Início do conteúdo
Notícias Alunos da Escola Nacional de Circo realizam mostra cênica

Funarte Notícias

Publicado em 7 de fevereiro de 2018

Alunos da Escola Nacional de Circo realizam mostra cênica

Instituição da Funarte apresenta resultado de pesquisa de criação coletiva, com entrada franca

A Escola Nacional de Circo da Funarte, na Praça da Bandeira, Rio de Janeiro, apresenta, no dia dia 7 de fevereiro, a partir das 18h, a mostra de pesquisa cênica O universo expande em nós, realizada pelos alunos. A entrada é gratuita.

O Universo expande em nós é um jogo cênico livre, no qual é interpretada a criação do universo e da vida, a passagem do ser humano pela existência, a morte e o chamado “ciclo do renascimento”.

A mostra é fruto do trabalho coletivo dos alunos das Oficina de Teatro e dança da ENC. “Ela é resultado de pesquisa cênica, sem o peso e caráter de uma apresentação usual”, diz o diretor da ENC, Carlos Eugênio Leite. A ideia foi desenvolvida pelo professor Roberto Rodrigues, da Oficina de Teatro, que supervisionou todo processo de criação dos alunos. “Para somar ao trabalho contamos também com a equipe da oficina da dança Carlos Fontinelle, Raquel Castro, Nayanne Cavalcante e Diego Endrigo”, complementa o diretor.

Os alunos foram divididos em quatro grupos, cada um com um tema básico. O processo de concepção das cenas não teve um caráter hierárquico e foi livre – os alunos puderam escolher equipamentos circenses, estilos e técnicas dramatúrgicas, figurinos, objetos cênicos.

O universo expande em nós – Sinopse

“A expansão dos multiversos ao nosso redor e suas retrações nos fazem pensar que tudo expande e encolhe, como nossos pulmões cheios de ar, como as cheias de vazantes do rio e do mar, como o brilhar e apagar das estrelas; tudo expande e retrai. Confirmando isso nós humanos viemos de uma pequena célula e dela nos expandimos e reverberamos em outras vidas, até apagarmos, em último suspiro”. Em do: início, meio e fim. A peça tem cinco partes:

Primeiro momento: Do cosmos e do caos nasce a vida;
Segundo momento: A vida é a transa do universo;
Terceiro momento: Travessia da vida;
Quarto momento: Morte e o ciclo do renascimento;
Quinto momento: Dança da despedida.

Escola Nacional de Circo (Funarte)
Oficina de Teatro e Dança e alunos da ENC apresentam

O universo expande em nós
Dia 7 de fevereiro de 2018, às 18h

Local: Escola Nacional Circo (Funarte)
Rua Elpídio Boamorte, s/n, Praça da Bandeira. Rio de Janeiro – RJ
Tel.:(21) 25043720

Entrada gratuita
Mais informações: escolacirco@gmail.com