#

patrocínio:

Lei de Incentivo à Cultura Petrobras
Brasil Memória das Artes
Conheça o Brasil Memória das Artes

De volta ao Projeto Pixinguinha, Jackson comanda o forró ao lado de Anastácia

Caravana que rodou o Sul e o Sudeste em 1980 apresentava também a cantora paraibana Cátia de França, com suas composições fortemente influenciadas pela literatura

Anastácia e Jackson do Pandeiro, parceiros no Projeto Pixinguinha de 1980

Anastácia e Jackson do Pandeiro, parceiros no Projeto Pixinguinha de 1980

Mídias deste texto

Imagens (9 imagens)

Áudios (22 áudios)

Cantar acompanhado de mulher não era novidade para Jackson do Pandeiro. Parceiro de Almira Castilho nos anos 50 e 60 e de Neusa Flores nas décadas seguintes, o gênio paraibano sabia como dividir seu telecoteco com o sexo feminino, como comprovou no Projeto Pixinguinha de 1980. Dessa vez, apesar do entrosamento meramente musical (Almira e Neusa tinham sido suas esposas), o resultado foi igualmente poderoso. Ao lado da pernambucana Anastácia e da paraibana Cátia de França, Jackson voltava à estrada após o sucesso da dobradinha com Alceu Valença, na temporada de 1978.

Acompanhado pelo conjunto Borborema, fiel escudeiro de Jackson, o trio de forrozeiros estreou no dia 10 de julho no Teatro Dulcina, no Rio de Janeiro, em seguida percorrendo um itinerário que privilegiou cidades do interior das regiões Sudeste e Sul: São João de Meriti (RJ), Uberlândia (MG), Campinas (SP), São Bernardo do Campo (SP), Londrina (PR), Florianópolis e Blumenau (SC).

Dirigido por Lígia Ferreira (filha de Procópio Ferreira, irmã de Bibi), o espetáculo era apresentado no programa impresso por um texto em que Hermínio Bello de Carvalho ressaltava o caráter nordestino da trupe: “…e aí veio Jackson do Pandeiro e toda uma gama de excelentes artistas, os temas falando de misérias e fomes e secas – problemas com que a gente convivia mais no livros de Graciliano, Rachel de Queiroz…” Clique na galeria de imagens para ler o texto do programa e matérias de jornal sobre o espetáculo de Jackson, Anastácia e Cátia de França.

Já o jornal carioca Luta Democrática, na edição de 9 de julho de 1980, definia o espetáculo como uma reunião de “Gente firmina do Nordeste numa jogada de forró legal”. Era esse o título da matéria que apresentava o show em que cabiam a Jackson os principais sucessos da noite, como Vou de Tutano, Forró em Limoeiro, Sebastiana e Chiclete com Banana.

Mais conhecida no Nordeste do que no restante do país, Anastácia cantava seus sucessos recentes em parceria com Dominguinhos (Tenho Sede e Eu só Quero um Xodó), além do clássico do frevo Evocação nº1, de Nelson Ferreira. Também era autoral o repertório de Cátia de França, que interpretava Coito das Araras e Quem Vai Quem Vem (música sua sobre poema de João Cabral de Melo Neto), entre outras canções. Ouça o repertório completo do espetáculo na galeria de áudios.

“Uma nova Bethânia?”, questionava em 22 de julho um jornal não identificado da cidade de Campinas, cuja crítica era só elogios a Cátia de França. Definida como “a sensacional surpresa” do show, a novata paraibana é descrita no texto como uma “morena bonita que se esconde atrás da roupa que é um misto de cangaço com polícia”, “cantando com uma afinação de piano clássico”. A mesma crítica elogia ainda o “som amestrado” do pandeiro de Jackson (“…tem a classe de um rei”) e diz que as atrações “elevam o forró em Campinas a nível de concerto”.

No Jornal de Hoje, também de Campinas, o crítico José Augusto Lemos lamentou o público pequeno e desanimado que compareceu à estreia de Jackson e cia., contrastando a “frieza habitual da plateia campineira” com “o mais elétrico, mais empolgante (melhor mesmo) show do Projeto Pixinguinha”. Destacando a qualidade dos três solistas e do conjunto Borborema, o veículo – na edição de 23 de julho – arremata assim a sequência elogiosa à caravana nordestina: “Todas as partes contribuem, conjuntamente, para a execução do melhor espetáculo musical apresentado pelo Projeto. Um banquete musical, baile-show-momento imperdível.”

Compartilhe!

Caro usuário, você pode utilizar as ferramentas abaixo para compartilhar o que gostou.

Comentários

0

Deixe seu comentário

* Os campos de nome, e-mail e mensagem são de preenchimento obrigatório.

Textos

leia todos os 212 textos deste acervo »

Imagens

veja todas as 301 imagens deste acervo »

Áudios

ouça todos os 783 áudios deste acervo »

Vídeos

veja todos os 88 vídeos deste acervo »

  • Cachaça, árvore e bandeira – Moacyr Luz

    Cachaça, árvore e bandeira - Moacyr Luz

    Shows
  • DVD Funarte – Pixinguinha 2005 – Documentário – parte 10 de 10

    DVD Funarte – Pixinguinha 2005 – Documentário - parte 10 de 10

    Documentários
  • DVD Funarte – Pixinguinha 2006 – parte 05 de 05

    DVD Funarte – Pixinguinha 2006 – parte 05 de 05

    Documentários