Início do conteúdo
Notícias Sala Nordeste, em Pernambuco, recebe exposições premiadas pela Funarte

Funarte Notícias

Publicado em 13 de dezembro de 2011

Sala Nordeste, em Pernambuco, recebe exposições premiadas pela Funarte

Última semana para conhecer a mostra "This_Placements". Em seguida, espaço entrará em reforma

“This_Placements”: imagens de vários locais do mundo

Segue até a próxima sexta-feira, 13 de janeiro, a mostra “THIS_Placements”, do artista visual e cineasta César Meneghetti, em cartaz na Sala Nordeste, na Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura, no Recife (PE). A instalação foi selecionada para ocupar o espaço, através do Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2011. Antes marcado para 15 de janeiro, o término da visitação foi antecipado, por motivo de reformas no imóvel. A entrada é gratuita.

A mostra é uma instalação video site specific, composta por uma série de projeções de imagens, gravadas em diversas partes do mundo. Na exposição, o ocidente e o oriente adquirem uma nova dimensão, lado a lado, em quatro grandes projeções, quatro realidades, quatro continentes: América (Recife, Brasil); Europa (Veneza, Itália); África (Niamey, Níger) e Ásia (Hanói, Vietnã). “THIS PLACEMENTS” faz parte de uma ampla pesquisa de Meneghetti, realizada nos últimos anos. “Ao fazer um fusão pouco visível entre áreas geográficas, Meneghetti coloca em discussão conceitos pertinentes ao audiovisual, como a veracidade e a realidade, produzindo uma operação de subversão à ordem do real, do pensamento e da linguagem-imagem, explícita ou implicitamente política”, define Antonio Arévalo.

Formado pela Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), César Meneghetti se especializou em mixed media arts, na Politécnica da Cidade de Londres (Inglaterra). O artista retorna ao Brasil, depois de ter vivido muitos anos na Europa e ter realizado inúmeros trabalhos, expostos em mais de 40 países, mas ainda pouco difundidos no Brasil.

“This­_Placements”
César Meneghetti
Inauguração: 15 de dezembro, quinta, às 19h
Visitação
16 de dezembro de 2011 a 13 de janeiro de 2012, de terça-feira a domingo, das 14h às 20h
(Fim do prazo de visitação antecipado)

Exposição “Territórios”, de Thiago Martins, é adiada em função da reforma na Sala Nordeste

A mostra “Territórios”, que ocuparia a Sala Nordeste de 19 de abril a 19 de maio, foi suspensa em função das obras de reforma do espaço. A previsão é que seja reaberta ao público no segundo semestre de 2012. A exposição do artista maranhense Thiago Martins foi contemplada com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea e conta com a participação de outros quatro artistas  brasileiros: Daniel Lannes (RJ), Fábio Baroli (MG), Fábio Magalhães (BA) e Flávio Araújo (PA). Nascidos a partir dos anos 80 e formados num contexto de pós-modernidade, os artistas propõem um projeto coletivo de pintura, investigando questões técnicas, conceituais e subjetivas por meio da reflexão e do fazer. A programação de reabertura da Sala será informada neste site.

Local: Sala Nordeste
Rua Bom Jesus, 237 – Bairro do Recife, Recife (PE)
Mais informações
Telefone: (81) 3117 8442/ 8430
http://culturadigital.br/mincnordeste/tag/sala-nordeste/