Início do conteúdo
Notícias Na Paraíba, Funarte realiza oficina ‘Corpo Cênico’

Funarte Notícias

Publicado em 10 de maio de 2019

Na Paraíba, Funarte realiza oficina ‘Corpo Cênico’

 Sergio Galdino ministra treinamentos físicos para atores e bailarinos, no Programa Funarte de Capacitação Artística e Técnica em Artes Cênicas 2019

Na Paraíba, Funarte realiza oficina ‘Corpo Cênico’ Oficina da Funarte em Goiânia – 2018

A Fundação Nacional de Artes – Funarte realiza, de 10 a 14 de junho, das 15h as 19h, no Teatro Municipal Severino Cabra, no centro de Campina Grande (PB), a oficina Corpo Cênico. O curso, em que são desenvolvidos treinamentos físicos para atores e bailarinos é ministrado pelo ator, bailarino, diretor, coreógrafo e preparador físico Sergio Galdino. A participação é gratuita.

A atividade integra o Programa Funarte de Capacitação Artística e Técnica em Artes Cênicas 2019, que leva oficinas de várias linguagens artísticas a diversas cidades de 12 estados, em várias regiões brasileiras. As inscrições abrem na segunda-feira, dia 13 de maio, e podem ser realizadas no link abaixo.

Com 40 vagas, a oficina é para atores e estudantes de teatro e dança. A atividade tem como base a “técnica de consciência corporal”. Seu objetivo é capacitar o artista a criar metodologias próprias de trabalho, com base em princípios como os de Rudolf Laban aplicados na ação cênica; e a partir de trabalhos de criação individual e coletiva.

Laban foi um bailarino, coreógrafo, teatrólogo e musicólogo, um dos maiores teóricos da dança do século XX; e considerado mestre da dança-teatro. Dedicou sua vida à pesquisa e à criação de uma metodologia da linguagem do movimento – noção que estudou sob vários aspectos.

Sérgio Galdino explica que a preparação física que seu curso vai melhorar a consciência corporal dos atores. “A oficina propõe uma nova conduta do indivíduo, a partir do aumento da espontaneidade e da atenção aos acontecimentos, estimulando a proatividade do participante, de forma autônoma” acrescenta o bailarino. “A ideia é reforçar a capacidade de percepção do próprio corpo e da relação com o outro e com o ambiente”, completa.

Sobre o ministrante

Com Pós-Graduação em Educação Corpo e Arte, e graduado em Educação Física pelas Faculdades Facel, Sergio Galdino começou sua carreia em manifestações populares do nordeste brasileiro. No Balé Brincantes, de Pernambuco, explorou os limites da dança popular, como o Frevo, Maracatu, Xaxado e Caboclinhos. Trabalhou por vários anos na Companhia dos Homens (PE), na Companhia de Dança de Diadema (SP), na Companhia Sociedade Masculina e na Companhia Studio3, em São Paulo Capital.

Entre seus mestres estão: Alexandre Macedo, Carol Lemos, Aírton Tenorio, Ruth Rozenbaum, Marcelo Pereira, Debora Colker, Ivonice Satie, Mário Nascimento, Ismael Guiser, Liliane Benevento, Anselmo Zolla, Isabel Marques e Henrique Rodovalho, entre outros. No Teatro, atuou em: Cinderella o Musical – Direção: Charles Moeller e Cláudio Botelho; O Primeiro dia da Minha Vida, dirigido por Rodrigo Ri; e em Não Vacile, com o diretor Ricardo Corsetti.

Oficina
Corpo Cênico
Ministrante: Sergio Galdino

Publico alvo: Atores e estudantes de teatro e dança.
Nº vagas: 40

10 a 14 de junho de 2019, de segunda a sexta-feira, das 15h as 19h
Teatro Municipal Severino Cabral
Av Marechal Floriano Peixoto, S/N –  Centro, Campina Grande (PB)
Participação gratuita

Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte – Ministério da Cidadania
Centro de Artes Cênicas

Inscrições neste link – somente a partir do dia 13 de maio de 2019 às 10h