Início do conteúdo
Notícias Paraíba tem oficina de representação teatral da Funarte

Funarte Notícias

Publicado em 5 de junho de 2019

Paraíba tem oficina de representação teatral da Funarte

Aulas gratuitas de Daniel Porpino estão com inscrições abertas de 5 a 9 de junho

Paraíba tem oficina de representação teatral da Funarte

O Programa Funarte de Capacitação Artística e Técnica em Artes Cênicas está com inscrições abertas de 5 a 9 de junho, para mais uma oficina de teatro, agora na Paraíba. O ministrante é o diretor teatral e ator Daniel Porpino. Ele realiza o curso de 10 a 14 de junho, no Teatro Municipal Severino Cabral, Centro de Campina Grande.

O objetivo principal da oficina Dramaturgia: Criação de Textos Teatrais é Iniciar jovens e adultos no trabalho de ator. A proposta é contemplar uma formação técnica que abranja os diversos fundamentos da profissão. Outras metas do curso são:

– Capacitar professores e professoras para que possam aprimorar seus conhecimentos na arte teatral, priorizando sua aplicação prática na sala de aula;

– Incentivar a prática teatral no estado da Paraíba;

– Possibilitar o acesso a temas relevantes à prática artística e sua discussão;

– Estimular a vivência da arte como uma forma de socializar o cidadão, enfatizando a criação artística em caráter coletivo;

– Possibilitar o surgimento e a formação de novos e gabaritados profissionais na cena teatral paraibana;

– Consolidar, através da arte, a formação do cidadão consciente de seu papel social, por meio de exercícios e práticas artísticas que remetam ao contexto histórico-social da atualidade.

A carga horária é de 20h/aula.

Atividades

Ao comentar sobre a oficina, Daniel Porpino diz que a prática de exercícios e jogos teatrais promove o desenvolvimento do aluno quanto aos fundamentos que regem o trabalho do ator – tais como a expressão corporal e vocal; a capacidade de improvisação, a dramaturgia; os processos de representação; a construção da personagem; entre outros. O artista acrescenta que esse exercício permite ainda algo essencial: “o contato com o outro, visto que o teatro é uma arte que só se realiza com a conquista da alteridade”.

Na oficina, análises e debates sobre as práticas realizadas complementam a construção do conhecimento na arte da representação. “Assim os alunos poderão acompanhar seu próprio crescimento, bem como, desenvolver sua capacidade crítica na relação com o teatro”, justifica o professor.

Sobre o ministrante

Daniel Porpino é paraibano de João Pessoa, onde reside. É graduado em comunicação social com habilitação em publicidade e propaganda pelo Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP), e pós-graduado em Representação Teatral pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Começou no teatro em 2006. A longo da sua carreira, atuou em diversos espetáculos teatrais, em grupos paraibanos como o GECA e o Alfenim, entre outros. É membro fundador do Grupo de Teatro Osfodidário, no qual trabalha até hoje e começou como diretor teatral – com o espetáculo Quincas.

Inscrições podem ser realizadas no link abaixo.

Programa Funarte de Capacitação Artística e Técnica em Artes Cênicas 2019

Oficina Dramaturgia: Criação de Textos Teatrais
De 10 a 14 de junho de 2019, das 18h às 22h

Ministrante: Daniel Porpino
Público Alvo: adultos e jovens a partir de 16 anos, com pouca ou nenhuma experiência em representação teatral – inclusive professores e professoras.
Nº mínimo de participantes: 35
Nº máximo de vagas: 40
Duração: 20h/aula

Inscrições abertas de 5 a 9 de junho, por meio deste link

Local: Teatro Municipal Severino Cabral
Av. Mal. Floriano Peixoto, S/N – Centro – Campina Grande (PB)

Realização
Fundação Nacional de Artes – Funarte

Centro de Artes Cênicas

Ministério da Cidadania

Mais informações: ceacen@funarte.gov.br