‘Dança às 12h30’: nova temporada começa dia 13 no Teatro Cacilda Becker, no Rio | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialDançaTodas as notícias‘Dança às 12h30’: nova temporada começa dia 13 no Teatro Cacilda Becker, no Rio

‘Dança às 12h30’: nova temporada começa dia 13 no Teatro Cacilda Becker, no Rio

Bailarinos do Theatro Municipal e da Cia Brasileira de Ballet participam das apresentações gratuitas de trechos de ‘A Bela Adormecida’

Publicado em 8 de setembro de 2017 Imprimir Aumentar fonte
Projeto ‘Dança às 12h30′ – Foto S. Castellano
Projeto ‘Dança às 12h30′ – Foto S. Castellano

Depois do sucesso da primeira temporada, o projeto Dança às 12h30, da Fundação Nacional de Artes – Funarte, leva ao público, a partir de 13 de setembro, sua nova programação. Com a participação de bailarinos do Theatro Municipal do Rio e da Cia Brasileira de Ballet, serão apresentados trechos do balé A Bela Adormecida, do compositor russo Tchaikovsky.

Os espetáculos, com entrada gratuita, são sempre às quartas, quintas e sextas, na hora do almoço (12h30), no Teatro Cacilda Becker, no Largo do Machado, Zona Sul da cidade, até o dia 6 de outubro.

Entre os trechos apresentados estão: Chapeuzinho Vermelho, Gato de Botas, Cinderela, Pássaro Azul e Polonaise Final. Eles fazem parte do terceiro ato do balé, quando o castelo é preparado para a celebração do casamento da princesa Aurora e personagens de vários contos de fadas vão à festa homenagear o casal.

Os trabalhos são assinados por coreógrafos do Municipal e a curadoria é de Ana Botafogo e Cecília Kerche, ambas diretoras do Corpo de Baile do tradicional teatro do Rio. A duração dos espetáculos é de 50 minutos e o público deve retirar as senhas para a entrada, na bilheteria, uma hora antes da apresentação.

Nesta segunda temporada, integram o elenco os primeiros bailarinos do Theatro Municipal Claudia Mota, Filipe Moreira e Diego Lima, além da Cia Brasileira de Ballet, com Alicia Pitangueiras, Alicia Saul, Isamara Mattos, Mariana Gonçalves, Verônica kawagushi, Ana Flávia Alvim, Diovani Cabral, Ghabriel Gomes, José Ailton, Jhonata Felipe, Owdrim Kaew e Rafael Lima.

Realizado pelo Centro de Artes Cênicas da Funarte, o projeto Dança às 12h30 tem como objetivo ampliar o acesso às artes e aproximar cada vez mais o público das obras do repertório clássico do balé. “A iniciativa visa a beneficiar os amantes da dança clássica e os futuros bailarinos. Assistir balé em horário alternativo é sempre uma alegria renovada”, destaca Ana Botafogo. Para o presidente da Funarte, Stepan Nercessian, “através de programas como esse, a Fundação cumpre o seu papel de oferecer ao público arte de qualidade em seus espaços. Afinal, essa é a missão dos teatros, salas e galerias da instituição”.

Dança às 12h30
Espetáculos de dança clássica

Programação
De 13 de setembro a 6 de outubroQuartas, quintas e sextas, às 12h30

Trechos de A Bela Adormecida (Tchaikovsky)
- Chapeuzinho Vermelho
- Gato de Botas
- Cinderela
- Pássaro Azul
- Polonaise Final

Participações:
Claudia Mota
– Primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Filipe Moreira
– Primeiro bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Diego Lima
– Primeiro bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Cia de Brasileira de Ballet
12 bailarinos ( Alicia Pitangueiras – Alicia Saul – Isamara Mattos – Mariana Gonçalves – Verônica kawagushi – Ana Flávia Alvim – Diovani Cabral – Ghabriel Gomes – José Ailton – Jhonata Felipe – Owdrim Kaew e Rafael Lima)

Duração: 50 minutos
Entrada gratuita

*Distribuição de senhas uma hora antes

Local: Teatro Cacilda Becker
Rua do Catete, 338, Largo do Machado – Rio de Janeiro (RJ)
(21) 2265-9933

Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte
Curadoria: Ana Botafogo e Cecília Kerche