#

patrocínio:

Lei de Incentivo à Cultura Petrobras
Brasil Memória das Artes
Conheça o Brasil Memória das Artes

“Ele me abraçou, me acolheu, me deu força”

Estrela da montagem de 'Vestido de Noiva' de 1965, Yoná Magalhães lembra do apoio que recebeu de Nelson Rodrigues na coxia após incidente na estreia

Yoná Magalhães como Alaíde em montagem de 1965 da peça Vestido de Noiva. Foto Carlos. Cedoc/Funarte

Yoná Magalhães como Alaíde em montagem de 1965 da peça Vestido de Noiva. Foto Carlos. Cedoc/Funarte

Mídias deste texto

Imagens (4 imagens)

Uma das mais incensadas peças do teatro brasileiro, Vestido de Noiva ganhou montagens variadas desde sua estreia, no dia 28 de dezembro de 1943. Yoná Magalhães estrelou uma delas: em maio de 1965, a atriz subia ao palco do Teatro Municipal do Rio de Janeiro na pele de Alaíde, protagonista da célebre peça de Nelson Rodrigues. A expectativa era de uma noite de glória diante do teatro lotado, mas um incidente com o vestido da personagem fez com que a atriz vivesse segundos aflitivos, lembrados com riqueza de detalhes até hoje, passados 45 anos.

“Meu véu ficou preso e pisei nele. Foi um tombo para ninguém botar defeito”, recorda Yoná, em entrevista especialmente concedida ao projeto Brasil Memória das Artes. Até aquele dia, a atriz ainda não havia conhecido o dramaturgo pessoalmente, mas o encontro se deu de forma inesquecível. Terminada a peça, Nelson Rodrigues estava no camarim para consolá-la. Depois da queda, Yoná conta que tratou de se levantar rapidamente, “como uma bolinha de quicar”, e no camarim, já parcialmente refeita do susto, não esperava encontrar apoio justamente no ombro do autor do texto. “Ele me abraçou, me apoiou, me acolheu, me deu força. Era tudo o que eu precisava. Esse era o Nelson, esse ser maravilhoso”, conta a atriz, que tem boas lembranças da montagem dirigida pelo ator Sérgio Cardoso.

Para a encenação, o ator e diretor inovou ao utilizar no cenário rampas, iluminadas de baixo para cima, pelas quais os atores circulavam. O recurso não foi muito bem recebido à época, mas garantia impacto visual, como comprovam fotos registradas pelo estúdio Foto Carlos e disponíveis no Centro de Documentação (Cedoc) da Funarte.

english versionversion françaiseversión en español
versão em librasclosed caption - audio-descrição

Por dentro da história de ‘Vestido de Noiva’

A montagem do espetáculo de 1943 marca o nascimento do teatro moderno no Brasil, graças à encenação realizada em três planos distintos: realidade, memória e alucinação. Alaíde, papel defendido por Yoná Magalhães em 1965, é atropelada por um automóvel. Enquanto é operada no hospital, relembra o conflito com a irmã, Lúcia, de quem tomara o namorado, Pedro (interpretado por John Herbert), e imagina seu encontro com Madame Clessi, cafetina assassinada pelo namorado de 17 anos. No plano da realidade, ela é operada e seu acidente é comentado por jornalistas; no da alucinação surge Madame Clessi, que Alaíde conheceu lendo seu diário; o da memória é a lembrança do triângulo amoroso com Lúcia e Pedro.

Em 1943, Alaíde foi interpretada pela atriz Maria Sampaio; em 1947, por Maria Della Costa; em 1976, pela atriz Camilla Amado, com Norma Benguel como Madame Clessy.

Compartilhe!

Caro usuário, você pode utilizar as ferramentas abaixo para compartilhar o que gostou.

Comentários

2

Deixe seu comentário

* Os campos de nome, e-mail e mensagem são de preenchimento obrigatório.

Nelson Rodrigues 100 anos! « Milton Alves

enviado em 25 de agosto de 2012

[...] Thelma Reston e Nelson Rodrigues: recordações de uma parceria histórica Quis o destino que a carreira de Thelma Reston fosse marcada por tipos rodriguianos, como a inesquecível Dona Aracy, a Gorda da versão para o cinema da peça Os Sete Gatinhos, sob direção de Neville D’Almeida, em 1980. No teatro e no cinema, a atriz deu vida a várias personagens rodriguianas, como relata em entrevista especialmente concedida ao portal Brasil Memória. Imagens Vídeos [...]

Textos

leia todos os 33 textos deste acervo »

Imagens

veja todas as 72 imagens deste acervo »

Vídeos

veja todos os 28 vídeos deste acervo »

  • O teatro de Nelson Rodrigues na visão privilegiada de Foto Carlos (Áudio-descrição)

    O teatro de Nelson Rodrigues na visão privilegiada de Foto Carlos (Áudio-descrição)

    Videodocumento
  • O teatro de Nelson Rodrigues na visão privilegiada de Foto Carlos (Closed Caption)

    O teatro de Nelson Rodrigues na visão privilegiada de Foto Carlos (Closed Caption)

    Videodocumento
  • O teatro de Nelson Rodrigues na visão privilegiada de Foto Carlos (Libras)

    O teatro de Nelson Rodrigues na visão privilegiada de Foto Carlos (Libras)

    Videodocumento