Listagem Espaços

Informe o estado:   

Nome
Espaço
Patrimônio
Cidade
Telefone 1
Email
Histórico
Estado
Teatro


Auditório
Teatro
Sala de Vídeo
Espaço Alternativo
Auditório
Teatro
Sala de Vídeo
Espaço Alternativo
Auditório
Teatro
Sala de Vídeo
Espaço Alternativo
Auditório
Teatro
Sala de Vídeo
Espaço Alternativo
Auditório
Teatro
Sala de Vídeo
Espaço Alternativo
Auditório
Teatro
Sala de Vídeo
Espaço Alternativo
Auditório
Teatro
Sala de Vídeo
Espaço Alternativo
Auditório
Teatro
Sala de Vídeo
Espaço Alternativo
Auditório
Teatro
Sala de Vídeo
Espaço Alternativo
biyhoiaq
Auditório
Teatro
Sala de Vídeo
Espaço Alternativo
555-666-0606
sample@email.tst
AC
Café Teatro das Marias
Teatro
privado
FORTALEZA
(85) 3219-4939
valtaper@oi.com.br
O Café Teatro das Marias é a realização de um sonho da coreógrafa Valéria Pinheiro, que tem a frente a Cia. Vatá. Um espaço de trocas de saberes, fazeres e sonhos.
CE
CAFE TEATRO DAS MARIAS
Teatro
Privado
FORTALEZA
(85) 3219-4939
valtaper@oi.com.br
Fundado pela gestora cultural e coreografa da Cia Vata em 2006, o Cafe Teatro das Marias logo ocupou um lugar de destaque na comunidade da praia de Iracema, e em poucos meses fazia parte dos enderecos culturais alternativos de Fortaleza.
Abriga alem da Cia Vata, outros coletivos artisticos, e semanalmente abre suas portas pra difusao de artes-cenicas, musica e cinema.
CE
Cafe Teatro das Marias
Teatro
Prova do
Fortaleza
(85) 3219-4939
valtaper@oi.com.br
O Cafe Teatro das Marias foi Fundador Em 2006 por Valeria Pinheiro, pra server de Residência a sua CIA de danca, a CIA Vata, mas ja Em 2006, se torn ou um Espaço cultural de importancia pra Comunidade Cearense, agregandovalores PROJETOS de formacao e diffusion e barriga do outros coletivos Artísticas. 
CE
Casa Cultural Tony Petzhold
Teatro
Espaço Alternativo
Privado
Porto Alegre
(51) 3268-9669
casaculturaltonypetzhold@gmail.com
O casarão da Av Cristóvão Colombo 400,  abrigou a primeira escola de dança da capital gaúcha. A escola de bailados clássicos Tony Petzhold inaugurou na década de 1950 e mesmo após seu falecimento  a casa continuou a ser um espaço de múltiplas artes. Dança, teatro, artes plásticas, performance, fotografia, cerâmica e escultura são algumas das atividades contempladas no espaço inaugurado sob direção de Thaís Petzhold e Didi Pedone em 2013.
RS
Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro
Auditório
Teatro
Sala de Vídeo
Espaço Alternativo
Municipal
RIO DE JANEIRO
(21) 2570-1247
ccoreografico@gmail.com
 

O Centro Coreográfico é um equipamento urbano de cultura da Prefeitura do Rio, dedicado ao desenvolvimento da dança em todo o município. Os seus principais objetivos são: dar suporte para grupos, artistas e companhias emergentes; multiplicar o acesso a arte do movimento a crianças, adultos, idosos e portadores de necessidades especiais e a reconstruir conceitos da dança contemporânea em parceria com os centros de pesquisa de dança das universidades públicas e particulares.


O prédio que abriga o Centro, uma antiga fábrica de cerveja tombada pelo patrimônio histórico municipal, foi totalmente restaurado e adaptado internamente para atender as necessidades da dança, que nele encontrará todas as condições técnicas de apresentação e desenvolvimento. Com o objetivo de ampliar a oferta cultural para as Zonas Norte e Oeste, incentivando a descentralização da cultura e revitalização dos bairros do Rio. O Centro Coreográfico do Rio viabiliza a integração da dança com outras artes e áreas do pensamento, fazendo assim com que a dança no Brasil e no exterior se desdobre em diálogos pertinentes entre si e com a população da Cidade do Rio de Janeiro.


RJ
CENTRO DE ARTE SAVASSI
Espaço Alternativo
PRIVADO
BELO HORIZONTE
(31) 2531-0799
casadeartesavassi@gmail.com

casa – Centro de Arte Savassi, é o mais novo espaço artístico de Belo Horizonte, criado para atender a sua exigência em excelência, trazendo até você o melhor dos segmentos de dança, teatro e música.

Aqui você encontra diversas opções de danças, para profissionais, aspirantes, amadores de qualquer idade e crianças. Além disso, o casa ainda conta com a parceria da escola de teatro do Galpão Cine Horto – Centro Cultural do Grupo Galpão, e de música e teatro musical com coordenação da DrammAto.

A Escola foi criada, e será dirigida por profissionais que estão ativos no mercado, o que a torna sempre atual e dinâmica, com opções exclusivas de intercâmbios com artistas renomados.

A ideia é desenvolver um artista completo. “Queremos criar um aluno pensador e lapidar os talentos individuais. Com caráter quase artesanal, vemos cada um de maneira isolada, trabalhando assim as necessidade individuais”, explica Danielle Ramalho, diretora do centro de arte.

MG
CENTRO DE ARTES E CULTURA POETA MANUEL BANDEIRA
Espaço Alternativo
PREFEITURA MUNICIPAL DE IGARASSU
(81) 3543-0435
AGENDACULTURALDEIGARASSU1@GMAIL.COM

centro de Cultura maria Torres Gonçalves
Auditório
Teatro
Sala de Vídeo
Espaço Alternativo
privado
Unai
(38) 9942-7473
cesarjuniordasilva@bol.com.br

MG
Centro Etlco Cultural Gastronomico ^Burro-Voador^
Auditório
Teatro
Sala de Vídeo
Espaço Alternativo
privado
Taquaritinga
(16) 3252-3260
jt-carvalho@hotmail.com
    O Centro Etilico Cultural Gastronomico ^Burro-Voador^ foi ciado em 1997 com a intençao de incentivar e divulgar a arte e a cultura na cidade de Taquaritinga-SP e regiao.Desde entao,abriu espaço para apreesentaçoes de bandas, grupos de dança e de teatro,apresentaçoes de curtas (produçao independente) e afins.
SP
CRIS E CADU ESTÚDIO DE PILATES E DANÇA DE SALÃO LTDA-ME
Espaço Alternativo
PRIVADO
BELÉM
(91) 3357-2758
MCANDRA @HOTMAIL.COM
A idealização do espaço Cris e Cadu de PIlates e Dança de Salão deu-se a parti da conversação de dois amigos que praticavam Pilates e dança de salão, em busca de dançar com arte, beleza e prazer e ainda que tiveram na técnica do método de Pilates a qualidade de vida.
PA
Diversão & Arte Espaço Cultural
Teatro
Sala de Vídeo
Espaço Alternativo
privado
JUIZ DE FORA
(32) 3213-0931
contato.diversaoearte@gmail.com

Funcionando em Juiz de Fora há 2 anos, o Diversão & Arte Espaço Cultural faz um trabalho que visa principalmente à profissionalização e à formação da classe da dança e do teatro na cidade.

 

 

 

O espaço, no entanto, se mostra versátil e aberto às mais diversas propostas, oferecendo regularmente atividades e eventos nas áreas de dança, teatro, música e artes visuais.

 

Em setembro de 2008 concluímos a construção do Teatro do Espaço, uma nova sala de apresentações na cidade de Juiz de Fora – MG. Com esse passo inauguramos também uma nova fase, ampliando nossas possibilidades de ação.

 

Com capacidade para 100 pessoas nas arquibancadas, o Teatro do Espaço é um espaço alternativo que pode ser configurado de acordo com cada proposta de apresentação.

 

A inauguração aconteceu com o espetáculo Essa Noite Mãe Coragem (cia de teatro ZAP 18 – BH), através de parceria firmada com a Rede Teia (BH).

 

Desde então, através de parceria com o Festival  Nacional de Teatro de Juiz de Fora, tivemos apresentações da Cia 3meia9 (JF), da Cia Adversa (JF) e do Improvável – Núcleo de Estudos do Improviso (JF), pela Mostra Teatro do Espaço, além da oficina Improvisação Cênica (Cia Adversa).

 

Através de parceria com o FID (Fórum Internacional de Dança – BH) e com o Festival Panorama de Dança (RJ), recebemos as artistas Federica Folco (Uruguai) e Josie Cárceres (Equador), que apresentaram os trabalhos Maravillosa e o No tan solo, além de ministrarem a oficina Estratégias de Colaboração.

 

Também através de parceria, desta vez com o festival 1, 2 na Dança (BH), recebemos a bailarina Marise Dinis (BH) que ministrou uma oficina de Dança Contemporânea e Improvisação a alunos integrantes do CEM (Centro de Educação do Menor – Prefeitura de Juiz de Fora).

 

Recebemos além desses diversos outros artistas com produções independentes de várias cidades do país.

 

MG
ekeucgew
Auditório
Teatro
Sala de Vídeo
555-666-0606
sample@email.tst
AC
Elaine dos Santos da Cruz
Espaço Alternativo
municipal
ITACURUSSA
(21) 3789-4257
elaidance@yahoo.com.br

RJ
espaço artístico gabriela de almeida
Espaço Alternativo
privado
mesquita
(21) 3036-5693
aziza.gaby@gmail.com

RJ
espaço cultural yaguara
Espaço Alternativo
privado
maraba
(94) 3012-2490
claudyo_mba@hotmail.com
CIA DE DANÇA DE MARABÁ, COM O PRINCIPAL OBJETIVO DE MANTER VIVO E PROPAGAR O FOLCLORE LOCAL E REGIONAL, OCUPANDO JOVENS E ADULTOS NO MEIO CULTURAL, COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO FÍSICO, MENTAL E SOCIAL EM HARMONIA, PROPORCINANDO CONDIÇÕES IDEAIS PARA FORMAÇÃO GLOBAL DE UM CIDADÃO DE BEM.
PA
Espaço Quasar
Espaço Alternativo
privado
GOIANIA
(62) 3251-5580
quasar@quasarciadedanca.com.br

O Espaço Quasar é um centro cultural sediado em Goiânia, que hospeda a Quasar Cia de Dança e um núcleo de pesquisa e criação em artes cênicas e dança (Quasar Jovem), a Escola Quasar de Dança, um centro de documentação (teatro e dança) e um café.

 

 Em 2003, quando completou 15 anos, a companhia decidiu ampliar suas ações, criando novas formas de se aproximar de seu público, através do Espaço Quasar. Um espaço físico alugado, mas completamente reformado pela Cia para ser um centro cultural, um espaço de produção, exibição e reflexão dos mais diversos aspectos da arte contemporânea.

 

 O Espaço Quasar conta com duas salas, uma delas equipada para a montagem de espetáculos de pequeno porte. Esses espaços estão à disposição de grupos profissionais ou em fase de profissionalização interessados em ocupar as salas para ensaios regulares. O agendamento é feito na secretaria da Escola e fica subordinado ao calendário aulas e eventos do Espaço Quasar.

 

 O Espaço Quasar iniciou suas atividades no final de 2002, abrindo a programação com o ciclo de vídeodança “Forward Motion”, promovido pelo Instituto Itaú Cultural. Nos primeiros meses de atividades, realizou workshops com os pesquisadores Luciane Xavier, Sônia Mota e Giovane Aguiar. Além das aulas abertas de Pilates, Soltura Corporal e Antropologia do Movimento, promoveu também, através da Escola de Arte Contemporânea, um Encontro Performático que reuniu a pós-doutora em dança pela USP, Cássia Navas, e 10 grupos locais. Novamente em parceria com o Instituto Itaú Cultural, o Espaço Quasar recebeu as intérpretes Cristina Moura, Lu Favoreto e Paula Águas em workshops e apresentações, na Sala/Teatro Julson Henrique, durante os meses de setembro e outubro. E daí em diante novas ações vêm sendo realizadas como:

 

 -      1ª, 2ª, 3ª e 4ª Edição do evento chamado Mostra de Dentro com apresentações artísticas e workshops de diversos profissionais;

 

-       I e II Encontro do Núcleo de Pesquisa em Artes Cênicas do Espaço Quasar;

 

-       Projeto Conhecendo as Artes;

 

-       Brincantes da Dança – Oficina de dança para crianças;

 

-       Jam Sessions;

 

-       Cursos, palestras e seminários;

 

-       Apresentações da Quasar, da Desvio e do NP;

 

-       Apresentações de grupos de dança e teatro de Goiânia e de outras cidades brasileiras;

 

-       Aulas livres com profissionais como o ator e diretor Julio Vilela, o cenógrafo Shell Jr.; o teatrólogo e então Secretário Municipal de Cultura, Sandro di Lima;

 

-       Projeto Formação e Intercâmbio, através do qual estiveram em Goiânia 12 professores de dança de renome nacional, para realizar oficinas gratuitas aos estudantes e profissionais de Goiânia, artistas como Lina do Carmo, Rui Moreira, Lu Favoreto, Leonel Brum, Antrifo Sanchez, Holly Cravell, Nirvana Marinho, Giovane Aguiar, Cristina Moura, Inaicyra Falcão, entre outros.

 

Diariamente a Quasar Cia de Dança recebe novas propostas de artistas, professores e produtores para a ocupação do Espaço Quasar. São apresentados projetos de difusão e formação para as artes cênicas. A Quasar Cia de Dança se empenha ainda em elaborar propostas próprias de eventos e atividades para o Espaço, utilizando para isso as Leis de Incentivo à Cultura, a parceria com empresas apoiadoras, e a competência do trabalho de voluntários que buscam o crescimento de arte em nossa capital.

 

Em 2009 o Espaço pretende se tornar um novo Ponto de Cultura em nossa cidade.

GO
Espaço Tugudum
Espaço Alternativo
privado
CAMPINAS
(19) 2121-4655
tugudum@tugudum.com.br

O Tugudum é um espaço cultural e artístico que promove  cursos, oficinas e eventos, permitindo a difusão e intercâmbio artístico nas áreas do teatro, dança contemporânea e percussão. Ainda como parte das ações de compartilhamento, o Tugudum realizou diversos eventos e festivais, com a participação de grupos nacionais e internacionais (‘Festival Ritmos da Terra’, ‘Mostra Internacional de Música Cênica’, ‘O que é que a dança é?’, ‘Roda de Improvisação de Dança e Música’ ‘Tugudum de Portas Abertas’, entre outros).

 

Neste espaço, damos continuidade aos projetos que eram desenvolvidos no  NUCA –Núcleo Campinas de música teatro e dança que durante dez anos foi dirigido pela Coreógrafa/intérprete Valéria Franco junto ao Percussionista Dalga Larrondo.

 

O Espaço Tugudum abriga também um acervo particular de Instrumentos de Percussão, com aproximadamente 200 instrumentos representando mais de sessenta países e sedia a CIA TUGUDUM, nascida em 2000 com o propósito de mesclar a linguagem cotidiana à dança, ao teatro e à música, montando espetáculos interativos de dança contemporânea com o compromisso de aproximar esta arte do público em geral. Os temas abordados são de relacionamento humano na sua forma mais pura e ingênua permeado pelo riso, pela leveza e pelo bom humor.

SP
Mantra Gastronomia e Arte
Espaço Alternativo
privado
PORTO ALEGRE
mantragastronomiaearte@yahoo.com.br
O mantra é espaço de cultura indiana , restaurante e produtor de eventos. Desde sua inauguração tem sido ativo produtor e exibidor de arte, tendo recebido e mostrado o trabalho de artistas brasileiros , indianos e de outras nacionalidades. Abriga também o Grupo Om (www.grupoom.blogspot.com), que estuda o as artes e a filosofia indiana.
RS
Meia Ponta Espaço Cultural Ambiente
Espaço Alternativo
Privado
BELO HORIZONTE
(31) 3227-7331
meiaponta@mercadomoderno.com.br
 Espaço próprio da Meia Ponta Cia de Dança, inaugurado em 2004. Dedica sua programação a formação e aprimoramento de novos criadores da dança, a circulação da produção do estado, a formação de público e a difusão, reflexão e promoção da dança contemporânea mineira.
MG
Nana Academia de Dança
Espaço Alternativo
privado
conceição da feira
(75) 3244-2034
nanaacademia2011@gmail.com
Na nossa academia temos aulas de Ballet Clássico, aeróbica, dança de salão, suingue  baiano.

realizamos espetáculos de dança desde 2011.
BA
Núcleo Corporal Expressão
Espaço Alternativo
Privado
SIDEROPOLIS
(48) 3442-5827
giselle_danca@hotmail.com

O Núcleo,é um espaço q teve uma iniciativa privada onde há alunos q pagam uma taxa que seria a mensalidade para manutenção,entretanto a coreógrafa mantém um grupo étnico afro que as alunas não pagam, o grupos se apresentam pela região,sendo q o afro recentemente foi selecionado para participar do 1 FESTIVAL INTERNACIONAL DE DANÇAS FOLCLÓRICAS , na cidade de Criciúma.

SC
O Lugar - Cia. Corpos Nômades
Espaço Alternativo
privado
SAO PAULO
(11) 3237-3224
ciacorposnomades@gmail.com

A Sede da Cia. Corpos Nômades, batizada de O LUGAR, foi inaugurada no dia 05 de maio de 2007, sábado às 24h00, fazendo parte do evento Virada Cultural da Cidade de São Paulo, com o espetáculo Gramática Expositiva do Chão. Desde sua abertura a sede funciona como um centro cultural, proporcionando aulas de dança contemporânea com integrantes da Companhia, recebendo espetáculos e realizando oficinas, mostras, eventos de improvisação e música, bem como abrindo o espaço para ensaios de outros grupos.  

 

Temporadas dos espetáculos da Cia. Corpos Nômades no O LUGAR:

 

Fuga Fora do Tempo - de novembro a dezembro de 2008.

O Barulho Indiscreto da Chuva – de junho a setembro de 2008.

 

Gramática Expositiva do Chão – de maio de 2007 e outubro de 2007 dentro da 1ª Mostra de Fomento à Dança. De fevereiro a abril de 2008.

 

Algum Lugar Fora do Mundo – de junho até setembro e de novembro a dezembro de 2007.    

 

Fuga Fora do Tempo – outubro de 2007- dentro da 1ª Mostra de Fomento à Dança.

 

Temporadas de outros espetáculos de outras Companhias no O LUGAR:

 

- Qioguem?! – Núcleo Hana - Direção Alice K.: maio de 2007.

 

- Lacuna – Direção Holly Cavrell: junho de 2007.

 

- Saiando – Grupo Babado de Chita: agosto de 2007.

 

- Soslaio – Companhia da Mentira: novembro e dezembro de 2007.

 

- O que Refletem Esses Pedaços - Companhia dos Truões: março e abril de 2008.

 

Mostra e eventos que aconteceram no O LUGAR:

 

TEST-TUBE

 

- Evento realizado no último sábado dos meses de maio, junho, agosto, setembro, outubro, no primeiro sábado de dezembro de 2007 e no último sábado de março, maio, julho e setembro de 2008. Com a participação de: Loop B, Almir Almas, Henrique Iwao, Peu e Banda e D1G1GARD3N.

 

Mostra LUGAR Nômade Dança

 

- Junho de 2007 – com: Estudo sobre "Q" da Cia. Danças (direção Claudia de Souza), Relevo Inverso (solo de Gícia Amorim) e A pé – Walking the Line (duo de Key Sawao e Ricardo Iazzeta).  

 

Lugar de Reflexão

 

- Junho de 2007 – Conversa sobre procedimentos e formas de distribuição de verba pública, escolha de comissões, câmaras setoriais, editais, leis e ARTE. Com a presença de Rubens de Moura (SMCSP), Iraciti Cardoso (SMCSP), Carmem Gomide (CPD), entre outros.

 

1 ª Mostra de Fomento à Dança

 

– Outubro de 2007, com exposições de fotos, aulas e espetáculos.

 

P-LUGAR

 

- Novembro de 2007 com Cia. Hipgnik (SP), Os Prigoginistas (SP), Kensho (SP) e – Notyesus (SP).

 

- Fevereiro de 2008 com Leo Alves (RJ), Colorir (SC) e Pan&tone (RS).

 

- abril de 2008 com Marco04 (SP) e D1G1GARD3N (SP).

 

- Agosto de 2008 com Bernard Gal (Áustria).

 

- Dezembro de 2008 com Arcoduo e XDS

 

Dança e Teatro Vocacional

 

- Em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura de São Paulo – as aulas gratuitas iniciaram em março de 2008.

 

Palestra com Claudio Willer

 

- Agosto de 2008 - Claudio Willer, poeta, ensaísta, tradutor das obras completas de Lautréamont mostrará como Os Cantos de Maldoror e Poesias de Lautréamont são uma escrita do avesso, abissal e perversa.

 

D®amas da Meia-Noite

 

- Outubro de 2008. Evento destinado a intérpretes femininos com o intuito de realizar um panorama das diferentes investigações cênicas desenvolvidas por intérpretes/criadoras contemporâneas da dança e do teatro. Com a participação de Mariana Muniz, Carmem Gomide, Gícia Amorim, entre outras.

 

Workshop Textos e Texturas do Corpo

- Dezembro de 2008. Coordenação João Andreazzi participação especial Claudio Willer – corpo na poesia. O objetivo dos encontros é aprimorar não apenas as bases teóricas de ambos os processos, mas viabilizar a experiência prática, a partir das várias formas de utilização do corpo da escrita e da escrita do corpo. Trata-se de um processo experimental, que partirá de técnicas específicas a cada linguagem para ampliá-las nas inúmeras possibilidades propiciadas pela sala de ensaio.

SP
Oficina de Dança e Expressão Corporal
Galeria Olido - Sala Vitrine
São Paulo
parajb@gmail.com
Desde agosto de 2001, todas as sextas-feiras nos reunimos para desenvolver propostas vinculadas à percepção do corpo e suas intencionalidades. Temos a proposta de constituirmos um espaço-tempo aberto, heterogêneo, ocupando um local público.
SP
Palco de Arte
Teatro
Privado
UBERLANDIA
(34) 3236-5056
uaiqdanca@uaiqdanca.net
 

O Palco de arte é um espaço cultural privado , situado em Uberlândia, Minas Gerais. É anexo ao Studio UAi Q Dança ( Escola de dança que oferece cursos de dança e teatro há 19 anos em Uberlândia). Funciona de segundas a quintas feiras como sala de aula do Studio e como sede da UAi Q Dança cia e do Olhares sobre o corpo: evento que acontece há 5 anos e tem como objetivo, a discussão do corpo na contemporaneidade. de Sexta a domingo atende demandas da comunidade e outras cidades do Brasil.

Foi criado em 1998 e atende demandas da comunidade, e de outras cidades do Brasil, abrigando apresentações de dança, teatro, música , ópera , encontros filosóficos, exibições de vídeo, recitais diversos,e lançamentos de livros.

Desde 1998 diferentes artistas e produtores, apresentaram seus projetos no Palco de Arte , dentre eles: Carroça de Mamulengos, Wagner Schwartz, Flavio Arciole, Pena Branca, Tarcisio , orquestra de Viola , Deferson Melo, André Campos, Vera Vilela, Carroça de Mamulengos, Teatro Mínimo: Almir Ribeiro e Aglaia Azevedo, Jeferson, Marcelo Castilho Avellar, Abílio Tavares, Letícia Teixeira, Sandra Zuliane, Edson Denizard, Fabiano Fonseca, Luís Dilah, Grupo Tabinha e o Neirimar da Silva, Luis Salgado, Quarteto Vagamundo, Daniela Borella, Daniela Alves, Ivens Thilman, Maria Amélia Fernandes, Luis Abreu, Patricia Werneck, Helena Vieira, Trupe de Truões, Fernanda Prado, Alexandre Helbuth, Graça Reis, Iara Magalhães, Coral e orquestra do Conservatório Estadual Cora Pavan Caparelli, Christiane Matallo, Gilberto de Syllos, Steven Harper, Grupo Alaya de Brasília, Lenora Lobo, Renata Meira, Felipe Lobo, Bernardo Gondim, Eduardo Marra, Carlos Rodrigues Brandão, Contadores de Estórias de Codisburgo, Maria Inês: Vovó Caximbó, Carlos Guimarães Coelho, Dora Leão, Helena Katz, Christine Greinner, Cláudio Henrique, Academia Talentos, Fisical Academia, Atividança, Balé de Rua, Aline Schwartz, Daniela Reis, Eduardo Antonio Lopes, Dona Cora Pavan Caparelli, Junior Moretti, Sergio Evangelista, Helvio de Lima, Ana Reis, Helio de Lima, Marta Soares(SP), Vera Sala (SP), Cia Municipal de Caxias do Sul, Alex Silva , Hibridus cia de dança de Ipatinga, Grupo Arabesque de Araguari, Studio A de Dança de Araguari,Larissa Vitorino, Cia Municipal de Dança de Caxias do Sul, Lislaine Vitorino, Vanilton Laka, Projeto Encantar, Claudia Muller, Uai Q Dança, Uai Q Dança cia, Projeto Cidadança, Projeto encantar. Margô Assis, Tuca Pinheiro, dentre outros.

MG
pdpbvyxe
Teatro
Sala de Vídeo
Espaço Alternativo
555-666-0606
sample@email.tst
AC
qvkxevtf
Auditório
Teatro
Sala de Vídeo
Espaço Alternativo
555-666-0606
sample@email.tst
AC
Sala Agripina Vaganova
Espaço Alternativo
privado
Joinville
(47) 3422-4070
recepcao@escolabolshoi.com.br

SC
Salão do Movimento
Espaço Alternativo
Privado
CAMPINAS
(19) 3287-8861
contato@salaodomovimento.art.br
O Salão do Movimento é um espaço de pesquisa e criação em Dança e Educação Somática que proporciona atividades que têm como foco a reflexão do corpo e o estudo do movimento consciente com a prática da técnica Klauss Vianna.

 
SP
STUDIO DE DANÇA JAMILLE MARQUES
Espaço Alternativo
PRIVADO
ITABUNA
(73) 8835-1632
marcelinhocont@hotmail.com
O STUDIO JAMILLE, É UM ESPAÇO DE DANÇA CRIADA EM 2005, PARA OS ESTUDOS E PRATICAS EM DANÇA.
BA
Teatro de dança
Teatro
estadual
SAO PAULO
(11) 2189-2557
teatrodedanca@apaa.org.br

A história do Teatro de Dança inicia-se em março de 1975, quando a Secretaria de Estado da Cultura, através da Comissão Estadual de Dança, pioneiramente inaugura um teatro exclusivo para a dança, o Teatro Galpão. Sob inspiração de Marilena Ansaldi, à época presidente da comissão, o Galpão funcionou num espaço alugado da atriz e empresária Ruth Escobar no bairro paulistano da Bela Vista, esse teve papel significativo na formação de uma nova safra de profissionais da dança paulistana nos anos 70. E também  proporcionou para a cidade de São Paulo um canal para a expressão e disseminação dos novos valores estéticos, reunindo um número crescente de grupos e artistas autodenominados ”independentes”.

 

Durante toda a sua existência a programação do Galpão contribuiu para a formação de novos públicos, formados por artistas, estudantes, professores, profissionais liberais, todos interessados em conhecer outros tipos de dança, em um período de grande efervescência cultural e artística da cidade, marcado pelos circuitos da contra-cultura, do experimentalismo e de uma arte ligada a modos de produção mais coletivizados. De vida breve, mas profícua, o teatro foi fechado em 1978. Desde o  seu fechamento as ações culturais da Secretaria de Estado da Cultura destinadas à Dança eram pontuais e irregulares.

 

Porém, nesse período desde o fechamento do Teatro Galpão, o panorama da Dança no Brasil foi se transformando radicalmente, os artistas passaram a trabalhar em bases mais profissionais, houve também o aumento da quantidade de grupos, criadores, mostras, festivais, escolas, intercâmbios internacionais e de cursos de graduação em universidades. O que resultou no aumento progressivo do público interessado.

 

Em 2005, depois de analisar essa panorama da Dança Cássia Navas, doutora em dança e comunicação/ semiótica (PUC/SP), pós-doutora em dança (ECA/USP) e especialista em gestão, ação e políticas culturais (Université de Dijon/Ministério da Cultura da França/UNESCO) começou a esboçar, a pedido do então Secretário de Estado da Cultura, João Batista de Andrade, um programa que tomou corpo e seguiu adiante: um novo Teatro de Dança.

 

Nascia, assim TD- Teatro de Dança. Sob a gestão da APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte, localizado no conhecido Edifício Itália, mais precisamente no seu sub-solo, onde existia o Teatro Itália, que foi revitalizado, reformado e completamente reequipado para ser o novo espaço da dança da cidade de São Paulo. A inauguração ocorreu no dia 22 de setembro de 2006 com a apresentação da obra Kuarup, ou a Questão do Índio, do Ballet Stagium, considerada por Cássia Navas a “nossa sagração da primavera”, uma criação paradigmática para abrir o espaço e sagrar o seu solo pela dança."

 

Atualmente palco exclusivo para a Dança apresenta programas semanais de acolhimento e difusão do todo na dança,em estratégias inovadoras de formação de pláteias para as várias formas de linguagem. Fazendo parte de uma vigorosa política pública para a dança da Secretaria de Estado de São Paulo, entre os seus programas estão:

 

 

ARTISTA DA CASA: Escolha, por curadoria, de criador consagrado para a criação e apresentação de espetáculo inédito no Teatro de Dança.

 

BEM CASADO:  Récitas duplas, com apresentação de dois intérpretes-criadores ou dois grupos diferentes ( São Paulo e outros locais).

 

CASA ABERTA: Projetos especiais em dança - colóquios, encontros, debates, aulas-magnas, seminários, fóruns,organizados por curadoria do Teatro de Dança e curadores externos a seus quadros.

 

CIDADE,PALCO,ESCOLA : Mostra de escolas, grupos amadores e trabalhos de graduados e graduandos em Faculdades de Dança ( São Paulo e outros locais).

 

EXPANDE DANÇA: Mostra anual de obras, em vários espaços da cidade, com ênfase em espetáculos do estado, do país e exterior.

 

 

 

PAC DANÇA (estréia, agosto / 2009):  Mostra anual de obras e resultados de projetos aprovados subvencionados mediante a seleção dos editais PAC (Programa de Ação Cultural/ SEC), com fórum de discussão do programa, editais, resultados e obras.

 

 

 

TEMPORADAS: Difusão de obras de grupos e companhias por períodos mais longos, diferentemente da maior parte dos espaços, onde as obras são apresentadas por três ou quatro dias.

 

 

 

 

 

SP
Tuareg Kasa do Oriente
Espaço Alternativo
privado
Natal
(84) 3219-0029
tuaregkasa@hotmail.com
Fundada em 1999, recebemos eventos pequenos para mulheres e também exposições de artistas plásticos.
RN
vpmsagrl
Auditório
Teatro
Sala de Vídeo
Espaço Alternativo
555-666-0606
sample@email.tst
AC