Início do conteúdo
Notícias Espetáculo ‘Redoma’ estreia na Sala Renée Gumiel

Funarte Notícias

Publicado em 11 de maio de 2018

Espetáculo ‘Redoma’ estreia na Sala Renée Gumiel

Ação artística integra as linguagens da dança, da performance e do circo

Espetáculo ‘Redoma’ estreia na Sala Renée Gumiel Espetáculo ‘Redoma’. Foto: Carlene Cavalcante.

Nos dias 25, 26 e 27 de maio, a Sala Renée Gumiel do Complexo Cultural Funarte SP recebe o espetáculo Redoma, de Valéria Martins, com pesquisa e performance de Guilherme Veloso. A narrativa cênica, que envolve dança, performance e circo, fica em cartaz sexta e sábado, às 19h, e domingo, às 18h. Os ingressos têm preços populares.

Redoma é uma ação artística de caráter híbrido, que relaciona matéria corporal e emocional a objetos cotidianos, como banco de madeira e elásticos. O espetáculo cria imagens e materialidades que fogem do comum, partindo de objetos que agem sobre o corpo do performer e deslocando seu uso cotidiano, seus limites e contornos.

A peça apresenta um homem preso com elásticos a um banco de madeira. O percurso de soltura, a ação dos elásticos e as provocações bem-humoradas criam um canal imagético e sensorial com a plateia. Sem ter controle sobre os elementos, o homem se prende, estica e contrai, transcende gêneros e incorpora animais. Seu corpo resiste, mas não sofre, é recomposto e engaja-se em coreografias e improvisos. A ação cênica aborda questões sobre gênero, olhar e ver, aprisionamento e soltura, compartilhamento e solidão, exílio e pertencimento, transformação e alteração.

Com um figurino dourado, inspirado em cobertores usados por refugiados e imigrantes, o performer elabora uma poética com seu corpo, diferente a cada apresentação. Os movimentos podem remeter a caranguejos, Iemanjás, camas de gato, velhas em um lago, ilhas perdidas e náufragos exilados. O trabalho suscita questões sobre as qualidades de movimento produzidas pela tensão de um corpo preso por elásticos; a existência de limites que definem a dança, o circo e a performance; os fatores que determinam o risco; e os sentimentos e sensações que invadem uma pessoa presa ou deslocada de seu ambiente.

Sobre Valéria Martins
Atua há 35 anos na área de cultura com consolidada carreira em linguagem de movimento e projetos multidisciplinares. Por 24 anos foi diretora artística, de produção, figurinista e empresária da Intrépida Trupe. Em 2009, iniciou uma pesquisa autoral que integra dança, circo, artes visuais e sonoridade, o que resultou nos trabalhos Projeto Coleções, Coleções em campo, Zona de Lançamento, drama.mov e Redoma, apresentados em espaços como Palácio Gustavo Capanema (RJ), Instituto Inhotim (MG), Palácio de Cristal (RJ) e Quadrienal de Praga (CZE). Sua pesquisa não resulta em coreografias e narrativas fechadas, mas visa a incentivar os intérpretes a atuarem movidos por estados de emoção e percepção.

Sobre Guilherme Veloso
É acrobata, professor de aéreos e ex-atleta olímpico. Atua na área circense há nove anos e estuda dança há oito anos. Foi fundador da Base Dinâmica, atual Casa 69, espaço que prioriza a pesquisa e o estudo de movimento em circo, dança e sua diversidade. A casa promove intercâmbios internacionais e diálogos com universidades. Foi intérprete em Projeto Coleções e Zona de Lançamento, de Valéria Martins.

Sala Renée Gumiel – Complexo Cultural Funarte SP
(Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo, SP)

Espetáculo: Redoma
De 25 a 27 de maio. Sexta e Sábado, às 19h, e domingo, às 18h.
Aos domingos, o espetáculo conta com participação de residentes.
Ingressos: R$ 20 (meia-entrada: R$ 10) – Cartões não são aceitos
A bilheteria abre uma hora antes do espetáculo.
Duração: 60 minutos. Classificação etária: livre.

Ficha técnica:
Concepção, direção, pesquisa e figurino: Valéria Martins | Performance e pesquisa: Guilherme Veloso | Identidade visual: Estúdio Triângulo – Daniel Kucera | Trilha sonora: Valéria Martins e Guilherme Veloso | Marcenaria: Dodô Giovanetti | Fotos: Cabbet Araújo | Produção executiva: Cida de Souza

Mais informações:
(11) 3662-5177
(11) 3822-5671 (bilheteria – abre uma hora antes do espetáculo)
funartesp@gmail.com