#

patrocínio:

Lei de Incentivo à Cultura Petrobras
Brasil Memória das Artes
Conheça o Brasil Memória das Artes

O dono do sassarico

Acervo do Teatro de Revista de Walter Pinto reúne textos, programas de peças, partituras e fotos de artistas e espetáculos

Vedetes da revista Botando Pra Jambrar, entre elas Nélia Paula (terceira, da esquerda para a direita). Reprodução de foto de Mafra. 1956. Cedoc/Funarte

Vedetes da revista Botando Pra Jambrar, entre elas Nélia Paula (terceira, da esquerda para a direita). Reprodução de foto de Mafra. 1956. Cedoc/Funarte

Mídias deste texto

Imagens (4 imagens)

Democrático, colorido, sensual, cômico. O Teatro de Revista abraçava tais adjetivos com entusiasmo e, nos anos 40 e 50, tinha nome e sobrenome: Walter Pinto.

Produtor e autor dos maiores espetáculos do Teatro de Revista brasileiro, Walter Pinto doou seu precioso acervo em 1979 ao Serviço Nacional de Teatro (SNT) graças ao projeto Memória das Artes Cênicas – Campanha de Doação, por intermédio da coordenadora da campanha, Janine Resnikoff Diamante. Com sua equipe, ela resgatou o material – que teria se perdido – dentro da piscina da cobertura do artista, em Ipanema. Na época, um trabalho inicial de organização do acervo foi realizado para, dez anos depois, ser retomado no Centro de Estudos da Fundacen/Cenacen, com equipe de arquivistas contratados. Algum tempo depois, o trabalho foi interrompido, com retomada somente em fevereiro de 2010 pela Funarte.

Através do projeto Brasil Memória das Artes, um novo grupo de profissionais, com pesquisadores da área musical, das artes cênicas e de arquivo, desde então, se dedica a organizar e identificar o acervo composto, principalmente, por textos e programas de espetáculos, partituras musicais e fotos de artistas e montagens. “Nosso trabalho visa à criação de um arranjo arquivístico adequado, catalogação e indexação dos documentos e digitalização da coleção fotográfica do arquivo”, explica a pesquisadora do Centro de Documentação (Cedoc) da Funarte e autora de tese de doutorado sobre a coleção fotográfica do acervo Walter Pinto, Filomena Chiaradia.

english versionversion françaiseversión en español
versão em librasclosed captionaudio-descrição

O trabalho, árduo, demanda, por exemplo, realocar partituras avulsas, não identificadas, a seus espetáculos de origem, como revela a pesquisadora de música Rosa Zamith. “Espetáculos inéditos utilizavam canções e números inteiros de montagens anteriores. Por isso, a identificação do material avulso do acervo requer uma atenção toda especial”. Parece complicado. E é. Mas os bastidores de tal trabalho revelam um cotidiano de pequenos prazeres, graças a curiosidades que descortinam o processo de produção, angústias e felicidades dos artistas envolvidos nas celebradas revistas da Companhia Walter Pinto. “Nas décadas de 1930 e 1940  um único mês chegava a reunir sete estreias. Eram muitos espetáculos sendo realizados ao mesmo tempo. Os compositores não davam conta de produzir tanto material inédito e a solução era utilizar também canções já conhecidas”, explica Filomena.

Produtor fazia viagens à Europa em busca de tendências para as revistas

O sucesso alcançado por Walter Pinto com suas revistas musicais era tão grande que, depois do êxito de Eu Quero Sassaricá, em 1951, o produtor se deu ao luxo de passar o ano seguinte viajando pela Europa a fim de pesquisar tendências para suas montagens seguintes. “As produções contavam com excelentes arranjadores e orquestra de, no mínimo, 18 músicos”, lembra Rosa, que se deparou com um enigma a partir de uma anotação descoberta em uma das partituras do acervo. “No fim de uma partitura da revista Maria Bonita encontrei a anotação Q.D.M.A. e pensei que pudesse ser algo relevante, mas, apesar de consultar os colegas da área, não descobrimos o que a sigla significa. Contudo, algo curioso despertou minha atenção, ao perceber que junto a cada letra havia uma anotação manuscrita a lápis. Eram palavras que complementavam as letras da sigla, o que nos revelou outro aspecto: o de um ambiente descontraído e pleno de brincadeiras entre aqueles músicos, pois junto a cada letra escreveram ‘Que Droga Me Arranjaram’. Tal anotação, mais tarde, também foi encontrada por Rosa em outra partitura, da revista O Guri.

“Havia casos de se ter que criar músicas para espetáculos que estreariam num prazo de apenas dois meses”, observa a pesquisadora, lembrando que o acervo, que vem sendo organizado,  tem como destino uma base de dados do Cedoc que, depois da finalização do trabalho, estará à disposição de pesquisadores externos que quiserem consultá-lo, já organizado e restaurado.

De Carmen Miranda a Dercy Gonçalves

O auge da Companhia Walter Pinto se deu entre os anos de 1945 a 1955, com revistas como Muié Macho Sim Sinhô (1950) e ‘É Fogo na Jaca (1953). Montadas em escala industrial, as revistas reuniam vedetes brasileiras e estrangeiras e misturavam, sem qualquer pudor, estilos musicais. “A revista É de Xurupito, por exemplo, unia Rhapsody in Blue, do Gershwin, a samba”, lembra Rosa.

No acervo, é possível se deparar com impressos de partituras de canções icônicas, caso de Balancê, de 1937, interpretada por Carmen Miranda e utilizada na revista O Palhaço o Que É. Outro precioso impresso do acervo é o da canção Dig You Later, interpretada por Carmen Miranda e Vivian Blane no filme Sonhos de Estrelas (Doll Face) e também utilizada numa das revistas da Companhia Walter Pinto. Outro nome célebre a compor o acervo é o da atriz Dercy Gonçalves, cuja imagem ilustra o programa da revista Bonde da Laite, de 1945.

O processo de digitalização do acervo fotográfico permitirá ao grande público se encantar com imagens como a de Walter Pinto recebendo, no aeroporto, um seleto grupo de vedetes e bailarinas argentinas contratadas para o espetáculo É Xique Xique no Pixoxó, de 1960. “Quando finalizado, esperamos que o público, ao consultar o acervo, tenha o mesmo prazer que estamos tendo em organizá-lo”, anseia Filomena.

Na Série Depoimentos, ouça entrevista concedida por Walter Pinto ao Serviço Nacional de Teatro em 1975.

Compartilhe!

Caro usuário, você pode utilizar as ferramentas abaixo para compartilhar o que gostou.

Comentários

4

Deixe seu comentário

* Os campos de nome, e-mail e mensagem são de preenchimento obrigatório.

LUIZ AGUIAR (MAESTRO)

enviado em 10 de setembro de 2010

NOTAVEL O TRABALHO DE PESQUISA, CONCATENAÇÃO, ORGANIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO. PARABENS Á EQUIPE, OU SEJA A TODOS QUE SE ENVOLVERAM NESTE TRABALHO, DIGNO DOS MAIORES ELOGIOS E MEUS MAIS PROFUNDOS RESPEITOS A TODOS…. VIVENCIEI TODO ESTE PERÍODO E ASSISTI, A PARTIR DE 1954 (NASCI EM 1935), A QUASE TODAS AS REVISTAS DO NOSSO GRANDE BRASI -LEIRO – WALTER PINTO, O NOSSO BUSBY BERKELY (QUE, COM CERTEZA, MUITO INFLUENCIOU WALTER PINTO – UM GÊNIO DO MUSICAL BRASILEIRO.

UM PEQUENO DETALHE, FÁCIL DE RETOCAR – O FILME ”DOLL FACE” CHAMOU-SE, ENTRE NÓS, SONHOS DE ESTRELA E NÃO ESTRELAS. BEM COMO A FAMOSA REVISTA DE WALTER PINTO – É DE XURUPITO – (QUE ASSISTI UMAS 10 VEZES) TEM COMO TITULO COMO ESCREVI ACIMA. E NAO – É DO XURUPITO, COMO ESTÁ REGISTRADO… PEQUENOS DETALHES, NO INTUITO DE COLABORA- ÇÃO.

.
MAIS UMA VEZ, P A R A B E N S A T O D O S.

paulo

enviado em 24 de fevereiro de 2011

desejamos que esses acervos sejam logo divulgados para conhecimento do publico em geral,atraves de videos,livros,revistas especializadas etc.

Consa

enviado em 9 de dezembro de 2011

Sou atriz estou fazendo uma pesquisa sobre teatro de revista e vedetes ,gostaria de receber material para estudo e se possivel texto Eu quero sassaricar ou outros para ver como desenrolava o texto.

    Marina Gadelha

    enviado em 19 de setembro de 2012

    Consa, este arquivo está sendo digitalizado e estará disponível para consulta em breve, na Biblioteca da Funarte.
    Tel. (21) 2279-8290/ 8291

    Att, Equipe BMA.

Textos

leia todos os 27 textos deste acervo »

Imagens

veja todas as 70 imagens deste acervo »

Vídeos

veja todos os 19 vídeos deste acervo »

  • O dono do sassarico (Closed Caption)

    O dono do sassarico (Closed Caption)

    Videodocumento
  • Acervo Walter pinto iris bruzzi (Closed Caption)

    Acervo Walter pinto iris bruzzi (Closed Caption)

    Videodocumento
  • Acervo Walter pinto iris bruzzi com áudio-descrição

    Acervo Walter pinto iris bruzzi com áudio-descrição

    Videodocumento