Início do conteúdo
Notícias Na Paraíba, Funarte realiza a oficina ‘Corpo Cênico’

Funarte Notícias

Publicado em 10 de maio de 2019

Na Paraíba, Funarte realiza a oficina ‘Corpo Cênico’

 Sergio Galdino ministra treinamentos físicos para atores e bailarinos, no Programa Funarte de Capacitação Artística e Técnica em Artes Cênicas 2019

Na Paraíba, Funarte realiza a oficina ‘Corpo Cênico’ Oficina da Funarte em Goiânia – 2018

A Fundação Nacional de Artes – Funarte realiza, de 10 a 14 de junho, das 15h as 19h, no Teatro Municipal Severino Cabra, no centro de Campina Grande (PB), a oficina Corpo Cênico. O curso, em que são desenvolvidos treinamentos físicos para atores e bailarinos é ministrado pelo ator, bailarino, diretor, coreógrafo e preparador físico Sergio Galdino. A participação é gratuita.

A atividade integra o Programa Funarte de Capacitação Artística e Técnica em Artes Cênicas 2019, que leva oficinas de várias linguagens artísticas a diversas cidades de 12 estados, em várias regiões brasileiras. As inscrições abrem na segunda-feira, dia 13 de maio, e podem ser realizadas no link abaixo.

Com 40 vagas, a oficina é para atores e estudantes de teatro e dança. A atividade tem como base a “técnica de consciência corporal”. Seu objetivo é capacitar o artista a criar metodologias próprias de trabalho, com base em princípios como os de Rudolf Laban aplicados na ação cênica; e a partir de trabalhos de criação individual e coletiva.

Laban foi um bailarino, coreógrafo, teatrólogo e musicólogo, um dos maiores teóricos da dança do século XX; e considerado mestre da dança-teatro. Dedicou sua vida à pesquisa e à criação de uma metodologia da linguagem do movimento – noção que estudou sob vários aspectos.

Sérgio Galdino explica que a preparação física que seu curso vai melhorar a consciência corporal dos atores. “A oficina propõe uma nova conduta do indivíduo, a partir do aumento da espontaneidade e da atenção aos acontecimentos, estimulando a proatividade do participante, de forma autônoma” acrescenta o bailarino. “A ideia é reforçar a capacidade de percepção do próprio corpo e da relação com o outro e com o ambiente”, completa.

Sobre o ministrante

Com Pós-Graduação em Educação Corpo e Arte, e graduado em Educação Física pelas Faculdades Facel, Sergio Galdino começou sua carreia em manifestações populares do nordeste brasileiro. No Balé Brincantes, de Pernambuco, explorou os limites da dança popular, como o Frevo, Maracatu, Xaxado e Caboclinhos. Trabalhou por vários anos na Companhia dos Homens (PE), na Companhia de Dança de Diadema (SP), na Companhia Sociedade Masculina e na Companhia Studio3, em São Paulo Capital.

Entre seus mestres estão: Alexandre Macedo, Carol Lemos, Aírton Tenorio, Ruth Rozenbaum, Marcelo Pereira, Debora Colker, Ivonice Satie, Mário Nascimento, Ismael Guiser, Liliane Benevento, Anselmo Zolla, Isabel Marques e Henrique Rodovalho, entre outros. No Teatro, atuou em: Cinderella o Musical – Direção: Charles Moeller e Cláudio Botelho; O Primeiro dia da Minha Vida, dirigido por Rodrigo Ri; e em Não Vacile, com o diretor Ricardo Corsetti.

Oficina
Corpo Cênico
Ministrante: Sergio Galdino

Publico alvo: Atores e estudantes de teatro e dança.
Nº vagas: 40

10 a 14 de junho de 2019, de segunda a sexta-feira, das 15h as 19h
Teatro Municipal Severino Cabral
Av Marechal Floriano Peixoto, S/N –  Centro, Campina Grande (PB)
Participação gratuita

Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte – Ministério da Cidadania
Centro de Artes Cênicas

Inscrições neste link – somente a partir do dia 13 de maio de 2019 às 10h