#

patrocínio:

Lei de Incentivo à Cultura Petrobras
Brasil Memória das Artes
Conheça o Brasil Memória das Artes

Uma tese sobre os 30 anos do Projeto Pixinguinha

Pesquisadora Gabriela Sandes fez dissertação sobre série itinerante

A publicitária Gabriela Sandes acompanhou caravanas para elaborar sua dissertação de Mestrado sobre o Projeto Pixinguinha. Crédito: Luciana Avellar

A publicitária Gabriela Sandes acompanhou caravanas para elaborar sua dissertação de Mestrado sobre o Projeto Pixinguinha. Crédito: Luciana Avellar

Conhecido pelo formato diferenciado de circulação de espetáculos, o Projeto Pixinguinha migrou dos palcos para o universo acadêmico, pelas mãos da publicitária Gabriela Sandes Borges de Almeida ─ Mestre em Bens Culturais e Projetos Sociais pela Fundação Getúlio Vargas. Em sua dissertação de Mestrado, intitulada Projeto Pixinguinha 30 Anos de Música e Estrada, a pesquisadora baiana analisa a trajetória sinuosa da série itinerante de shows e investiga sua atuação no universo das políticas públicas de incentivo na década de 1970 e durante os anos 2000. Lançado pela Funarte durante a ditadura militar, o projeto tinha o objetivo de difundir música brasileira pelas cinco regiões do país e formar plateia. “Um dos maiores desafios foi compreender o papel do Projeto Pixinguinha dentro de uma política de democratização e de acesso à produção cultural, a partir do testemunho de determinados atores sociais a ele relacionados”, explica Gabriela.

Trabalhando na gerência de patrocínios da Petrobras, maior apoiadora do projeto, Gabriela acompanhou diversas caravanas e pode ver de perto o impacto causado por elas nas cidades incluídas nas programações ─ entre 2004 e 2007. “Fui entendendo aos poucos a importância desta iniciativa na história da MPB. Fiquei interessada em compreender o que estava por trás do projeto, que permitia a sua realização, com a preocupação de ir além da fala oficial da Funarte”, conta Gabriela.

english version –  version françaiseversión en español
versão em librasclosed captionaudio-descrição

Em sua pesquisa, a publicitária constata que as parcerias firmadas pelo poder federal com as secretarias de cultura municipais e estaduais viabilizaram o exercício do chamado Sistema Nacional de Cultura, uma das principais prerrogativas da política cultural na gestão do ex-ministro Gilberto Gil. “Na prática, esse sistema consiste em executar ações de cultura a partir da divisão das responsabilidades e dos custos entre as três esferas de poder”, explica. Nessa negociação de contrapartidas, fundamental para tirar o projeto do papel, coube à Funarte cuidar das passagens aéreas e dos cachês dos artistas, por exemplo. Enquanto que o poder local se responsabilizava em fornecer apoio logístico ─ como garantir a alimentação e a hospedagem de toda a equipe envolvida.

Gabriela também analisou a distribuição por estado das atrações escolhidas para as caravanas em 2004. De acordo com ela, houve um equilíbrio relativo na seleção dos artistas regionais ─ feita a partir das indicações das secretarias estaduais e municipais de cultura. Dos 44 nomes classificados nesta categoria no ano da retomada, 7 vinham da Região Sul, 8 do Sudeste e 7 do Centro Oeste e 9 da Região Norte. O Nordeste, que possui um número maior de estados, foi representado por 13 atrações locais. Já a triagem nacional, que definiu 87 atrações via edital público, privilegiou a Região Sudeste. “Setenta e nove por cento dos artistas contemplados vinham de Minas, São Paulo, do Rio ou do Espírito Santo”, afirma Gabriela.

Leia a Dissertação de Mestrado de Gabriela Sandes

Compartilhe!

Caro usuário, você pode utilizar as ferramentas abaixo para compartilhar o que gostou.

Textos

leia todos os 212 textos deste acervo »

Imagens

veja todas as 301 imagens deste acervo »

Áudios

ouça todos os 783 áudios deste acervo »

Vídeos

veja todos os 88 vídeos deste acervo »

  • Cachaça, árvore e bandeira – Moacyr Luz

    Cachaça, árvore e bandeira - Moacyr Luz

    Shows
  • DVD Funarte – Pixinguinha 2005 – Documentário – parte 10 de 10

    DVD Funarte – Pixinguinha 2005 – Documentário - parte 10 de 10

    Documentários
  • DVD Funarte – Pixinguinha 2006 – parte 05 de 05

    DVD Funarte – Pixinguinha 2006 – parte 05 de 05

    Documentários