#

patrocínio:

Lei de Incentivo à Cultura Petrobras
Brasil Memória das Artes
Conheça o Brasil Memória das Artes

Projeto Pixinguinha com sotaque regional: Inezita Barroso e Oswaldinho do Acordeom

Na temporada de 1984, dupla formada pela veterana cantora e pesquisadora e pelo jovem instrumentista lotou teatros da região Centro-Oeste

Mídias deste texto

Imagens (2 imagens)

Áudios (28 áudios)

“Uma paulistana que interpreta o Brasil.” Era assim que o programa impresso do Projeto Pixinguinha apresentava uma das atrações mais importantes daquela temporada de 1984: Inezita Barroso. Companheira de Sá e Guarabira na turnê de 1980, a veterana cantora e folclorista paulistana fazia sua segunda participação no Projeto, desta vez dividindo o palco com o jovem Oswaldinho do Acordeom. Com apresentações de 12 a 29 de setembro de 1984, a dupla estreou no Teatro Dulcina (Rio de Janeiro) e, em seguida, percorreu o Centro-Oeste do país: Brasília, Goiânia, Cuiabá, Dourados (MS) e Campo Grande. A direção do espetáculo coube a Paulo César Soares.

“Ela era completamente regional, apresentando toda aquela riqueza da nossa música folclórica. Já ele vinha com uma banda da pesada, propondo mil fusões de ritmos regionais com urbanos e até música clássica”, relembra o diretor, ressaltando que testemunhou teatros lotados em todas as cidades por onde passou a caravana. “O encontro desses dois grandes artistas resultou num espetáculo surpreendente e ótimo.”

No texto do programa impresso, Paulo César Soares destacava os dotes televisivos de Inezita, que, naquela época, era ainda uma apresentadora iniciante do programa Viola, Minha Viola, “há quatro anos com sucesso absoluto” na Rádio Televisão Cultura. Alternando música regional e alguma prosa, o programa de Inezita permanece no ar até hoje, sendo um dos mais antigos da TV brasileira. Já Oswaldinho do Acordeom era apresentado no texto por suas qualidades de multi-instrumentista: “Ele toca 10 instrumentos de teclados, mas seu amor maior está no acordeom.”

Aos 30 anos, Oswaldinho já tinha um currículo que mais parecia de um veterano, com nove LPs lançados e diversas participações em gravações de grandes músicos como Sivuca, Dominguinhos e Luiz Gonzaga. Filho do sanfoneiro baiano Pedro Sertanejo (seu primeiro professor de música), ele se acostumou desde cedo a conviver com os três mestres do acordeom, que eram frequentadores da casa da família – primeiro em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense (onde nasceu Oswaldinho), depois em São Paulo.

O primeiro LP foi lançado em 1973, quando ainda não era conhecido pelo apelido que o acompanharia pela carreira, como se vê no nome do disco: Fantástico Oswaldo Silva. A temporada de 1984, ao lado de Inezita Barroso, era sua quarta participação no Projeto Pixinguinha, depois de turnês em 1978 (com Carmélia Alves e Antonio Adolfo), 1979 (como músico de Moraes Moreira e Djavan) e 1982 (com Anastácia e Rogério do Maranhão).

“Inezita já era uma baluarte da música brasileira, com um respeito muito grande por parte da crítica e do público, enquanto o Oswaldinho do Acordeom vivia o auge de seu sucesso, com muita mídia e uma grande vendagem de discos”, conta Paulo César Soares. “Cheguei a ficar preocupado que houvesse um desequilíbrio entre as duas atrações na turnê, mas não foi o que se viu. Os jovens que iam ao espetáculo gritar pelo Oswaldinho saíam apaixonados pelo canto de Inezita Barroso.”

Acompanhados por Magrão (contrabaixo), Serginho (bateria), Valdir (guitarra), Juracy (teclados), Harry e Milton Cobrinha (percussões), os dois artistas apresentavam repertório predominantemente regional. Entre os destaques estavam a Quinta Sinfonia de Beethoven (relida na sanfona de Oswaldinho) e os sucessos Ronda (Paulo Vanzolini) e Marvada Pinga (Ochelsis Laureano e Raul Torres), lançados por Inezita em 1954 – ano do nascimento de seu companheiro de palco naquela edição do Projeto Pixinguinha.

Compartilhe!

Caro usuário, você pode utilizar as ferramentas abaixo para compartilhar o que gostou.

Comentários

0

Deixe seu comentário

* Os campos de nome, e-mail e mensagem são de preenchimento obrigatório.

Textos

leia todos os 212 textos deste acervo »

Imagens

veja todas as 301 imagens deste acervo »

Áudios

ouça todos os 783 áudios deste acervo »

Vídeos

veja todos os 88 vídeos deste acervo »

  • Cachaça, árvore e bandeira – Moacyr Luz

    Cachaça, árvore e bandeira - Moacyr Luz

    Shows
  • DVD Funarte – Pixinguinha 2005 – Documentário – parte 10 de 10

    DVD Funarte – Pixinguinha 2005 – Documentário - parte 10 de 10

    Documentários
  • DVD Funarte – Pixinguinha 2006 – parte 05 de 05

    DVD Funarte – Pixinguinha 2006 – parte 05 de 05

    Documentários