#

patrocínio:

Lei de Incentivo à Cultura Petrobras
Brasil Memória das Artes
Conheça o Brasil Memória das Artes

Foto Carlos nos anos 60: ‘My Fair Lady’ em versão nacional

O musical com Bibi Ferreira foi sucesso de público

Jayme Costa e Bibi Ferreira em Minha Querida Lady (1963)

Jayme Costa e Bibi Ferreira em Minha Querida Lady (1963)

Mídias deste texto

Imagens (10 imagens)

Minha Querida Lady, versão brasileira de My Fair Lady, foi um divisor de águas em vários sentidos. Sucesso da Broadway em cartaz por anos, o musical exportou sua qualidade (nos cenários, nos figurinos e na direção) para diversos países de quatro continentes. O espetáculo, que é inspirado em Pigmaleão, de Bernard Shaw, correra o mundo quando foi trazido para o Brasil, em 1962. Bibi Ferreira foi a grande estrela, em companhia de Jayme Costa, ator veterano contemporâneo de Procópio Ferreira (pai da atriz), e Paulo Autran, que acabou substituído por Edson França depois de um acidente de carro.

A consagração mundial não demorou a se repetir no Brasil, sendo um dos grandes sucessos de público nos anos 60. Algumas curiosidades merecem ser citadas:

* Como explica o texto dos produtores na estreia para o público paulista, que veria o espetáculo depois de quatrocentas apresentações em solo carioca, “os cenários são originais, como original é o guarda-roupa, ambos idênticos aos da Broadway. Tudo isso, mais o material de contrarregra, adereços e equipamentos elétricos, pesa mais de 10 mil quilos”. Os produtores de Nova York cuidavam da produção de perto, pois as montagens deviam ser idênticas em todos os países.

* Uma equipe de 150 pessoas entre artistas, cantores, músicos, bailarinos, pintores, cenaristas, eletricistas, marceneiros, maquinistas, aderecistas, costureiros, maquiadores, cabeleireiros, – muitas delas invisíveis –, ajudavam a compor a superprodução.

Tanto rigor no espetáculo multinacional poderia ser em vão se não houvesse no papel principal uma atriz com o carisma de Bibi Ferreira. Já consagrada, vindo de uma temporada de dois anos de sucesso do programa de TV Brasil 60 (que resvalou até o Brasil 62), ela fez a alegria dos amantes das artes cênicas enquanto encarnou Eliza Doolittle. Matérias de jornais exaltavam seu carisma e pequenos feitos, como a capacidade de trocar de roupa duas vezes em 30 segundos.

Por essas e outras, Minha Querida Lady é um marco no teatro musical do Brasil. O Centro de Documentação (Cedoc) da Funarte conta com 298 imagens digitalizadas desta montagem. Aqui, você poderá conferir algumas delas na galeria ao lado.

Compartilhe!

Caro usuário, você pode utilizar as ferramentas abaixo para compartilhar o que gostou.

Comentários

0

Deixe seu comentário

* Os campos de nome, e-mail e mensagem são de preenchimento obrigatório.

Textos

leia todos os 24 textos deste acervo »

Imagens

veja todas as 126 imagens deste acervo »

Áudios

ouça todos os 3 áudios deste acervo »

Vídeos

veja todos os 14 vídeos deste acervo »

  • Biografia de Hélio Eichbauer (Closed Caption)

    Biografia de Hélio Eichbauer (Closed Caption)

    Videodocumento
  • Biografia de Hélio Eichbauer (libras)

    Biografia de Hélio Eichbauer (libras)

    Videodocumento
  • Biografia de Hélio Eichbauer (áudio-descrição)

    Biografia de Hélio Eichbauer (áudio-descrição)

    Videodocumento