MG: Inscrições para a residência artística ‘Zona de Vulnerabilidade’ terminam segunda-feira | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página Inicial › Funarte › Todas as notíciasMG: Inscrições para a residência artística ‘Zona de Vulnerabilidade’ terminam segunda-feira

MG: Inscrições para a residência artística ‘Zona de Vulnerabilidade’ terminam segunda-feira

Primeira edição do programa em MG foi contemplado pelo Iberescena, cujo representante brasileiro é a Funarte

Relacionado a: Circo, Dança, Teatro
Publicado em 27 de julho de 2018 Imprimir Aumentar fonte

O programa Residência Artística Zona de Vulnerabilidade, da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte (MG), está com inscrições abertas até dia 30 de julho, segunda-feira. A proposta, contemplada pelo Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas (Iberescena), tem como objetivo o desenvolvimento de atividades artísticas sistemáticas, na área de artes cênicas/dança, no Centro Cultural Vila Santa Rita, na capital mineira. A Fundação Nacional de Artes – Funarte representa o Iberescena no Brasil.

A chamada pública, disponível abaixo, prevê a seleção de quatro propostas de artistas da área de dança, ou artes “interdisciplinares” (também chamadas de “integradas”), dos países ibero-americanos que integrem o programa Iberescena, para atuarem como orientadores residentes da residência. Os artistas orientadores deverão desenvolver proposta de pesquisa e investigação artística junto a outros criadores e a estudantes de dança locais, conforme os enfoques e períodos estipulados no texto da chamada pública.

O objetivo do programa é provocar a melhoria e crescimento artístico dos criadores locais, promovendo um diálogo entre estes e artistas internacionais. Esta residência tem como proposta a produção de trabalhos experimentais durante o segundo semestre de 2018, culminando com ações na XII Semana da Dança.

O Iberescena é composto pelos seguintes países: Argentina, Brasil, Bolívia, Colômbia, Chile, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e pela Secretaria Geral Ibero-americana (Segib) e pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid). O fundo tem por missão promover o circo, a dança e o teatro ibero-americanos, através do incentivo a trocas de informações e conhecimentos e outros intercâmbios artísticos entre os países-membros.

PERÍODOS DE RESIDÊNCIA – 2018

- Período 1: Zona de Vulnerabilidade: o risco | De 20 de agosto a 3 de setembro
- Período 2: Zona de Vulnerabilidade: a fragilidade | De 13 a 27 de setembro
- Período 3: Zona de Vulnerabilidade: a marginalidade | De 17 a 31 de outubro
- Período 4: Zona de Vulnerabilidade: territorialidade | De 5 a 19 de novembro

Além de um dos períodos acima, a candidatura deve contemplar o período de 20 a 24 de novembro, para a participação na XII Semana da Dança – com quatro dias de imersão e um dia para “compartilhamento prático” da pesquisa realizada.

PERFIL E REQUISITOS PARA SE CANDIDATAR*

“- Ser criador de dança com atuação profissional nos países Ibero Americanos, e ter, no mínimo, 2 obras dirigidas e apresentadas
- Residir em um dos países integrantes do Iberescena:
- Ter interesse em colaboração artística
- Aceitar as condições desta convocatória na sua totalidade
- Passaporte válido e com vencimento após o término da residência.

CONDIÇÕES DA RESIDÊNCIA

O programa oferecerá: sala de ensaios, consultoria de produção e organização de apresentações informais públicas; – passagens aéreas da cidade da capital do país de origem à cidade de Belo Horizonte/MG (Brasil); – hospedagem durante o período da residência, – transporte local de hospedagem ao Centro Cultural Vila Santa Rita, – alimentação durante o período da residência.”

*Fonte: Chamada pública do programa (acesso abaixo)

Residência Artística Zona de Vulnerabilidade

Realização: Fundação Municipal de Cultura – Prefeitura de Belo Horizonte (MG)

Programa contemplado pelo Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas (Iberescena) – Representado no Brasil pela Funarte

Mais informações sobre inscrições e outros dados, acesse a chamada pública, neste link

Leia mais sobre o Iberescena aqui