A dança se funde à fotografia de Francesca Woodman | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialDançaTodas as notíciasA dança se funde à fotografia de Francesca Woodman

A dança se funde à fotografia de Francesca Woodman

Sexta e sábado às 20h e domingo às 19h, no Teatro Cacilda Becker (RJ), Funarte recebe 'A Pequena morte', de Lavínia Bizotto, espetáculo que une elementos de dança, teatro e artes plásticas

Publicado em 20 de julho de 2017 Imprimir Aumentar fonte
A Pequena Morte 1
Lavínia Bizzotto. Foto: Alexandre Maia

Correção: o horário do espetáculo no domingo é às 19h, não às 21h, como antes divulgado nesta página.

Nos períodos de 21 a 23 e de 28 a 30 de julho, fica em cartaz no Teatro Cacilda Becker – espaço da Funarte no Rio de Janeiro –, um projeto de dança inspirado na obra fotográfica da norte-americana Francesca Woodman (1958 – 1981): A Pequena morte. Contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2014, a proposta de Lavínia Bizotto e Alexandre Maia traz para o Rio um espetáculo solo, com ingressos a preços populares e uma oficina gratuita.

Partindo das fortes emoções despertadas pela fotografia de Woodman, o espetáculo leva aos palcos os temas da exploração do corpo humano, da feminilidade, da identidade humana e da morte. Elaborada a partir de uma pesquisa de movimentos, a cena busca retratrar através da dança, do teatro e das artes plásticas, processos visíveis e ocultos de “transformação do sujeito feminino”; atraindo o olhar do espectador para o cotidiano, mas também com evidência numa lógica surrealista.

A oficina será ministrada pelos autores, no dia 22/07 das 14h às 16h, também no Cacilda Becker. Inscrições podem ser realizadas através do e-mail edsonbeserra@gmail.com.

Ao conceber o projeto A Pequena morte, a goiana radicada no Rio de Janeiro, Lavinia Bozotto, e Alexandre Maia buscaram realizar uma fusão com os trabalhos da fotógrafa. A obra é, ainda, uma experiência com o universo de busca da revelação de “um corpo que é atravessado pelo tempo, pela delicadeza e força, pela dor e sensualidade e por suas próprias memórias como artista e mulher.

Sobre Lavinia Bizzotto

Lavinia Bizzotto é bailarina, coreógrafa e diretora de movimento. Goiana, radicada no Rio de Janeiro, tem produzido obras coreográficas com destaque nacional; e participado como intérprete de produções cinematográficas nos maiores festivais de Dança de todo o país. Iniciou sua carreira na década de 90, no elenco da Quasar Cia. de Dança, onde teve seu trabalho como intérprete reconhecido pelos principais críticos da área. Coreografou grupos de circo, dança e teatro, tendo seu talento reconhecido e requisitado também fora do Brasil. Atualmente desenvolve, em parceria com diretores renomados, um trabalho de direção de movimento em grandes produções pra TV e teatro. Nomes como Renato Vieira, Vanessa Macedo, Edson Beserra, Coletivo Irmãos Guimarães, Guilherme Leme, Intrépida Trupe, Michel Mellamed e Tânia Lamarca fazem parte do histórico da artista.

Projeto A pequena morte

Contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2014

RJ
Solo de dança com Lavínia Bizzotto
Oficina com Lavínia Bizzotto e Alexandre Maia

Espetáculo
Concepção: Lavínia Bizzotto e Alexandre Maia
19 a 23 e 26 a 30 de julho, de sexta-feira a domingo
Horários: sexta-feira e sábado às 20h. Domingos, às 19h
Ingressos: R$ 20. Meia-entrada: R$ 10

Classificação etária: 18 anos
Duração: 45min

Oficina
Dia 22/07 das 14h às 16h
Inscrições através do e-mail: edsonbeserra@gmail.com

Ficha Técnica/artística
Direção, coreografia e interpretação: Lavinia Bizzotto
Concepção: Lavinia Bizzotto e Alexandre Maia. Parceria coreográfica e colaboração dramatúrgica: Vanessa Macedo. Colaborador artístico: André Liberato. Figurino: Lavinia Bizzotto e Flávio Sousa. Desenho original de luz: Emmanuel Queiroz. Direção musical, fotos e vídeos: Alexandre Maia. Participação especial na Trilha Sonora: Daniela Moraes (Voz). Professor de dança contemporânea: Felipe Padilha. Coordenação de produção: Edson Beserra/Composto de Ideias. Identidade Visual e Projeto Gráfico: Marcos Buiati. Estruturação do projeto: Cristiana Giustino

Mais informações: produção – edsonbeserra@gmail.com

Mais informações sobre o Teatro Cacilda Becker
Coordenação de Dança – Centro de Artes Cênicas – Funarte
danca@funarte.gov.br