#

patrocínio:

Lei de Incentivo à Cultura Petrobras
Brasil Memória das Artes
Conheça o Brasil Memória das Artes

A memória musical do Teatro de Revista

Organização do acervo de partituras da empresa teatral de Manoel e Walter Pinto garantirá ao público acesso ao repertório musical dos espetáculos apresentados entre as décadas de 1920 e 1950

Partitura impressa de “El Amor Brujo”, parte da “Danza Ritual Del Fuego”, da revista Eu quero sassaricá, de 1951

Partitura impressa de “El Amor Brujo”, parte da “Danza Ritual Del Fuego”, da revista Eu quero sassaricá, de 1951

Eram mais de 130 pastas. Nelas, a memória musical do Teatro de Revista de Manoel e Walter Pinto, pai e filho, dois dos mais importantes empresários do teatro brasileiro entre as décadas de 1920 e 1950. Mas, entre o material – textos, partituras e programas de espetáculos – existiam 28 pastas com partituras avulsas e outras nove com a etiqueta,“não identificadas”. Pela frente, um enorme quebra-cabeça a se formar, um trabalho de organização e pesquisa para levar ao público a história daqueles anos de ouro das peças repletas de sátiras políticas, vedetes e vasto repertório musical.

O trabalho, iniciado em 2010 e capitaneado pela etnomusicóloga Rosa Maria Zamith, começou pela organização das peças em ordem cronológica, e não mais alfabética como eram acessadas desde sua doação ao Serviço Nacional do Teatro (SNT), em 1979. “Assim, é possível estabelecer ligações entre as revistas”, explica Rosa. Com o conhecimento de música clássica e tradicional, ela passou a conferir se cada trecho musical dos espetáculos fazia sentido e colocá-los em uma estrutura de orquestração, agrupados pelas categorias instrumentais de madeiras, metais, percussão e cordas.

O momento seguinte foi utilizar os textos (quando havia) das revistas para ordenar o material. Alguns roteiros puderam ser recuperados em diferentes arquivos, como o Nacional e a Sociedade Brasileira de Autores Teatrais (SBAT). Havia aqueles carimbados pela censura e outros repletos de marcações, trabalhados pelo diretor de cena e utilizados para o ponto. “Normalmente utilizávamos o texto do ponto para nos orientar, por ser o mais provável de ter efetivamente ocorrido”, revela Rosa.

Algumas peças do quebra-cabeça demoraram a se encaixar. E foram as indicações extramusicais as responsáveis por apontar caminhos e levar ao que muito provavelmente foi à cena. Anotações como data e local nas partituras, deixas (frases que a princípio não faziam sentido, mas que, ao se recorrer ao texto, percebia-se que se tratava de uma referência a ele), coloração de papel, tipo de pauta e até marcas de traças auxiliaram o trabalho de pesquisa da equipe de Rosa. Assim, foi possível identificar de qual revista faziam parte muitas das partituras que estavam sem identificação.

“Acredito que a memória visual é tão importante quanto o conhecimento musical em um trabalho como este. O conhecimento musical nos dá garantia de que uma parte instrumental corresponde à outra, que faz sentido, mas quando a gente manuseia o material, são muito ricas as possibilidades de compreensão pela parte física”, aponta. Também ajudaram a contar a história dos espetáculos as rasuras e sobreposições nas partituras que indicavam as constantes modificações ocorridas ao longo das temporadas.

Depois da etapa de organização e identificação de todo o acervo de Manoel e Walter Pinto, o ano de 2012 é para revisão, ajustes, digitalização e preparação do conteúdo em sua estrutura de arquivo. Em 2013, o usuário terá acesso às99 peças musicadas e a outras 70, aproximadamente,  que não tiveram suas partituras encontradas, por meiodo Centro de Documentação da Funarte (Cedoc), para pesquisa ou até a remontagem de um espetáculo.

Assuntos relacionados:

Compartilhe!

Caro usuário, você pode utilizar as ferramentas abaixo para compartilhar o que gostou.

Comentários

0

Deixe seu comentário

* Os campos de nome, e-mail e mensagem são de preenchimento obrigatório.

Textos

leia todos os 27 textos deste acervo »

Imagens

veja todas as 70 imagens deste acervo »

Vídeos

veja todos os 19 vídeos deste acervo »

  • O dono do sassarico (Closed Caption)

    O dono do sassarico (Closed Caption)

    Videodocumento
  • Acervo Walter pinto iris bruzzi (Closed Caption)

    Acervo Walter pinto iris bruzzi (Closed Caption)

    Videodocumento
  • Acervo Walter pinto iris bruzzi com áudio-descrição

    Acervo Walter pinto iris bruzzi com áudio-descrição

    Videodocumento