Projeto Pixinguinha 1977: Jards Macalé e Moreira da Silva
Texto do programa oficial apresenta os artistas e informa a ficha técnica e o roteiro musical do espetáculo
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Apanhei-te Cavaquinho – Jards Macalé e Moreira da Silva
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o último dos moicanos – Jards Macalé e Moreira da Silva
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Moreira contra o 007 – Jards Macalé e Moreira da Silva
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Rei do gatilho – Jards Macalé e Moreira da Silva
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Cigano – Jards Macalé e Moreira da Silva
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Acertei no Milhar – Jards Macalé e Moreira da Silva
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Doce-de-coco – Jards Macalé e Moreira da Silva
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O conto do pintor – Jards Macalé e Moreira da Silva
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Orora Analfabeta – Jards Macalé e Moreira da Silva
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Dona história com licença – Jards Macalé e Moreira da Silva
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Mambo da Cantareira – Jards Macalé e Moreira da Silva
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Relógio do cuco – Jards Macalé e Moreira da Silva
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Primeiro Amor – Jards Macalé e Moreira da Silva
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Na subida do morro – Jards Macalé e Moreira da Silva
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Pistom da Gafieira – Jards Macalé e Moreira da Silva
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Meu Pecado – Jards Macalé e Moreira da Silva
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Cardápio do Chang u – Jards Macalé e Moreira da Silva
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Olha o padilha – Jards Macalé e Moreira da Silva
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Amigo Urso – Jards Macalé e Moreira da Silva
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Resposta do amigo urso – Jards Macalé e Moreira da Silva
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Pai e mãe parte 1 – Jards Macalé e Moreira da Silva
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Pai e mãe parte 2 – Jards Macalé e Moreira da Silva
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Sim ou não – Jards Macalé e Moreira da Silva
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Poema das Rosas – Jards Macalé e Moreira da Silva
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Contrastes – Jards Macalé e Moreira da Silva
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Arrependimento – Jards Macalé e Moreira da Silva
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Implorar só a Deus – Jards Macalé e Moreira da Silva
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Não tenho lágrimas – Jards Macalé e Moreira da Silva
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Até Amanhã – Jards Macalé e Moreira da Silva
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Antonio Moreira da Silva nasceu no dia 1º de abril de 1902, no Rio. Estudou apenas dos 9 aos 11 anos, quando precisou trabalhar para ajudar a família.
Em 31 estreou como cantor, a convite do compositor Getúlio Marinho. Gravou dois pontos de macumba: “Ererê” e “Rei da Macumba”. Mas em 33 é que começou a fazer sucesso, gravando “Arrasta a Sandália”, “Vejo Lágrimas” e “É Batucada”. Em 36, estreou na Rádio Phillips, no Programa Casé. Na Mayrink Veiga, César Ladeira apresentava-o como “Moreira da Silva, o Tal.” Então começa a gravar o gênero com que se projetaria definitivamente: o samba de breque.
Moreira da Silva, é, sem dúvida, um sambista raro. Ele inventou o breque no samba, o que deu sabor de novo ritmo à nossa música. Começou com o samba “Jogo Proibido”, de Tancredo Silva. Zé da Zilda, Heitor Catumbi, Wilson Batista, Geraldo Pereira fizeram sambas de breque para ele: “Esta Noite Eu Tive um Sonho”, “Amigo Urso”, “Acertei no Milhar”, “Conversa de Camelô”, “O Rei do Gatilho” (Miguel Gustavo) – alguns dos seus maiores sucessos. Seguiram o seu estilo Luiz Barbosa e Ciro Monteiro e, ainda hoje, sambistas novos como João Nogueira ou Roberto Ribeiro adotam a beleza do breque.
Muito conhecido pela presença em vários festivais, como cantor, intérprete e compositor, Macalé é um verdadeiro artista, que assim se define: “Sempre fui fundamentalmente músico. Comecei em 65, quando fui convidado, como violonista, pelo teatro de Arena, para fazer o Show Opinião, com Zé Kéti, João do Vale e Maria Bethânia. Daí comecei a transar outras coisas também: compositor, diretor musical, orquestração. Fiz estudos na Pró-Arte: Scliar, Guerra Peixe, estudei até violoncelo. Foi mais ou menos este o meu processo de formação musical até que comecei a fazer um trabalho próprio. Nesta época, estava transando com o Capinam. O show que fiz no Teatro Poeira tinha coisas do Dudu Machado, Wally, Capinam e outros músicos. Depois teve ‘Gotham City’ e os shows da Gal, dos quais participei com arranjos e como intérprete. Fui para Londres. Na volta, gravei o 1º disco: ‘Jards Macalé’; o 2º foi em 74, ‘Aprender a Nadar’ e, agora, ‘Contrastes’.”
Reunimos neste show tendências representadas por 2 artistas brasileiros populares, em torno de uma experiência comum de unidade temática e dinâmica. Acompanhando-os apresenta-se o Grupo Fina Flor do Samba, conjunto regional de gente jovem, com justiça considerada como um dos melhores que existe atualmente e que conta com a presença de Joel do Bandolim, apontado pela crítica como o legítimo sucessor de Jacob.
Ficha Técnica
Músicos: Alceu Maia (cavaquinho), Beth (flauta), Joel Nascimento (bandolim), Ruy Quaresma (violão), Raimundo Queiroz (violão 7 cordas), Ovídio Brito (pandeiro) e Carlinhos (bateria).
Diretor: Ginaldo de Souza
Assistente de Direção: Stela Moura de Azevedo
Administradora: Denise Saraceni
Roteiro
- Apanhei-te Cavaquinho (Ernesto Nazareth)
- O Último dos Moicanos (Miguel Gustavo)
- Moreira Contra 007 (Miguel Gustavo)
- Rei do Gatilho (Miguel Gustavo)
- Cigano (Lupicínio Rodrigues e Felisberto Martins)
- Acertei no Milhar (Wilson Batista e Geraldo Pereira)
- Doce de Coco (Jacob do Bandolim)
- O Conto do Pintor (Miguel Gustavo)
- Orora Analfabeta (Gordurinha e Barbosa da Silva)
- Dona História, com Licença (Moreira da Silva)
- Mambo da Cantareira (Eloide Warton e Haroldo Barbosa)
- Relógio do Cuco (Haroldo Lobo e Milton Oliveira)
- Primeiro Amor (Patápio Silva)
- Na Subida do Morro (Moreira da Silva e Ribeiro Cunha)
- Pistom de Gafieira (Billy Blanco)
- Meu Pecado (Lupicínio Rodrigues e Felisberto Martins)
- Cardápio do Chang-U (Maruim)
- Olha o Padilha (Bruno e Bento Ferreira Gomes e Moreira da Silva)
- Amigo Urso (Henrique Gonzalez)
- Resposta ao Amigo Urso (Maria Nazaré Maraia)
- Pai e Mãe (Gilberto Gil)
- Sim ou Não (Geraldo Mourão)
- Poema da Rosa (Feliz de quem Possui uma Rosa em seu Jardim) (Macalé e Brecht – Versão Augusto Boal)
- Contrastes (Ismael Silva)
- Arrependimento (Sílvio Caldas e Christóvão de Alencar)
- Implorar só a Deus (Germano Augusto e Kid Pepe)
- Até Amanhã (Noel Rosa)
Músicas Digitalizadas
- Apanhei-te Cavaquinho (Ernesto Nazareth)
- O Último dos Moicanos (Miguel Gustavo)
- Moreira Contra 007 (Miguel Gustavo)
- Rei do Gatilho (Miguel Gustavo)
- Cigano (Lupicínio Rodrigues e Felisberto Martins)
- Acertei no milhar (Wilson Batista e Geraldo Pereira)
- Doce de Coco (Jacob do Bandolim)
- O Conto do Pintor (Miguel Gustavo)
- Orora Analfabeta (Gordurinha e Barbosa da Silva)
- Dona História, Com Licença (Moreira da Silva)
- Mambo da Cantareira (Eloide Warton e Haroldo Barbosa)
- Relogio do Cuco (Haroldo Lobo e Milton Oliveira)
- Primeiro amor (Patápio Silva)
- Na subida do morro (Moreira da Silva e Ribeiro Cunha)
- Pistom de gafieira (Billy Blanco)
- Meu pecado (Lupicínio Rodrigues e Felisberto Martins)
- Cardápio do Chang-U (Maruim)
- Olha o Padilha (Bruno e Bento Ferreira Gomes e Moreira da Silva)
- Amigo urso (Henrique Gonzalez)
- Resposta ao amigo Urso (Maria Nazaré Maraia)
- Pai e Mãe (Gilberto Gil)
- Sim ou Não (Geraldo Mourão)
- Poema das Rosas (Feliz de quem Possui uma rosa em seu jardim) (Macalé e Brecht – Versão Augusto Boal)
- Contrastes (Ismael Silva)
- Arrependimento (Silvio Caldas e Christóvão de Alencar)
- Implorar só a Deus (Germano Augusto e Kid Pepe)
- Não Tenho Lágrimas (Max Bulhões, Milton de Oliveira)
- Até Amanhã (Noel Rosa)