Alunos da Escola Nacional de Circo realizam mostra cênica | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página Inicial › Funarte › Todas as notíciasAlunos da Escola Nacional de Circo realizam mostra cênica

Alunos da Escola Nacional de Circo realizam mostra cênica

Instituição da Funarte apresenta resultado de pesquisa de criação coletiva, com entrada franca

Relacionado a: Circo, Dança, Teatro
Publicado em 7 de fevereiro de 2018 Imprimir Aumentar fonte

A Escola Nacional de Circo da Funarte, na Praça da Bandeira, Rio de Janeiro, apresenta, no dia dia 7 de fevereiro, a partir das 18h, a mostra de pesquisa cênica O universo expande em nós, realizada pelos alunos. A entrada é gratuita.

O Universo expande em nós é um jogo cênico livre, no qual é interpretada a criação do universo e da vida, a passagem do ser humano pela existência, a morte e o chamado “ciclo do renascimento”.

A mostra é fruto do trabalho coletivo dos alunos das Oficina de Teatro e dança da ENC. “Ela é resultado de pesquisa cênica, sem o peso e caráter de uma apresentação usual”, diz o diretor da ENC, Carlos Eugênio Leite. A ideia foi desenvolvida pelo professor Roberto Rodrigues, da Oficina de Teatro, que supervisionou todo processo de criação dos alunos. “Para somar ao trabalho contamos também com a equipe da oficina da dança Carlos Fontinelle, Raquel Castro, Nayanne Cavalcante e Diego Endrigo”, complementa o diretor.

Os alunos foram divididos em quatro grupos, cada um com um tema básico. O processo de concepção das cenas não teve um caráter hierárquico e foi livre – os alunos puderam escolher equipamentos circenses, estilos e técnicas dramatúrgicas, figurinos, objetos cênicos.

O universo expande em nós – Sinopse

“A expansão dos multiversos ao nosso redor e suas retrações nos fazem pensar que tudo expande e encolhe, como nossos pulmões cheios de ar, como as cheias de vazantes do rio e do mar, como o brilhar e apagar das estrelas; tudo expande e retrai. Confirmando isso nós humanos viemos de uma pequena célula e dela nos expandimos e reverberamos em outras vidas, até apagarmos, em último suspiro”. Em do: início, meio e fim. A peça tem cinco partes:

Primeiro momento: Do cosmos e do caos nasce a vida;
Segundo momento: A vida é a transa do universo;
Terceiro momento: Travessia da vida;
Quarto momento: Morte e o ciclo do renascimento;
Quinto momento: Dança da despedida.

Escola Nacional de Circo (Funarte)
Oficina de Teatro e Dança e alunos da ENC apresentam

O universo expande em nós
Dia 7 de fevereiro de 2018, às 18h

Local: Escola Nacional Circo (Funarte)
Rua Elpídio Boamorte, s/n, Praça da Bandeira. Rio de Janeiro – RJ
Tel.:(21) 25043720

Entrada gratuita
Mais informações: escolacirco@gmail.com