#

patrocínio:

Lei de Incentivo à Cultura Petrobras
Brasil Memória das Artes
Conheça o Brasil Memória das Artes

Nara, Dominguinhos e um time de jovens chorões no Projeto Pixinguinha de 1978

Entre os músicos do conjunto Os Carioquinhas, que participou da turnê com a cantora e o sanfoneiro, estava o violonista adolescente Raphael Rabello

Nara Leão e Dominguinhos, parceiros no Projeto Pixinguinha de 1978

Nara Leão e Dominguinhos, parceiros no Projeto Pixinguinha de 1978

Mídias deste texto

Imagens (3 imagens)

Áudios (15 áudios)

Marca registrada do Projeto Pixinguinha, o encontro de diferentes estilos da música popular brasileira teve alguns exemplos emblemáticos durante a temporada de 1978. Um deles foi o espetáculo liderado por Nara Leão e Dominguinhos, que, alternando música urbana e sertaneja, foi muito aplaudido por teatros lotados no Rio de Janeiro, em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba e Porto Alegre. Enquanto o cantor, compositor e sanfoneiro pernambucano apresentava sucessos iniciais de sua carreira, como Lamento Sertanejo (dele com Gilberto Gil) e Tenho Sede (com Anastácia), a cantora capixaba mesclava clássicos da bossa-nova ao samba tradicional de Ary Barroso (Camisa Amarela) e Geraldo Pereira (Sem Compromisso).

Dirigidos por Túlio Feliciano, Nara e Dominguinhos já cantavam juntos desde o ano anterior, quando dividiram a faixa Chegando de Mansinho (Dominguinhos e Anastácia), no LP Meus Amigos são um Barato (de Nara), e em seguida participaram do projeto Seis e Meia, no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro.

Outro destaque da turnê, realizada durante abril de 1978, foi o conjunto Os Carioquinhas, que acompanhou os solistas e também apresentou sucessos de Pixinguinha (1×0) e Jacob do Bandolim (Noites Cariocas). Entre seus integrantes estavam jovens instrumentistas que despontavam com o ressurgimento do choro nos anos 70, como o violonista Mauricio Carrilho (então com 21 anos), a cavaquinista Luciana Rabello (com 17) e seu irmão caçula, apresentado no programa do espetáculo como “Rafael Sete Cordas”. Era o iniciante Raphael Rabello, que ainda usava o apelido herdado do mestre Dino Sete Cordas e, por ter 15 anos, precisou de uma autorização do Juizado de Menores para participar da turnê. Veja o documento na galeria de imagens ao lado.

Juntando-se a Nara, Dominguinhos e Os Carioquinhas, o trio Ritmo Nordestino garantia a percussão do espetáculo, pondo o público para dançar ao som de pandeiro (Zé Gomes), zabumba (Borel) e triângulo (Zezinho).

Clique na galeria de áudios para ouvir o repertório completo de Nara Leão e Dominguinhos neste espetáculo, além do choro 1×0 (pelo conjunto Os Carioquinhas).

Compartilhe!

Caro usuário, você pode utilizar as ferramentas abaixo para compartilhar o que gostou.

Comentários

4

Deixe seu comentário

* Os campos de nome, e-mail e mensagem são de preenchimento obrigatório.

josé leal de oliveira

enviado em 25 de agosto de 2010

Eu sou o zé leal(percussão) na época dominguinhos me chamava de zezinho,fiquei muito contente de encontrar este material com audio e fotos do inicio da minha carreira e lembrar do projeto,da Nara sempre carinhosa, de dominguinhos um grande amigo,Zé gomes meu irmão o saudoso borel e a turma dos carioquinhas com quem travavamos grandes batalhas de traviseiro nos corredores dos hoteisQue tempo bom.Valeu!!!

    Pedro Paulo Malta

    enviado em 30 de agosto de 2010

    Olá, Zé.

    Quanta honra receber sua visita por aqui e saber de sua emoção ao relembrar os bons momentos da turnê com Nara Leão, Dominguinhos e os Carioquinhas. Pelo que podemos ouvir, foi certamente um dos espetáculos mais especiais que o Projeto Pixinguinha apresentou em sua história.

    Obrigado pelo comentário!

    Um abraço,
    Pedro Paulo Malta

300 Discos

enviado em 7 de outubro de 2010

Que show espetacular. Dominguinhos, Nara, Os Carioquinhas … Não tem como classificar tudo isso junto com outra palavra a não ser CELESTIAL.

Adorei este site e ouvir esses shows está sendo o máximo!

enviado em 11 de outubro de 2012

Através da dica do blog Toque Musical descobri essa maravilha de site da Funarte. Eu não conhecia, fiquei encantada! Parabéns e obrigado por compartilhar com o público esse acervo. Lindo!

Textos

leia todos os 212 textos deste acervo »

Imagens

veja todas as 301 imagens deste acervo »

Áudios

ouça todos os 783 áudios deste acervo »

Vídeos

veja todos os 88 vídeos deste acervo »

  • Cachaça, árvore e bandeira – Moacyr Luz

    Cachaça, árvore e bandeira - Moacyr Luz

    Shows
  • DVD Funarte – Pixinguinha 2005 – Documentário – parte 10 de 10

    DVD Funarte – Pixinguinha 2005 – Documentário - parte 10 de 10

    Documentários
  • DVD Funarte – Pixinguinha 2006 – parte 05 de 05

    DVD Funarte – Pixinguinha 2006 – parte 05 de 05

    Documentários