#

patrocínio:

Lei de Incentivo à Cultura Petrobras
Brasil Memória das Artes
Conheça o Brasil Memória das Artes

Brasil, um país de memória

O Projeto Brasil Memória das Artes

Desde o início dos anos 2000, a Funarte (Fundação Nacional de Artes) vem adaptando seu acervo para se tornar acessível a um número cada vez maior de brasileiros. Desta forma, a instituição tem organizado itens variados que compõem sua vasta coleção –fotos, arquivos sonoros, textos, documentos – para serem digitalizados e disponibilizados ao público, na internet. Constituem esses acervos uma parte considerável da memória das artes cênicas, da música e das artes plásticas do Brasil.

A primeira iniciativa de difusão de acervo digitalizado foi feita em 2006, quando a Funarte pôs na rede mundial de computadores o Canal Virtual, que incluía acervo sonoro e fotográfico, digitalizados a partir de 2005, com a execução do projeto Brasil Memória das Artes, cujo principal objetivo é garantir a salvaguarda dos acervos da Funarte e sua disponibilização ao público.

Desde 2009, primeiro com o aporte financeiro do patrocínio do Itaú Cultural, e posteriormente com a entrada do patrocínio da Petrobras e da CSN – Companhia Siderúrgica Nacional -, o projeto pode se desenvolver, garantir e aperfeiçoar a forma de acesso aos conteúdos da instituição. Assim, em dezembro de 2009 foi lançado o Portal das Artes, viabilizado pelo mesmo projeto Brasil Memória das Artes, que objetiva melhorar a comunicação da Funarte com seu público, tornar a memória cultural brasileira acessível e prestar melhor serviço ao usuário-cidadão.

Em agosto de 2010, entrou no ar a área Brasil Memória das Artes, totalmente dedicada aos acervos digitalizados da Funarte. É um justo espaço para o que invariavelmente dizemos que nos falta nacionalmente: a memória. Esta área surge já sabendo que só tende a crescer, à medida que mais e mais conteúdos forem digitalizados pela Funarte e disponibilizados ao público. E a ambição deste espaço não é apenas deixar acessível todo o acervo digitalizado, mas articulá-lo, contextualizá-lo, fazer o passado conversar com o presente, rastrear o que se produziu antes e trazer à tona com o olhar de agora, transformando esse diálogo num exercício constante que nos fará a todos mais conscientes de nossa própria memória cultural.

Assim, esperamos cumprir a missão de compartilhar a memória cultural brasileira preservada pela Funarte, tornando-a acessível a todo e qualquer cidadão que se interessar por aquilo que nos é caro e nos constitui como brasileiros.

Textos

leia todos os 17 textos deste acervo »

Áudios

ouça todos os 36 áudios deste acervo »

Vídeos

veja todos os 4 vídeos deste acervo »

  • bma-videodocumento-2010-um-passeio-no-cedoc com legendas em espanhol

    bma-videodocumento-2010-um-passeio-no-cedoc com legendas em espanhol

    Videodocumento
  • bma-videodocumento-2010-um-passeio-no-cedoc com legendas em frances

    bma-videodocumento-2010-um-passeio-no-cedoc com legendas em frances

    Videodocumento
  • bma-videodocumento-2010-um-passeio-no-cedoc com legendas em ingles

    bma-videodocumento-2010-um-passeio-no-cedoc com legendas em ingles

    Videodocumento