Eudóxia de Barros interpreta Furio Franceschini (1980)
Mídias deste texto
Imagens (4 imagens)
Áudios (16 áudios)
-
subir -
Discos PRO-MEMUS – Eudóxia de Barros – Furio Franceschini – 01 – Menina distraida
-
Discos PRO-MEMUS – Eudóxia de Barros – Furio Franceschini – 02 – Menina aplicada
-
Discos PRO-MEMUS – Eudóxia de Barros – Furio Franceschini – 03 – Berceuse
-
Discos PRO-MEMUS – Eudóxia de Barros – Furio Franceschini – 04 – Passeio de um gato em aeroplano
-
Discos PRO-MEMUS – Eudóxia de Barros – Furio Franceschini – 05 – A- lua está resfriada
-
Discos PRO-MEMUS – Eudóxia de Barros – Furio Franceschini – 06 – O choro do cachorinho
-
Discos PRO-MEMUS – Eudóxia de Barros – Furio Franceschini – 07 – Felicidades
-
Discos PRO-MEMUS – Eudóxia de Barros – Furio Franceschini – 08 – Dança antiga
-
Discos PRO-MEMUS – Eudóxia de Barros – Furio Franceschini – 09 – A prece das crianças
-
Discos PRO-MEMUS – Eudóxia de Barros – Furio Franceschini – 10 – Duas folhas Pelos campos
-
Discos PRO-MEMUS – Eudóxia de Barros – Furio Franceschini – 11 – Afeto
-
Discos PRO-MEMUS – Eudóxia de Barros – Furio Franceschini – 12 – Carrilhão
-
Discos PRO-MEMUS – Eudóxia de Barros – Furio Franceschini – 13 – O pião
-
Discos PRO-MEMUS – Eudóxia de Barros – Furio Franceschini – 14 -Duas Invenções a 2 vozes – I Primeira invenção
-
Discos PRO-MEMUS – Eudóxia de Barros – Furio Franceschini – 14 -Duas Invenções a 2 vozes – II Segunda invenção
-
Discos PRO-MEMUS – Eudóxia de Barros – Furio Franceschini – 16 – Estudo melódico
-
(…)
Este disco vem revelar uma das facetas menos conhecidas desse grande mestre, que enriqueceu a cultura, a vida musical de São Paulo e do Brasil, mercê de sua atividade polimorfa em prol da arte e dos supremos valores da cultura artística. Características básicas da obra pianística de Franceschini: brevidade, singeleza, ternura, expressividade, discretos toques humorísticos. Dir-se-ia que o maestro lançava à pauta a sua inspiração a fim de atender unicamente à vontade de compor para si próprio. Conforme bem acentuou a intérprete desta gravação, pianista Eudóxia de Barros, em nota de programa do concerto promovido pelo Departamento de Teatros da Secretaria de Cultura da Municipalidade de São Paulo, no auditório do Museu de Arte (MASP), a 19 de abril de 1980 – ” a música de Franceschini reflete imensa versatilidade, com um nível inspiracional mui variegado. Com a mesma facilidade concebe página séria e de envergadura, como Invenções a duas vozes, ou Estudo melódico, contrastado pela quase etérea leveza de Dança antiga, Pelos campos; e adianta-se até a modernidade com sua Berceuse ultramodena e Felicidade.
O Pião é uma peça de enorme dificuldade executória e de memorização; obra logo contrastada po um mimo de beleza: A menina distraída. Toques humorísticos repontam inciercíveis nas três peças futuristas, de caráter descritivo e programático.”
(trecho do texto de José da Veiga Oliveira; para ler seu conteúdo na íntegra acesse a galeria de imagens; para melhor visualização, clique em “tamanho máximo”)
Eudóxia de Barros, piano
Lado A
Duas peças fáceis
1 I A Menina distraída
2 II A Menina aplicada
3 Berceuse
Três peças futristas (ou humorísticas)
4 I Passeio de um gato em aeroplan
5 II A Lua está resfriada
6 III O Choro do cachorrinho
7 Felicidades
8 Dança antiga
Duas folhas de [album
9 I A Prece das crianças
10 II Pelos campos
Lado B
1 Afeto
2 Carrilhão
3 O Pião
Duas invenções a 2 vozes
4 I Primeira invenção
5 II Segunda invenção
6 Estudo Melódico
Ficha Técnica
Produção – FUNARTE
Coordenação – Edino Krieger
Assistente – Nestor de Hollanda Cavalcanti
Gravação – Nossoestúdio – São Paulo, maio de 1980
Técnicos – Marcus Vinícius Oliveira Marinho, Joaquim Francisco Pinto Braga, Álvaro Ricardo
Projeto gráfico – Elizabeth Laffayette
Arte-final – Rui Pitombo
Foto da capa – Sonia M. de Moraes
Desenho de letra – Braz G. Vieira
Estéreo, Rio de Janeiro 1980.