#

patrocínio:

Lei de Incentivo à Cultura Petrobras
Brasil Memória das Artes
Conheça o Brasil Memória das Artes

Projeto Pixinguinha: Johnny Alf e Zezé Motta encerram a temporada de 1978

Do Rio a Belém, passando pelo Nordeste, encontro do compositor pré-bossa-nova com a estrela de ‘Xica da Silva’ fechou com chave de ouro a segunda temporada do Projeto Pixinguinha

No palco do Teatro Dulcina (Rio), Johnny Alf e Zezé Motta abrem a última turnê do Projeto Pixinguinha em 1978

No palco do Teatro Dulcina (Rio), Johnny Alf e Zezé Motta abrem a última turnê do Projeto Pixinguinha em 1978

Mídias deste texto

Imagens (8 imagens)

Áudios (13 áudios)

Em 1978, a bossa-nova comemorava 20 anos de seu marco inicial (o lançamento de Chega de Saudade, por João Gilberto) quando um dos precursores do gênero musical foi escalado para viajar em turnê com o Projeto Pixinguinha: o brilhante pianista, cantor e compositor Johnny Alf. Ao seu lado, foi escalada a cantora e atriz Zezé Motta, que, no auge de seu sucesso cinematográfico (interpretando a protagonista do filme Xica da Silva, de Cacá Diegues, em 1976), completava dez anos de carreira – sua estreia foi em 1968, na peça Roda Viva, de Chico Buarque, com direção de José Celso Martinez Correa.

Também foi em 1978 que Zezé lançou seu primeiro disco solo (Zezé Motta, pela gravadora WEA), com um repertório eclético que serviria de base para sua apresentação no Pixinguinha: Trocando em Miúdos (Chico Buarque e Francis Hime), Babá Alapalá (Gilberto Gil), Magrelinha e Dores de Amores (ambas de Luiz Melodia). Já Johnny Alf, que dividia com Zezé a interpretação de Eu e a Brisa e Ilusão à Toa, aproveitou a turnê para apresentar em primeira mão duas músicas do LP Desbunde Total, que lançaria ainda naquele ano: Anunciação e Oxum. Ouça o espetáculo na íntegra clicando na galeria de áudios.

E era justamente a homenagem ao orixá feminino dos rios e cachoeiras que abria e encerrava o espetáculo, numa escolha que não era sem motivo, como conta o jornal Província do Pará, na edição de 21 de novembro de 1978: “Muito antes de iniciar o Projeto Pixinguinha, alguém disse que ele iria trabalhar com uma pessoa de Oxum. Não deu outra: Zezé é filha de Oxum.” Na mesma matéria, Johnny (também filho de Oxum) atribuía à deusa africana parte do sucesso do espetáculo que, dirigido por Arthur Laranjeira, estreou no Rio de Janeiro – em 27 de outubro – e seguiu para João Pessoa, Natal, Fortaleza e Belém. Clique na galeria de imagens para ler esta e outras matérias sobre o espetáculo.

A mesma matéria destaca a presença de dois músicos paraenses – o baterista Magro e o baixista Mini Paulo – no sexteto do espetáculo, que contava ainda com os guitarristas Antônio Barboza e Cláudio Gábis, o saxofonista e flautista Márcio Pereira e o percussionista Marcos Palma. Quanto a Zezé, a Província do Pará ressaltava que o sucesso estrondoso de Xica da Silva não lhe subiu à cabeça: “Seus gestos são os mesmos da menina simples de Campos, e sua maneira direta de dizer as coisas mostra toda a estrutura de artista e mulher madura, muito atenta e preocupada com os problemas do mundo.”

Já o jornal O Povo, de Fortaleza, conta em 14 de novembro de 1978 que “os momentos frenéticos do espetáculo ficam por conta de Zezé, que demonstra uma incansável doação artística, unindo sua fabulosa voz à contagiante expressão corporal”. Com elogios ao repertório, o matutino cearense conta ainda que Johnny “dá o seu recado, na cadência vocal que criou, chegando ao clímax quando interpreta a sua antológica Eu e a Brisa”. Com excelente público (16.431 espectadores) e muitos elogios da crítica especializada, o encontro do “canário bossa-noveiro” com a “maravilha-cantante” – expressões usadas por Nelson Motta em sua coluna no jornal O Globo (27 de outubro de 1978) – foi um encerramento à altura da temporada 1978 do Projeto Pixinguinha.

Compartilhe!

Caro usuário, você pode utilizar as ferramentas abaixo para compartilhar o que gostou.

Comentários

1

Deixe seu comentário

* Os campos de nome, e-mail e mensagem são de preenchimento obrigatório.

Johnny Alf & Zezé Motta – Projeto Pixinguinha 1978 (2012) |

enviado em 24 de agosto de 2012

[...] Mais exatamente, outro volume “Projeto Pixinguinha”, extraído do excelente site da Funarte, “Brasil Memória das Artes”. Desta vez temos o memorável show de Zezé Mota e Johnny Alf. Como convém, deixo os detalhes [...]

Textos

leia todos os 212 textos deste acervo »

Imagens

veja todas as 301 imagens deste acervo »

Áudios

ouça todos os 783 áudios deste acervo »

Vídeos

veja todos os 88 vídeos deste acervo »

  • Cachaça, árvore e bandeira – Moacyr Luz

    Cachaça, árvore e bandeira - Moacyr Luz

    Shows
  • DVD Funarte – Pixinguinha 2005 – Documentário – parte 10 de 10

    DVD Funarte – Pixinguinha 2005 – Documentário - parte 10 de 10

    Documentários
  • DVD Funarte – Pixinguinha 2006 – parte 05 de 05

    DVD Funarte – Pixinguinha 2006 – parte 05 de 05

    Documentários