Funarte MG recebe a oficina de seleção ‘O Ator Manipulador’ | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página Inicial › Funarte › Todas as notíciasFunarte MG recebe a oficina de seleção ‘O Ator Manipulador’

Funarte MG recebe a oficina de seleção ‘O Ator Manipulador’

Atividade contemplada pelo Laboratório da Cena é ministrada pela diretora e marionetista Eros Galvão

Relacionado a: Circo, Dança, Música, Teatro
Publicado em 5 de fevereiro de 2018 Imprimir Aumentar fonte
Oficina ‘O Ator Manipulador’ – Divulgação
Oficina 'O Ator Manipulador' - Divulgação

De 6 a 8 de fevereiro, a Funarte MG, no Centro de Belo Horizonte, recebe a oficina de seleção O Ator Manipulador. A ação é ministrada pela diretora, marionetista e acrobata aérea, Eros P. Gavão, da Companhia Les Trois Clés, com sede em Paris, França. A oficina busca compartilhar uma das etapas fundamentais do processo criativo do grupo: a investigação da relação entre formas inanimadas (bonecos, objetos variados) e as possibilidades expressivas do trabalho do ator-marionetista, proporcionando um leque infinito de soluções e desafios teatrais. O projeto foi contemplado pelo Laboratório da Cena 2017 – Funarte MG.

O objetivo da oficina O Ator Manipulador é realizar uma pesquisa cênica com foco na formação do ator e conseqüente criação do projeto “Retratos”. O intuito da Cia é selecionar, dentre a comunidade mineira, os futuros intérpretes e músicos para este programa voltado para a promoção do intercâmbio e a circulação de ideias e saberes entre artistas internacionais e locais. O público-alvo são estudantes e profissionais de artes cênicas: atores, músicos, bailarinos, marionetistas e artistas circenses, maiores de 16 anos. A preferência da Cia Les Trois Clés é que o interessado toque algum instrumento musical. As inscrições podem ser feitas através do endereço eletrônico erospgalvao13@gmail.com ou através do telefone (21) 97474-5208.

Sobre a Companhia Les Trois Clés

A Companhia Les Trois Clés foi fundada por Eros Galvão e Alejandro Nuñez Flores no ano de 2006, em Paris, França. Já percorreu vários países e festivais internacionais, numa trajetória de sucesso junto ao público e à crítica. A Cia conta com quatro montagens autorais em seu repertório, são elas: O Último Passeio de Buster Keaton, Macondo, A Gigantea e Silêncio. Em parceria com a Anistia Internacional, esses espetáculos já foram apresentados em festivais internacionais na França, Alemanha, Romênia, Brasil, Espanha e Nova Caledônia. Em 2015, a Cia recebeu o Prêmio Especial do Júri por A Gigantea, no Festival de Avignon, na França. No ano de 2016, o A Gigantea percorre 35 cidades de 19 estados do Brasil pelo Festival Sesc Palco Giratório. Através do Circuito Sesi Viagem Teatral, o espetáculo também foi apresentado em várias cidades do estado de São Paulo.

Sobre a ministrante Eros P. Galvão

Atriz, marionetista, acrobata aérea e diretora brasileira radicada na França desde 1990. Fundou a Companhia Les Trois Clés, em Paris (França), 2006. Desde 2004, a diretora vem percorrendo diferentes festivais internacionais (Europa, Asia, Nova Caledônia e Brasil) com o repertório da Companhia. É diplomada em estudos Teatrais (Sorbonne Nouvelles – Paris III) e em Teatro de animação (ESNAM – Ecole Supérieure Nationale des Arts de la Marionnette de Charleville- Mézières). Formou-se em acrobacia aérea com Gérad Fasolina França, em dança com Gilsele Santoro e em piano, com Rosaria Campelo (Brasília). Foi membro de diferentes companhias francesas de teatro e do novo circo (Cirque Baroque, le Footsbarn Theater, Le préau- Centro Nacional Dramático de Vire, Cirque Romanès). Lecionou acrobacia aérea e teatro na academie Fratellini e na École des arts de la piste de Boulogne-Billancourt. Ministra regularmente oficinas de artes cênicas no Brasil e no exterior.

Serviço:

Oficina de seleção O Ator Manipulador

Ministrante: Eros P. Galvão – Atriz, marionetista, acrobata aérea e diretora brasileira da Companhia Les Trois Clés

Dias e horários: Dias 6 e 7 de fevereiro, terça e quinta, das 10h às 14h
Dia 8 de fevereiro, quarta, das 10h às 18h

Inscrições: através do e-mail erospgalvao13@gmail.com ou pelo telefone (21) 97474-5208

Público-alvo: estudantes e profissionais de artes cênicas: atores, músicos, bailarinos, marionetistas e artistas circenses, maiores de 16 anos. Preferencialmente, que toque algum instrumento musical.

Local: Funarte MG
Rua Januária, 68 – Centro, Belo Horizonte, Minas Gerais (MG)

Projeto contemplado pelo Laboratório da Cena 2017 – Funarte MG