#

patrocínio:

Lei de Incentivo à Cultura Petrobras
Brasil Memória das Artes
Conheça o Brasil Memória das Artes

Biografia de Hermínia de Mello Nogueira Borges

Nasceu no Rio de Janeiro em 1894, falecendo na mesma cidade em 1989. Foi uma das pioneiras da fotografia de expressão pessoal no Brasil, tendo fundado em 1923, com seu marido, João Nogueira Borges, o Photo Club Brasileiro, inicialmente sediado na casa deles, no bairro carioca de Laranjeiras. Desenvolveu intensa atividade fotoclubística, sendo premiada em numerosos salões internacionais, até 1953, quando parou de fotografar em consequência da desilusão provocada pela morte do marido. Em 1982, teve sua contribuição resgatada pelo Núcleo de Fotografia da Fundação Nacional de Arte, que a homenageou com uma exposição em sua Galeria de Fotografia, acompanhada de um catálogo. Também foi pintora e desenhista; tendo doado todo o seu acervo fotográfico para o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro em 1987. A obra de Dona Hermínia (como era carinhosamente chamada) constituiu o cerne do livro Arte e Fotografia: o Movimento Pictorialista no Brasil, de Maria Teresa Bandeira de Mello, publicado na Coleção Luz & Reflexão da Área de Fotografia da Funarte, em 1998.

(1) Filha de José Manoel de Mello e Antonia Andréa Magalhães de Mello, ambos naturais de Portugal,  Hermínia de Mello Nogueira Borges nasce em 9 de novembro de 1894, no Rio de Janeiro.

(2)Hermínia de Mello Nogueira Borges se casa em 2 de abril de 1918 com o advogado João Nogueira Borges Filho, nascido em 16 de agosto de 1887, filho de João Nogueira Borges e Zulmira Coelho Nogueira Borges.

(3) De 1918 a 1943, Hermínia de Mello Nogueira Borges e João Nogueira Borges Filho vão morar na casa dos pais dele e,mais adiante, em casa própria, situada na Rua Duvivier, em Copacabana.

(4) Hermínia de Mello Nogueira Borges e João Nogueira Borges Filho , em agosto de 1942 compram um terreno na Rua Estelita Lins No 118 e nele constroem uma casa que fica pronta em novembro de 1943 e para lá se mudam, casa esta que abrigava um laboratório e um estúdio.

(5) Em 25 de janeiro de 1972 falece o João Nogueira Borges Filho e em 16 de julho de 1993 falece a Hermínia de Mello Nogueira Borges.

Compartilhe!

Caro usuário, você pode utilizar as ferramentas abaixo para compartilhar o que gostou.

Textos

leia todos os 73 textos deste acervo »

Imagens

veja todas as 40 imagens deste acervo »

Vídeos

veja todos os 8 vídeos deste acervo »

  • infoto-videodocumento-2010-historia-fotografia-brasileira_com legendas em espanhol

    infoto-videodocumento-2010-historia-fotografia-brasileira_com legendas em espanhol

    Videodocumento
  • infoto-videodocumento-2010-historia-fotografia-brasileira_com legendas em frances

    infoto-videodocumento-2010-historia-fotografia-brasileira_com legendas em frances

    Videodocumento
  • infoto-videodocumento-2010-historia-fotografia-brasileira_com legendas em ingles

    infoto-videodocumento-2010-historia-fotografia-brasileira_com legendas em ingles

    Videodocumento