#

patrocínio:

Lei de Incentivo à Cultura Petrobras
Brasil Memória das Artes
Conheça o Brasil Memória das Artes

O Teatro de Revista em movimento

Filme com propaganda do musical 'É de Xurupito' é uma das raridades do acervo de Walter Pinto existentes no Centro de Documentação da Funarte

O intrigante nome É de Xurupito não deixa dúvidas: trata-se de uma revista produzida por Walter Pinto. O lendário produtor que alçou o Teatro de Revista à condição de fabuloso entretenimento dirigido às classes sociais mais variadas no Brasil gostava de batizar seus espetáculos com títulos curiosos. Os cariocas costumavam prestigiar as concorridas produções no extinto Teatro Recreio mas, em 1957, os paulistanos também puderam se deliciar com o humor e a saliência das comédias musicadas produzidas por Walter Pinto. É de Xurupito cumpriu temporada em São Paulo no Teatro Paramount e investiu pesado para atrair a atenção dos futuros espectadores, com a inserção de um filme promocional do espetáculo em algumas salas de cinema da capital, antes das sessões de longas-metragens.

Homem com visão empresarial, Walter Pinto sabia que a propaganda era a alma do negócio. Mais de 50 anos depois, o destino se encarrega de reavivar este momento marcante da trajetória do teatro brasileiro. O filme, no qual se percebe a clara influência das companhias francesas de teatro musicado, caso da Follies Bèrgere e da Lido, no trabalho de Walter Pinto, integra o acervo do produtor existente no Centro de Documentação (Cedoc) da Funarte. É uma oportunidade rara de perceber, em movimento, a alegre e contagiante atmosfera das produções da época. Com nomes como Walter D’Avilla e Nélia Paula no elenco, a produção tinha texto de Luiz Iglésias, Walter Pinto, Max Nunes e J. Maia.

Da doação à restauração, um longo caminho

Parte integrante do acervo de Walter Pinto doado em 1979 ao Serviço Nacional de Teatro (SNT), o filme com a propaganda da revista É de Xurupito foi, na época, encaminhado à Embrafilme para restauração. “Constavam na listagem do material doado em 1979 alguns filmes e cópias de 16mm e 35mm. Um deles era o filme promocional de É de Xurupito“, conta a pesquisadora de artes cênicas do Centro de Documentação (Cedoc) da Funarte, Filomena Chiaradia. Coordenadora do tratamento do acervo Walter Pinto na instituição, Filomena observa que, em 1989, durante uma primeira fase de restauração do arquivo doado pelo produtor, tais filmes não foram localizados no Cedoc. “A partir de pesquisas posteriores foi que descobrimos que, na época em que foram doados, a Divisão de Documentação do SNT encaminhou-os para a Embrafilme. Em 2006, ao iniciar doutorado sobre a coleção fotográfica do Walter Pinto, comecei a tentar localizar tais películas, inicialmente sem sucesso”, conta a pesquisadora.

Em 2007, contudo, a partir de pesquisas na Internet, ela descobriu que o Cachaça Cinema Clube realizara uma sessão, com curadoria de Hernani Heffener, apresentando o filme promocional de É de Xurupito. “Entramos em contato imediatamente com a cinemateca do MAM (Museu de Arte Moderna) e descobrimos que uma das cópias da película estava lá. Em 2010, com a nova fase do tratamento do acervo iniciada, voltamos a tentar localizar este filme no CTAv (Centro Técnico Audiovisual, órgão que sucedeu a Embrafilme), pois eles estavam realizando um inventário de seu acervo. E, felizmente, desta vez, o filme foi localizado e visionado, sendo logo providenciada sua telecinagem, o que possibilitou seu acesso ao público em geral, mais de 30 anos depois de ter sido doado”, encerra a pesquisadora.

Compartilhe!

Caro usuário, você pode utilizar as ferramentas abaixo para compartilhar o que gostou.

Textos

leia todos os 27 textos deste acervo »

Imagens

veja todas as 70 imagens deste acervo »

Vídeos

veja todos os 19 vídeos deste acervo »

  • O dono do sassarico (Closed Caption)

    O dono do sassarico (Closed Caption)

    Videodocumento
  • Acervo Walter pinto iris bruzzi (Closed Caption)

    Acervo Walter pinto iris bruzzi (Closed Caption)

    Videodocumento
  • Acervo Walter pinto iris bruzzi com áudio-descrição

    Acervo Walter pinto iris bruzzi com áudio-descrição

    Videodocumento