Aberta convocatória para residência de criação cênica no Rio | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página Inicial › Funarte › Todas as notíciasAberta convocatória para residência de criação cênica no Rio

Aberta convocatória para residência de criação cênica no Rio

O projeto ‘Criadores Negros na Dança’, contemplado no Iberescena – programa representado pela Funarte –, recebe inscrições até o dia 15 de março

Relacionado a: Circo, Dança, Teatro
Publicado em 18 de fevereiro de 2019 Imprimir Aumentar fonte
Residência ‘Criadores Negros na Dança’ – Foto: divulgação
Residência 'Criadores Negros na Dança' - Foto: divulgação

O Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro abriu convocatória para projeto de residência artística Criadores Negros na Dança, contemplado pelo Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas (Iberescena) – representado no Brasil pela Fundação Nacional de Artes – Funarte. As inscrições estão abertas até o dia 15 de março.

A iniciativa tem como público-alvo, profissionais de dança provenientes dos países-membros do Iberescena, localizados nas Américas do Sul e Central e na Espanha – o Brasil é participante, e sedia a ação. A residência é feita por brasileiros para receber os estrangeiros. Os candidatos devem ter histórico de trabalho relacionado às estéticas coreográficas afro-ameríndias. Para o programa, a convocatória disponibiliza dez vagas para a residência criativa interdisciplinar, que se realiza no mês de julho, nos espaços do Centro Coreográfico – que fica na Tijuca, Zona Norte da capital fluminense.

O objetivo principal da residência Criadores Negros na Dança é incentivar a produção criativa em “dança negra contemporânea”. Serão atividades de ensaio, pesquisa, intercâmbio, hospedagem, e criação, que possam viabilizar a construção de redes internacionais de colaboração artística. O foco está nas expressões de dança contemporânea ligadas à cultura de matriz africana ou indígena. Os artistas selecionados passarão por processos de mentoria de criação coreográfica e cênica, com mestres das “danças negras” da cidade do Rio de Janeiro. Estão também previstas capacitações com representantes de instituições renomadas em pesquisa, figurino para dança, registro audiovisual e economia da cultura.

Contemplado na categoria Apoio a centros ibero-americanos de criação cênica em residência, o projeto do Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro fornecerá hospedagem e ajuda de custo aos artistas selecionados – de acordo com os termos da convocatória, disponível no site da instituição. Na chamada, também é possível obter informações detalhadas sobre o cronograma de realização, metodologia e aulas.

Inscrições e mais informações sobre a convocatória aqui

Sobre o Iberescena

Tendo como representante brasileira a Funarte, o Iberescena é composto pelos seus estados membros – Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, México, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai e Brasil – e pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid). O Fundo tem por missão promover o circo, a dança e o teatro ibero-americanos e e favorecer o aperfeiçoamento de profissionais destas áreas, nos países que o integram, incentivando, ainda, a trocas de informações e conhecimentos.

Leia mais sobre o Iberescena, aqui