces.

Ao selecionar os artistas desta edição, atentamos para toda essa diversidade, que não é apenas geográfica. Buscamos artistas que já desenvolvem um exercício de reinvenção do cabaré, seja no teatro, dança, performance art ou nas artes híbridas; artistas que, em diferentes contextos, constroem espaços de pesquisa e de experiência e tomam frente a iniciativas/mostras/espaços/cabarés em suas cidades e países, criando aberturas não só para seus trabalhos individuais mas também para a formação e intercâmbio com outros artistas.

Infelizmente, contamos com um orçamento reduzido para convidar o número de artistas que gostaríamos, em especial dos países mais distantes. Entretanto, foi possível aumentar uma vaga para artistas brasileiros e também criamos uma nova forma de participação para três artistas da cidade de Curitiba. Que essa seja apenas mais uma das tantas formas de se construir redes artísticas cabareteiras e que essas se proliferem pelo mundo!

Cabareteiros do Mundo Todo, Uni-vos!

Comissão de seleção dos projetos:
Gabriel Machado, Leo Bardo, Leonarda Glück, Marina Viana, Matheus Henrique, Ricardo Nolasco e Semy Monastier.

Mostra Final – Cabaré Voltei
Dia 19 de agosto

Casa Selvática
Rua Nunes Machado, 950 – Curitiba (PR)
www.selvatica.art.br