Funarte MG recebe a oficina ‘O Ator Manipulador’ | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página Inicial › Funarte › Todas as notíciasFunarte MG recebe a oficina ‘O Ator Manipulador’

Funarte MG recebe a oficina ‘O Ator Manipulador’

A ação faz parte do programa Laboratório da Cena 2017

Relacionado a: Circo, Dança, Teatro
Publicado em 22 de novembro de 2017 Imprimir Aumentar fonte
Oficina ‘O Ator Manipulador’ – Divulgação
Oficina ‘O Ator Manipulador’ – Divulgação

De 24 a 26 de novembro, sexta a domingo, das 14h às 20h, será realizada na Funarte MG, em Belo Horizonte, a oficina ‘O Ator Manipulador’. A proposta é compartilhar uma das etapas fundamentais do processo criativo: a investigação da relação entre formas inanimadas (bonecos, objetos variados) e as possibilidades expressivas do trabalho do ator-marionetista, proporcionando um leque infinito de soluções e desafios teatrais. Esse projeto foi um dos contemplados no programa Laboratório da Cena 2017.

A oficina será ministrada pela atriz e diretora Eros Galvão,  brasileira radicada na França desde 1990 e  uma das fundadoras da companhia Les Trois Clés. O curso é direcionado a pessoas interessadas, estudantes e profissionais de artes cênicas, maiores de 16 anos: atores, músicos, bailarinos, marionetistas, artistas circenses. O objetivo é realizar uma pesquisa cênica com foco na formação do ator e consequente criação do projeto “Retratos”. Na oportunidade, a diretora Eros Galvão vai selecionar os futuros intérpretes e músicos para o projeto, que é fruto do desejo de promover o intercâmbio e a circulação de ideias e saberes entre artistas internacionais e locais.

Sobre a Companhia Les Trois Clés (As Três Chaves)
A Companhia Les Trois Clés, fundada por Eros Galvão e Alejandro Nuñez Flores, percorre, desde 2006, vários países, numa trajetória de sucesso junto ao público e crítica. A Cia conta com quatro montagens autorais em seu repertório: O Último Passeio de Buster Keaton, Macondo, A Gigantea e Silêncio.

Em parceria com a Anistia Internacional, os espetáculos já percorreram vários países e festivais internacionais (França, Alemanha, Romênia, Brasil, Espanha, Nova Caledônia), recebendo em 2015 o Prêmio Especial do Júri por A Gigantea, no Festival de Avignon-França. Em 2016, esse mesmo espetáculo – A Gigantea –  percorreu 35 cidades de 19 estados do Brasil pelo Festival SESC Palco Giratório. Em 2017, participa do Circuito SESI Viagem Teatral, por várias cidades do estado de São Paulo.

Eros P. Galvão (Diretora – marionetista- acrobata aérea)
Atriz e diretora, brasileira radicada na França desde 1990 está de volta ao Brasil. Fundou, em 2006 (Paris), a companhia Les Trois Clés. É marionetista, encenadora e acrobata aérea e vem percorrendo, desde 2004, diferentes festivais internacionais de países da Europa e Ásia, além de Nova Caledônia (Oceania) e Brasil, com o repertório da companhia. É diplomada em Estudos Teatrais (Sorbonne – Nouvelles – Paris III) e em Teatro de animação (ESNAM – Ecole Supérieure Nationale des Arts de la Marionnette de Charleville- Mézières). Formou-se em acrobacia aérea com Gérad Fasoli, na França; em dança com Gilsele Santoro; e em piano, com Rosaria Campelo, em Brasília (DF). Foi membro de diferentes companhias francesas de teatro e do novo circo (Cirque Baroque, le Footsbarn Theater, Le préau- Centro Nacional Dramático de Vire, Cirque Romanès). Lecionou acrobacia aérea e teatro na Académie Fratellini e na École des arts de la piste de Boulogne-Billancourt. Ministra regularmente oficinas de artes cênicas no Brasil e no exterior.

Oficina ‘O Ator Manipulador’
Dias 24, 25 e 26 de novembro – sexta a domingo, das 14h às 20h

Público-alvo
Pessoas interessadas
Estudantes e profissionais de artes cênicas, maiores de 16 anos: atores, músicos, bailarinos, marionetistas, artistas circenses.

Inscrições
erospgalvao13@gmail.com

Funarte MG
Rua Januária nº 68 – Centro – Belo Horizonte (MG)
Telefone: (31) 3213 3084