#

patrocínio:

Lei de Incentivo à Cultura Petrobras
Brasil Memória das Artes
Conheça o Brasil Memória das Artes

As Mostras Regionais de Fotografia da Funarte

Eventos visavam oferecer oportunidades a fotógrafos de diferentes partes do país

As Mostras Regionais de Fotografia – realizadas pelo Núcleo e, em seguida, pelo Instituto Nacional da Fotografia da Funarte – nasceram de uma sugestão dos representantes de 11 estados, reunidos na sede da Funarte no Rio de Janeiro durante a I Semana Nacional da Fotografia, realizada em agosto de 1982.

O propósito destas mostras era, por um lado, o de obedecer à vocação nacional da Funarte enquanto instituição federal, e, por outro, oferecer oportunidades mais equânimes para os fotógrafos residentes nas diferentes regiões do país, num momento em que existia absoluta hegemonia do eixo Rio-São Paulo. Assim, cada mostra tinha participação reservada aos fotógrafos residentes na região enfocada, que eram selecionados por uma comissão composta por fotógrafos desta mesma região, sendo que a comissão de seleção também participava – sem qualquer tipo de destaque especial – da mostra coletiva.

Foram realizadas as seguintes mostras:

Com a extinção do INFoto em 1990, não foi realizada a I FotoBrasil, projeto de síntese das Mostras Regionais numa grande mostra de caráter Nacional, que que chegou a ser anunciada no catálogo da FotoSudeste, a última das mostras regionais.

As Mostras Regionais de Fotografia da Funarte estimulavam, apoiavam e divulgavam a produção contemporânea da fotografia brasileira, ao mesmo tempo em que mapeavam e fortaleciam os movimentos regionais espontâneos. Ao mesmo tempo em que possibilitavam o intercâmbio entre as diferentes regiões, por meio da publicação de catálogos das mostras e a progressiva itinerância destas por todos os estados do país.

Todas as imagens referentes às cinco mostras regionais (FotoCentro-Oeste; FotoNorte; FotoSul; FotoNordeste e FotoSudeste) estão conservadas no Centro de Documentação da Funarte, consistindo uma preciosa fonte de pesquisa para o estudo da fotografia brasileira de fins do século XX.

Assuntos relacionados:

Compartilhe!

Caro usuário, você pode utilizar as ferramentas abaixo para compartilhar o que gostou.

Textos

leia todos os 73 textos deste acervo »

Imagens

veja todas as 40 imagens deste acervo »

Vídeos

veja todos os 8 vídeos deste acervo »

  • infoto-videodocumento-2010-historia-fotografia-brasileira_com legendas em espanhol

    infoto-videodocumento-2010-historia-fotografia-brasileira_com legendas em espanhol

    Videodocumento
  • infoto-videodocumento-2010-historia-fotografia-brasileira_com legendas em frances

    infoto-videodocumento-2010-historia-fotografia-brasileira_com legendas em frances

    Videodocumento
  • infoto-videodocumento-2010-historia-fotografia-brasileira_com legendas em ingles

    infoto-videodocumento-2010-historia-fotografia-brasileira_com legendas em ingles

    Videodocumento