Projeto ‘Corpo, Ervas e Autocuidado’ realiza oficinas em Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialArtes VisuaisTodas as notíciasProjeto ‘Corpo, Ervas e Autocuidado’ realiza oficinas em Juazeiro (BA) e Petrolina (PE)

Projeto ‘Corpo, Ervas e Autocuidado’ realiza oficinas em Juazeiro (BA) e Petrolina (PE)

Contemplado pelo Prêmio Funarte Artes Visuais – Periferias e Interiores, o projeto visa fortalecer as criações artísticas e a autonomia de populações vulneráveis do sertão nordestino

Publicado em 11 de março de 2019 Imprimir Aumentar fonte
Projeto ‘Corpo, Ervas e Autocuidado’
Projeto ‘Corpo, Ervas e Autocuidado’

As cidades de Juazeiro, na Bahia, e Petrolina, em Pernambunco, recebem nos meses de março e abril as oficinas do projeto Corpo, Ervas e Autocuidado. A proposta é, a partir do estudo das ervas, compartilhar saberes e afetos. O projeto visa fortalecer as criações artísticas e a autonomia das populações vulneráveis desta parte do sertão nordestino, ampliando os conceitos de arte, saúde e educação, além de estabelecer por meio desses encontros diálogo entre os saberes curativos das ervas, o corpo como potência de criação e sabedoria, e a criação artística de desenhos e imagens que expressem subjetivamente as questões das participantes.

A ação, contemplada pelo Prêmio Funarte Artes Visuais – Periferias e Interiores, foi idealizada pelas artistas Violeta Pavão e Flavia Gilly. As oficinas utilizam exercícios de consciência corporal e criação gráfica (desenho, pintura e colagem) e são voltadas para mulheres e população LGBTQIA+. A iniciativa propõe também a criação coletiva de imagens para intervenção urbana em formato de lambe-lambe nas duas cidades.

Em Juazeiro (BA), as oficinas serão realizadas no CIAM – Centro de Atendimento à Mulher, no bairro Maria Gorete; e no Centro Cultural João Gilberto, bairro Santo Antônio. Em Petrolina (PE), as atividades serão na Associação das Mulheres Rendeiras, localizada no bairro José e Maria; e no Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU das Águas, no bairro Rio Corrente. As oficinas são gratuitas.

Sobre os artistas

Violeta Pavão (Minas Gerais, 1990) é professora substituta no Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), desde maio de 2018. Em seu trabalho artístico, atua no meio rural e urbano em busca da construção de imagens que causem ruído nos espaços e afetos e executa suas ações a fim de repensar seu próprio corpo colonizador em busca de descolonização. Investiga criações estéticas através de oficinas corporais, dança, performance, desenho, escritas e escutas. Violeta é mestre em Artes Visuais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e bacharel em Artes Visuais (UERJ).

Flavia Gilly (Rio de Janeiro, 1989) é licenciada em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A artista trabalha com projetos gráficos na área comercial e poética, como a publicação do livro Morada Intrínseca, em 2017. Através de oficinas, trabalhou na área de intervenção urbana, encadernação e produção de carimbos. Em suas criações artísticas, investiga os limites do corpo e cultiva uma pesquisa por autorretratos através das técnicas da aquarela, xilogravura, desenho, escultura, pintura, HQs. Na área do teatro, possui trabalhos na cenografia.

Rafael Moraes (Pernambuco, 1990) licenciando do Curso de Teatro do Centro de Artes da URCA-Universidade Regional do Cariri/CE. Ator e produtor cultural. Iniciou suas experiências artísticas no Vale do São Francisco. Desde 2009, trabalha com produção cultural, produziu temporadas e espetáculos teatrais. No cinema, trabalhou nas produções do filme Gonzaga de pai pra filho e do curta-metragem Meu livro proibido. No Sesc Petrolina, fez produção executiva dos festivais Aldeia do Velho Chico, Janeiro tem mais artes e Vale Dançar. Na Associação Raízes, produziu os festivais Vale Curtas e Raiz e Remix. Atualmente, é ator e produtor no grupo de teatro Trup Errante. É produtor dos trabalhos do Coletivo Passarinho.

Serviço:

Oficinas Corpo, Ervas e Autocuidado

Juazeiro (BA)

- CIAM Juazeiro

Dias 12, 19, 26 de março e 2 de abril – sempre às terças
Horário: das 13h às 17h

Endereço: Avenida Luiz Inácio Lula da Silva, S/N – Maria Gorete – Juazeiro (BA)
Referência: Em frente à Panificadora Verde Rio
Telefone: (74) 3614 2028

- Centro Cultural João Gilberto

Dias 17, 24, 31 de março e 7 de abril – sempre aos domingos
Horário: das 14h às 18h

Santo Antonio, Juazeiro (BA)
Telefone: (74) 3611 4322

Petrolina (PE)

- Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU das Águas

Dias 13, 14, 20 e 21 abril – sábados e domingos
Horário: das 18h às 22h

Endereço: Rua do Tamarindo, 29 – Lot. Vale Dourado, Petrolina (PE)Telefone: (87) 99903 1556

- Associação das Mulheres Rendeiras

Dias 16, 23, 30 de março e 6 de abril – sempre aos sábados
Horário: das 14h às 18h

Endereço: Av. Francisco Coelho Amorim, 190 – José e Maria – Petrolina (PE)
Telefone: (87) 3864 1406

Público-alvo: Mulheres e comunidade LGBTQIA+

Classificação Indicativa: A partir de 18 anos

Gratuito

Mais informações:

Rafael Moraes – Produção
e-mail: rafaelmoraes1104@gmail.com
instagram @corpoervaseautocuidado