Coletivo Somos 7 realiza ‘Encontro-Ensaio Aberto’ na Funarte MG | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialCircoTodas as notíciasColetivo Somos 7 realiza ‘Encontro-Ensaio Aberto’ na Funarte MG

Coletivo Somos 7 realiza ‘Encontro-Ensaio Aberto’ na Funarte MG

Ação faz parte do processo de pesquisa cênica do grupo que, desde 2015, atua no cenário artístico da capital mineira

Publicado em 19 de março de 2018 Imprimir Aumentar fonte
‘Encontro – Ensaio Aberto’, Coletivo Somos 7 – Divulgação
‘Encontro – Ensaio Aberto’, Coletivo Somos 7 – Divulgação

Será no sábado, dia 24 de março, às 16h, no Galpão 6 da Funarte MG, em Belo Horizonte, o Encontro-Ensaio Aberto com o Coletivo Somos 7. O grupo, que surgiu em 2015, propõe uma nova concepção de circo, mas sem abandonar alguns elementos tradicionais do universo circense, como a relação com a técnica específica de determinado aparelho como estímulo criativo e o ritual coletivo para a criação dramatúrgica  nas composições e performances.

O Encontro-Ensaio Aberto faz parte do processo de pesquisa cênica do Coletivo e tem como objetivo promover o diálogo e a troca de experiências com a comunidade em geral, buscando sensibilizar o público através da experiência criativa que será realizada. Este projeto foi contemplado no chamamento público Laboratório da Cena – Funarte MG 2017.

Coletivo Somos 7 – Atuante no cenário artístico de palco e rua de Belo Horizonte, o Coletivo Somos 7 busca em sua pesquisa a inter-relação cênica entre a técnica circense da manipulação de objetos, a dramaturgia da linguagem do palhaço, a composição sonora autoral e elementos e conceitos coreográficos da dança contemporânea, como o recurso de organização de ideias da improvisação e a estrutura de ações da performance. Em suas criações, o Coletivo converge experiências individuais do próprio fazer circense à experiência sensorial coletiva do estado de improvisação para o ato performativo.

Luana Coelho Gomes – Direção Circense

Licencianda em Dança pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), artista residente na Fundação Clóvis Salgado / CEFART – BH / MG (2016-2018) e professora-coordenadora do Curso Técnico em Artes Circenses / CICALT – BH / MG (2017-2018), Luana Coelho Gomes é artista do Circo e da Dança. Busca em sua pesquisa corporal a investigação do ato performativo como linguagem de expressão cênica.

Iniciou seus estudos artísticos em Belo Horizonte, aos 13 anos de idade, através do programa sócio artístico cultural Circo de Todo Mundo, com os diretores teatrais Eid Ribeiro e Fábio Furtado (1998-2004) e, posteriormente, na cidade do Rio de Janeiro, na Escola Nacional de Circo, da Funarte, como estudante do antigo Curso livre e de reciclagem em Técnicas Circenses (2008-2012) e no Circo Crescer e Viver, como educadora em circo social e iluminadora cênica (2007-2012).

Com experiência profissional como malabarista em circos tradicionais de lona de grande porte do estado do Rio de Janeiro, atualmente vive na capital mineira onde atua como performer, diretora, produtora e professora na área de Artes Circenses, assinando também a direção artística das criações do Coletivo de Circo Contemporâneo Somos 7.

Gustavo Elias – Direção musical

Gustavo Elias é músico, de formação eclética, passando pela música erudita e de câmara no Palácio das Artes e na Fundação de Educação Artística, e pela música popular em projetos sociais e em escolas de música da cidade de Belo Horizonte.

Multi-instrumentista, atua profissionalmente em diversos locais, de pequenos bares a grandes teatros, acompanhando artistas desconhecidos e consagrados nos palcos e nos bailes da vida. Atua também como educador musical e professor particular, técnico de som, compositor/arranjador e traz em seu currículo diversos cursos, workshops e master classes sobre pandeiro, regência, composição, baixo, guitarra, violão, viola, harmonia, canto coral entre outros.

Participou de workshpos de grandes mestres como Ian Guest, Yamandú Costa, Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal, Juarez Moreira, entre outros, além de cursos de harmonia, musicalização, pedagogia de educação musical, metodologias de ensino da música e regência, dança, teatro, produção audiovisual, sonorização, entre outros.

Coletivo Somos 7 – Belo Horizonte (MG)

Ficha técnica:

Somos 7

Direção cênica: Luana Coelho Gomes
Direção musical: Gustavo Elias
Intérprete-criadora: Anna Paula Santos
Fotografia:Marcos GOM
Arte gráfica: Ana Paula Garcia
Produção: Coletivo Somos 7

Serviço:

Laboratório Circense

Encontro – Ensaio Aberto
Dia 24 de março, sábado, às 16h

Funarte MG
Rua Januária, 68 – Centro – Belo Horizonte (MG)
Telefone: (31) 3213-3084