#

patrocínio:

Lei de Incentivo à Cultura Petrobras
Brasil Memória das Artes
Conheça o Brasil Memória das Artes

As edições de fotografia da Funarte

Instituição desempenhou papel importante no campo da publicação sobre o tema

A Funarte desempenhou papel fundamental no campo da edição fotográfica, em todas as suas três fases de atuação em prol da fotografia brasileira, compreendendo o período do Núcleo de Fotografia, do Instituto Nacional da Fotografia e da Área de Fotografia.

Procurando desde o início cobrir ou pelo menos atenuar as carências no setor da edição de obras de ou sobre fotografia no país, a Funarte dividiu sua ação neste campo em quatro setores básicos: edição de catálogos, edição de cadernos técnicos, edição de obras referentes à história da fotografia, e edição de ensaios teóricos.

No que diz respeito à história da fotografia, foram publicadas três obras de referência incontornáveis: A Fotografia no Brasil, 1840-1900, de Gilberto Ferrez, o pioneiro dos estudos sobre história da fotografia em nosso país; Origens e Expansão da Fotografia no Brasil, de Boris Kossoy, primeiro brasileiro a obter um doutorado em fotografia e um dos principais responsáveis pela introdução desta disciplina na área acadêmica; Fotografia no Brasil: um Olhar das Origens ao Contemporâneo, de Angela Magalhães e Nadja Peregrino, técnicas e pesquisadoras que tiveram atuação destacada em todas as etapas do trabalho da Funarte na área da fotografia.

Por entender que a verdadeira evolução da fotografia só ocorre de fato quando existe uma reflexão simultânea à prática, a Coleção Luz & Reflexão publicou tanto obras de pesquisadores e ensaístas independentes quanto aquelas resultantes de pesquisas acadêmicas. Surgindo num momento – início da década de 80 – em que a presença da fotografia nas universidades brasileiras ainda era inexpressiva, e coleções teóricas sobre fotografia eram raras até mesmo no Hemisférico Norte, a Coleção Luz & Reflexão representou incontestável marco no setor editorial. Foi inaugurada com o livro Fotografia: Universos e Arrabaldes, de Luis Humberto, primeiro brasileiro a se tornar professor titular de fotografia (na Universidade de Brasília), tendo ainda como destaques os livros: Poses e Trejeitos: a Fotografia e as Exposições na Era do Espetáculo, 1839-1889, de Maria Inez Turazzi; A Fotografia Moderna no Brasil, de Helouise Costa e Renato Rodrigues da Silva; Arte e Fotografia: o Movimento Pictorialista no Brasil, de Maria Teresa Bandeira de Mello.

Por outro lado, a coleção de Cadernos Técnicos de Conservação Fotográfica do Centro de Conservação e Preservação da Fotografia se firmou como uma absoluta referência latino-americana, por publicar obras em espanhol e, sobretudo, ser a primeira a sistematizar e divulgar importantes métodos, normas técnicas, procedimentos operacionais e recomendações preventivas no campo da conservação e preservação de imagens fotográficas. Essa coleção, coordenada por Sandra Baruki, coordenadora do CCPF da Funarte, foi a única a superar todos os inevitáveis percalços técnicos para persistir até hoje com publicação contínua de obras de referência no setor. Adaptando-se aos novos tempos, os Cadernos Técnicos de Conservação Fotográfica são hoje disponibilizados também em versão digital (em formato PDF, para download) por intermédio do Portal das Artes. 

No que diz respeito aos catálogos, aqueles relativos às exposições então denominadas “exemplares”, foram se transformando em peças gráficas requintadas e reproduzindo textos de autores consagrados como Gilberto Freyre (O Retrato Brasileiro), Antonio Houaiss (Cartemas de Aluisio Magalhães), Pedro Vasquez (Sebastião Salgado), e Paulo Herkenhoff (José Oiticica Filho: a Ruptura da Fotografia nos anos 50).

Todos esses volumes estão disponíveis para consulta no Centro de Documentação da Funarte, na Rua São José, 50 – Centro do Rio de Janeiro.

Assuntos relacionados:

Compartilhe!

Caro usuário, você pode utilizar as ferramentas abaixo para compartilhar o que gostou.

Textos

leia todos os 73 textos deste acervo »

Imagens

veja todas as 40 imagens deste acervo »

Vídeos

veja todos os 8 vídeos deste acervo »

  • infoto-videodocumento-2010-historia-fotografia-brasileira_com legendas em espanhol

    infoto-videodocumento-2010-historia-fotografia-brasileira_com legendas em espanhol

    Videodocumento
  • infoto-videodocumento-2010-historia-fotografia-brasileira_com legendas em frances

    infoto-videodocumento-2010-historia-fotografia-brasileira_com legendas em frances

    Videodocumento
  • infoto-videodocumento-2010-historia-fotografia-brasileira_com legendas em ingles

    infoto-videodocumento-2010-historia-fotografia-brasileira_com legendas em ingles

    Videodocumento